terça-feira, 21 de maio de 2013

LEI DA VANTAGEM - Exceções

Existem exceções à aplicação da lei da vantagem, que não pode ser sempre aplicada.
O Esclarecimento nº 7, constante do livro de regras, é explícito na explicação que faz do assunto. Transcrevo as partes mais elucidativas:

7. Interrupção de jogo por parte do cronometrista ou do Delegado (18:1)
(...)
Se o cronometrista ou o delegado intervêm e como consequência interrompem o jogo quando a bola está em jogo, então aplicam-se as seguintes normas:

A . Faltas numa substituição irregular ou numa entrada ilegal de um jogador (Regras 4:2-3, 5-6)
O cronometrista (ou o delegado) deve interromper o jogo imediatamente sem ter em conta o conceito de “Lei da Vantagem” segundo as Regras 13:2 e 14:2 . Se devido a esta interrupção, por parte da equipa defensora, anulou-se uma clara ocasião de golo, então um lançamento de 7 metros deve ser marcado de acordo com a Regra 14:1a. Em todos os outros casos o jogo reinicia-se com um lançamento livre.
(...)

B. Interrupção por outras razões, por exemplo, conduta antidesportiva na zona de substituições
(...)

b) Intervenção do Delegado
Os delegados da IHF, de uma Federação Continental ou de uma Federação Nacional , que tenham sido designados para um jogo, estão autorizados a informar os árbitros sobre uma possível decisão contrária às Regras (excepto nos casos de decisões baseadas na observação direta dos factos pelos árbitros), ou acerca de uma infração na zona de substituições.
O delegado pode interromper imediatamente o jogo. Neste caso o jogo reinicia-se com um lançamento livre a favor da equipa que não cometeu a infracção que deu origem à interrupção.
Se a interrupção foi causada por uma infracção da equipa defensora, e a interrupção anula uma clara ocasião de golo, então deve ser marcado um lançamento de 7 metros de acordo coma Regras 14:1a.

Por outras palavras, o que este esclarecimento refere é o seguinte.

No ponto A, fica claro que se o jogo for interrompido por um dos elementos da mesa (cronometrista ou delegado) devido a uma substituição irregular ou entrada ilegal de um jogador, essa interrupção deve acontecer de imediato, sem esperar a conclusão do lance que estiver a ocorrer. A decisão técnica acerca do reinício do jogo será tomada posteriormente e depende da situação no momento da interrupção.

No ponto B, refere-se que quando o motivo da interrupção se deve à existência de conduta antidesportiva por parte de algum dos elementos presentes nos bancos de qualquer das equipas, o delegado pode aguardar pela conclusão do lance ou atuar de imediato, sem ter em conta a lei da vantagem. Se atuar de imediato, então o reinício do jogo será feito conforme a situação do jogo no momento da interrupção.

O objetivo deste post é alertar para o facto de as "situações de golo" poderem, por vezes, ter de ser interrompidas "pela mesa", quando assim se justifica. É uma situação prevista pelo livro de regras.
No entanto, isso não invalida que os árbitros devam aplicar a lei da vantagem sempre que possível, por forma a beneficiar o espetáculo e não beneficiar a equipa que comete determinada infração.

Termino hoje a sequência de posts sobre a lei da vantagem. Dediquei-lhe um mês de atividade aqui no blogue, porque penso que é um dos aspetos distintivos da qualidade de uma arbitragem, e da qualidade que uma arbitragem pode emprestar a um jogo.
Se, em algum post, não fui claro, ou se restarem algumas dúvidas sobre o assunto, peço que me contactem, pois tentarei, na medida do possível, colmatar qualquer lacuna que tenha ficado.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

LEI DA VANTAGEM - Sanção disciplinar

Faço hoje uma pequena nota sobre a atribuição de sanções disciplinares aquando da aplicação da lei da vantagem.

