
Ora, todos sabemos que, no máximo, só pode haver 3 cartões amarelos mostrados a uma equipa. Mas quando dizemos "por equipa", queremos dizer "a jogadores". Isto quer dizer que o "quarto amarelo" é possível, desde que seja mostrado a um dos oficiais.
Por outras palavras, devemos ter uma contagem independente do número de advertências. Mesmo que os 3 cartões amarelos a jogadores de uma equipa já tenham sido exibidos, é sempre possível exibir UM cartão amarelo aos Oficiais dessa equipa.
Já agora aproveito a temática para lhe pedir que se possível me indique onde se encontra fundamentada a sua afirmação, "Ora, todos sabemos que, no máximo, só pode haver 3 cartões amarelos mostrados a uma equipa."
ResponderEliminarOu seja, no livro de regras onde está o número máximo de cartões amarelos mostrados a uma equipa.
Obrigado.
Com certeza.
ResponderEliminarO comentário à regra 16:1 refere que:
"A um jogador individualmente não deve ser dada mais de uma advertência, e a uma equipa não devem ser dadas mais de 3 advertências no total; Depois disto, a sanção deverá ser pelo menos uma exclusão de 2 minutos."
Espero ter ajudado.
Obrigado.
Se uma equipa estiver na posse da bola e o árbitro adverte o oficial da equipa com o cartão amarelo, a sua equipa perde a posse da bola? Qual a regra que fala sobre isso?
ResponderEliminarA equipa perde a posse de bola se esta estiver em circulação. Se o cartão amarelo for exibido aquando da interrupção do jogo (antes da execução de um lançamento, durante um time-out, etc...), o sentido de jogo não é invertido.
ResponderEliminarAs regras principais que descrevem esta situação são a 13.1 e a 13.3.
Se não tiver acesso fácil ao livro de regras, diga e eu faço um post sobre esta situação, com a transcrição e explicação das regras.