Andei à procura do vídeo mas não o encontrei. Assim que tiver tempo vou procurar melhor, que o meu tempo também não tem sido muito, e depois ponho aqui.
Mas vamos à questão.
Nunca há mais passos que apoios. Ou há mais um apoio do que passos ou são em igual número. Vamos imaginar as seguintes situações.
- O jogador apanha a bola no ar, cai com um pé e depois cai com o outro
- O jogador apanha a bola no ar e cai com os 2 pés
- O jogador apanha a bola no ar, cai com um pé e depois cai com o outro, arrastando o pé para junto do outro
- O jogador apanha a bola no ar, cai com um pé e depois cai com o outro, levantando o pé para o juntar ao outro.
No primeiro caso, o jogador efectua 1 apoio ao cair e 1 passo ao cair com o outro pé.
No segundo caso, ao cair com os 2 pés o jogador não dá qualquer passo. Aceito a teoria que já aqui foi deixada de que há 2 apoios, mas ao cair com os 2 pés ao mesmo tempo, entendo que só há 1 apoio. Mas também, para efeitos práticos, é irrelevante...
No terceiro caso, o primeiro pé que cai é 1 apoio e o outro pé dá o primeiro passo, que é o segundo apoio. Arrastar o pé não é considerado passo.
No quarto caso, o primeiro pé que cai é 1 apoio e o outro pé dá o primeiro passo, que é o segundo apoio. Levantar o pé e voltar a pousá-lo é um passo.
Para fundamentar as minhas opiniões, transcrevo o que as regras definem como passo, num excerto da regra 7.3:
7:3 Um passo é considerado dado quando:
a) um jogador que está com ambos os pés no solo levanta um pé e o baixa novamente, ou move um pé de um lado para o outro;
b) um jogador só tem um pé assente no solo e, ao apanhar a bola, pousa o outro pé;
c) um jogador, após um salto para apanhar a bola, só toca o solo com um pé, e salta sobre o mesmo pé ou toca o solo com o outro pé;
d) um jogador, após um salto para apanhar a bola, toca simultaneamente com ambos os pés no solo, levanta um dos pés e volta a pousa-lo, ou muda um dos pés de um lado para o outro.
Comentário:
Conta como um passo, se um pé é deslocado de um lado para outro, e depois o outro pé é arrastado para junto do mesmo.