Ora, a lei da vantagem é um conceito "técnico" do jogo. A aplicação desta lei não se pode sobrepor, nem substituir, de maneira alguma, a necessidade de intervenção disciplinar.
Vejamos o livro de regras.

13:2 (...)
Caso seja atribuído uma sanção pessoal devido a uma infração das regras, então os árbitros podem decidir interromper o jogo imediatamente, se isto não causar uma desvantagem para os adversários da equipa que comete a infracção. Caso contrário a sanção deverá ser adiada até que a situação existente termine.
(...)

Este é um excerto da regra 13:2, que nos últimos posts aqui coloquei.
A regra é autoexplicativa. Basicamente, o que ela diz é que se deve atribuir SEMPRE a sanção disciplinar, independentemente de se parar o tempo de jogo mais tarde ou no momento da infração. E isto aplica-se a todas as sanções (advertência, exclusão ou desqualificação).

Existem exceções a este princípio, que tratarei no próximo post.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

LEI DA VANTAGEM - Dupla vantagem

É incontornável falar de situações de dupla vantagem quando se explica o conceito de lei da vantagem.
Já o fiz anteriormente (ver Lei da Vantagem... a dobrar), volto a fazê-lo hoje.

Uma situação de dupla vantagem configura um erro de arbitragem, um lapso na condução de um jogo. Contudo, é um risco que se corre quando se tenta ao máximo aplicar a lei da vantagem. É um risco tão grande como o de acabar por não se assinalar infrações que, de facto, existem. Mas esse é um dos verdadeiros prazeres de arbitrar um jogo, um dos maiores desafios que se colocam aos árbitros.

Mas vamos, então, tentar definir "dupla vantagem":

  • É conceder a lei da vantagem a uma equipa e, vendo que essa equipa tem insucesso no prosseguimento do ataque, apesar de a aplicação da lei da vantagem de forma correta lhe dar condições para isso, assinalar a primeira infração.

É mais fácil do que parece, e a minha "definição" também não ajuda muito, mas vamos a um exemplo.

  1. EXEMPLO 1:
    Circulação de bola aos 9m ofensivos. O lateral é empurrado mas, apesar de estar em completo desequilíbrio, consegue passar a bola ao ponta. Este tem perfeitas condições para segurar a bola, mas vê-a passar por entre as mãos, para fora do terreno de jogo.
  2. EXPLICAÇÃO:
    A lei da vantagem foi aplicada no momento do empurrão, e porque o passe acabou por ser bem feito. Mas não devo "voltar atrás" na decisão e assinalar a falta, só porque o ponta não segurou um passe que acabou por ser correto! Isso seria dar "dupla vantagem".
  3. DECISÃO CORRETA:
    Assinalar lançamento lateral a favor da equipa que estava a defender e, se necessário, aplicar sanção disciplinar ao defesa que empurra o lateral.
Outro exemplo...

  1. EXEMPLO 2:
    Ataque 1x1. O atacante passa pelo defesa, que acaba por prender o atacante por trás. O atacante liberta-se, dá 4 passos e remata. 
  2. EXPLICAÇÃO:
    A lei da vantagem foi aplicada aquando do agarrar por trás, e porque o atacante se liberta. Mas se depois disso ele está perfeitamente equilibrado e dá 4 passos, não vou "voltar atrás" e marcar a falta! Isso seria dar "dupla vantagem"!
  3. DECISÃO CORRETA:
    Assinalar passos e aplicar sanção disciplinar ao defesa que agarra por trás.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

LEI DA VANTAGEM - Local da infração

Já fiz uma análise ao livro de regras e já falei do conceito de "lei da vantagem". Isso permite uma melhor compreensão de muitas outras situações, como a que vou falar hoje.

