Nesta edição da revista, escrevi sobre a sanção progressiva. Esta é a primeira parte do artigo, sendo que a segunda sairá na próxima edição da revista.
Podem encontrar o artigo nas páginas 25 e 26 da revista, cujo link é:
http://issuu.com/revistaapaoma/docs/apaoma_revista_3/6?fb_action_ids=10152880343872425&fb_action_types=og.shares
100 000 visitas. Para um espaço que se prende apenas com o estudo e a análise das regras e leis de Andebol, é muito significativo. Muito obrigado! E como sempre digo... este espaço é de todos, para todos.
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
terça-feira, 28 de outubro de 2014
ENTREVISTA À REVISTA DA APAOMA
Eu e o Bruno concedemos uma entrevista à revista da APAOMA, a quem desde já agradeço imenso a oportunidade de nos permitir abordar a nossa experiência pessoal e explicar um pouco dos nossos pontos de vista sobre a arbitragem.
Deixo aqui o link da revista cuja leitura recomendo vivamente. A nossa entrevista encontra-se a partir da página 6. E sim, a saudade aperta...
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
CURSOS DE ÁRBITROS - E por que não?
Não tenho por hábito publicar este tipo de anúncio aqui no blogue, mas desta vez vou abrir uma exceção. Parece-me que muitos jovens não experimentam a arbitragem por falta de apoio de quem os rodeia ou por falta de incentivo.
Nós, aqui em Aveiro, vamos procurar captar novos valores para a arbitragem em breve (inscrições para o primeiro curso desta época até ao fim deste mês). Deixo aqui o meu apelo para que jovens e menos jovens venham experimentar o lado de cá do andebol. Vão ver que vale a pena! Ser árbitro enriquece-nos desportiva e pessoalmente, ao mesmo tempo que crescemos no Desporto, e isso dá-nos vivências que não teríamos de outra forma.
Fica um apelo igualmente forte para que pais, encarregados de educação e dirigentes de clubes incentivem os seus filhos, dependentes ou atletas a vir experimentar a arbitragem. É bom para todos!
Quem não gostar não é obrigado a ficar ligado... mas só depois de experimentar é que podemos formar uma opinião!
Por isso, seja em Aveiro ou em qualquer outro ponto do país, ou até em qualquer outro país, porque sei que este blogue é lido lá fora, deixo o repto para virem conhecer uma atividade tão difícil quanto gratificante, como é a arbitragem. Dirijam-se às vossas Associações Regionais ou Federações, informem-se sobre cursos de árbitros e venham experimentar!
domingo, 19 de outubro de 2014
CONTAGEM DOS CARTÕES AMARELOS

Ora, todos sabemos que, no máximo, só pode haver 3 cartões amarelos mostrados a uma equipa. Mas quando dizemos "por equipa", queremos dizer "a jogadores". Isto quer dizer que o "quarto amarelo" é possível, desde que seja mostrado a um dos oficiais.
Por outras palavras, devemos ter uma contagem independente do número de advertências. Mesmo que os 3 cartões amarelos a jogadores de uma equipa já tenham sido exibidos, é sempre possível exibir UM cartão amarelo aos Oficiais dessa equipa.
Subscrever:
Mensagens (Atom)