A aplicação da lei da vantagem não depende do local do terreno onde a infração ocorre. É muito importante reter isto!
É tão importante não assinalar uma falta quando uma equipa tenta fazer uma rápida transição ofensiva, após recuperar a posse de bola junto à sua zona defensiva (desde que essa infração não a faça perder a posse de bola), como permitir a continuidade do jogo numa circulação de bola aos 9m ofensivos mesmo que existam faltas de permeio, desde que essas faltas não conduzam a uma perda de bola por parte da equipa atacante. Quer uma situação quer outra, podem conduzir a vantagens na criação de espaços e na procura de ataque sem oposição. Assinalar estas faltas vai beneficiar quem as comete, seja qual for a zona do campo.

O que faz confusão a muita gente é o facto de os árbitros com maior conhecimento das regras aplicarem a lei da vantagem também na marcação (ou não) de livres de 7m.
Aqui, faço um obrigatório parêntesis, pois a verdade é que nem todos os árbitros são conhecedores das regras como é a sua função.
Mas voltando ao que interessa... para me basear no que vou escrever a seguir, transcrevo a regra 14:2, uma das que regulamentam a decisão de lançamento de 7 metros:

14:2 Se um jogador atacante detém pleno controlo da bola e do corpo apesar de sofrer uma infracção como a contemplada na Regra 14:1a, não há nenhuma razão para assinalar um lançamento de 7 metros, até mesmo se o jogador depois disso não tem êxito na utilização da clara oportunidade de golo. (...)

Este primeiro parágrafo é claro.
Se o jogador que sofre a falta mantém o equilíbrio e se mantém em plenas condições para rematar à baliza, vou marcar a falta porquê? Se essa falta fosse no meio campo, eu não a marcava. Por que motivo a vou marcar só porque essa falta é noutro local?
Tal como diz a regra 13:2, que descreve a lei da vantagem e já transcrevi em posts anteriores (ver Lei da Vantagem - Análise ao livro de regras e Lei da vantagem - Conceito), "...os árbitros não devem intervir até e a menos que esteja claro que a equipa atacante perdeu a posse da bola ou não pode continuar o seu ataque, devido à infracção cometida pela equipa que defende. (...)".

Daqui se conclui que, se a infração não impede a equipa de continuar o seu ataque, o livre de 7m não deve ser assinalado. A regra 14:2 contém, ainda, uma explicação:

14:2 (...) Sempre que exista uma possibilidade de decisão de lançamento de 7 metros os árbitros devem sempre evitar intervir até que possam determinar claramente se um lançamento de 7 metros é uma decisão realmente justificada e necessária. Se o jogador atacante consegue marcar um golo apesar da interferência ilegal dos defensores não há obviamente nenhuma razão para atribuir um lançamento de 7 metros. Pelo contrário, se se verificar que o jogador realmente perdeu o controlo da bola ou do corpo por causa da infracção para que uma clara oportunidade de marcar deixe de existir, então será assinalado um lançamento de 7 metros.

Está, aqui, especificada a correta forma de atuar dos árbitros. Se, apesar da falta, o lance resultar em golo, então deve ser validado o golo.
Se não resultar em golo, é preciso analisar se o jogador sofreu perda de equilíbrio e de controlo da bola. Se sofreu, assinala-se livre de 7m. Se não sofreu, o jogo prossegue.

terça-feira, 7 de maio de 2013

LEI DA VANTAGEM - Conceito

Pois bem, nos últimos posts (ver Lei da Vantagem - No livro de regras e Lei da Vantagem - Análise ao livro de regras) foi feita uma análise ao livro de regras, na procura da definição de "Lei da Vantagem".
A definição, chamemos-lhe a definição "técnica", está descrita na regra 13:2, que agora recupero, pois considero-a essencial para a continuação deste post.

13:2 Os árbitros devem permitir a continuidade do jogo evitando interromper o jogo prematuramente com uma decisão de lançamento livre.
Isto significa que, de acordo com a Regra 13:1a, os árbitros não devem decidir um lançamento livre se a equipa que defende ganha posse da bola imediatamente após a infração cometida pela equipa atacante.
De forma semelhante, sob a Regra 13:1a, os árbitros não devem intervir até e a menos que esteja claro que a equipa atacante perdeu a posse da bola ou não pode continuar o seu ataque, devido à infração cometida pela equipa que defende.
Caso seja atribuída uma sanção pessoal devido a uma infração das regras, então os árbitros podem decidir interromper o jogo imediatamente, se isto não causar uma desvantagem para os adversários da equipa que comete a infração. Caso contrário a sanção deverá ser adiada até que a situação existente termine.
A regra 13:2 não se aplica no caso de infrações contra as regras 4:2-3 ou 4:5-6, onde o jogo será imediatamente interrompido, normalmente através da intervenção do cronometrista.

Claro que um livro de regras tem de ter um discurso "técnico". Mas, por acaso, a regra 13:2 até nem é pródiga nisso. Trocado por miúdos, o que ela nos diz é:

  • DECISÃO TÉCNICA:
  • Os árbitros devem procurar intervir o menos possível, apitando apenas quando for estritamente necessário. Sempre que a equipa que não comete a infração ficar de posse de bola em condições vantajosas ou normais para desenvolver o jogo, então o apito deve manter-se quietinho...

Agora explicitamente...
  1. Quando a infração é cometida pela equipa que ataca (ex.: falta atacante, passos, dribles, ...) e, sem a intervenção do árbitro, a bola acabar por ir parar às mãos da equipa que defende, então o árbitro não deve apitar, para permitir à equipa que recuperou a posse de bola um contra-ataque. Muitas vezes, um apito do árbitro, a assinalar uma infração que efetivamente existiu, pode ser prejudicial à equipa que sofreu essa mesma infração. Aquelas décimas de segundo que medeiam a compreensão do apito do árbitro e a reposição efetiva da bola em jogo podem estragar tudo...
  2. Quando a infração é cometida pela equipa que defende (ex.: agarrar, empurrar, ...) e a equipa que ataca consegue desenvolver o seu ataque de forma contínua, muitas vezes numa rápida circulação de bola, então o árbitro não deve apitar. Muitas vezes, esse apito do árbitro, a assinalar infrações que efetivamente existem, cortam vantagens já criadas, espaços conquistados e permitem à equipa infratora recuperar a posição defensiva.
A regra também fala de outras coisas, como as sanções disciplinares.

  • DECISÃO DISCIPLINAR:
  • Os árbitros devem analisar imediatamente se a interrupção do jogo (com ou sem paragem do tempo de jogo) é prejudicial à equipa que não comete a infração registada. A intenção, aqui, não é beneficiar qualquer equipa, mas sim não prejudicar uma equipa por uma infração sobre a qual não tem qualquer responsabilidade! 

Quando uma sanção disciplinar ao infrator se impuser, deve-se aguardar até que seja CLARO que a interrupção não "favorece" a equipa infratora. Aí, o correto deverá ser parar o tempo de jogo, sancionar o infrator, e recomeçar o jogo com a situação correspondente.

A "Lei da Vantagem" não serve para se esquecerem as sanções disciplinares a aplicar. Quando houver lugar a uma sanção, ela deve ser SEMPRE atribuída. Mas a boa aplicação desta lei, passada para o papel na regra 13:2, permite que TECNICAMENTE o jogo possa fluir.

Pessoalmente, penso que há 2 aspetos básicos, que qualquer árbitro de andebol deve dominar:
  1. Lei da Vantagem;
  2. Sanção Disciplinar.
Sobre o primeiro ponto, estou agora a fazer estes posts. Vou fazer pelo menos mais um sobre isto.
Sobre o segundo, tenho feito alguns posts pontualmente, mas planeio falar sobre ele de forma mais continuada muito em breve.
São 2 pontos que definem a qualidade de uma arbitragem  e, muitas vezes, a beleza que um árbitro permite que um jogo tenha. Agora, como é evidente, os jogadores são quem decide que jogo querem ter.

No próximo post continuo com este tema.