quarta-feira, 23 de setembro de 2009

IRREGULARIDADES NAS MEDIDAS DO CAMPO

Num post anterior, foi-me colocada a seguinte questão:

"Quais são as medidas a tomar pela equipa de arbitragem caso constatem que o terreno de jogo não tem as medidas regulamentares (ou as áreas de baliza não estão bem desenhadas, etc...)?"



Aqui, temos de pensar no seguinte... se a equipa joga naquele campo, esse campo foi homologado pela FAP. Se foi homologado pela FAP, já terá sido vistoriado, mas mesmo assim é possível que possa ter havido alguma falha, ou que o terreno de jogo possa ter sofrido alguma alteração que não tenha sido autorizada.

Nesse caso, compete à equipa de arbitragem permitir que o jogo se realize, mencionando o sucedido nas "Ocorrências Administrativas" do seu Relatório de Jogo, sustentado pela regra:

17:3 Os árbitros são responsáveis por inspeccionar o terreno de jogo, as balizas, e as bolas antes do inicio do jogo;

5 comentários:

Anónimo disse...

Não será bem assim , se alguém colocar o problema, tem de o apresentar em termos formais de protesto de jogo, por condições irregulares do campo. E Deve ser efectuado antes do jogo começar. Os árbitros verificam o mesmo e constatam ou não essa irregularidade, e então sim é que devem descrever as mesmas no boletim de jogo. Isto porque os campos são homologados, mas posteriormente à homologação podem ter sofrido alterações.

Carlos Capela disse...

Certo, mas o que me foi perguntado não foi o caso de alguém querer protestar o jogo. Claro que se alguém o quiser fazer é livre para tal.

Perguntaram-me o procedimento do árbitro nestas situações, e aí estamos de acordo. O árbitro confere e, posteriormente, escreve o que houver para escrever. Não temos de "sugerir" qualquer espécie de protesto.

Quanto às alterações que os campos podem sofrer, concordo consigo e vou já acrescentar no meu post inicial.

Jorge Almeida disse...

Muito obrigado pela resposta.

Já agora, revelo-lhe o porquê da minha duvida. No outro dia, deparei-me, no forum www.sete-metros.com, com uma discussão acerca das medidas das áreas de baliza do campo de jogo do pavilhão da Juventude de Mar, discussão essa iniciada pelo treinador das seniores do Alavarium.

Convém dizer que fui já imensas vezes aquele pavilhão, e nunca me tinha ocorrido a possibilidade das áreas estarem mal desenhadas/medidas (para mim, salta muito mais à vista o facto do pavilhão não ter tecto capaz de o isolar da chuva, do espaço entre as linhas que delimitam o campo de jogo e a parede ser muito pequeno, ser um pavilhão bom para se apanhar uma gripe mesmo no verão - tal é o frio que lá se passa).

Mesmo assim, creio que eventuais duvidas acerca das áreas tenham ficado ultrapassadas porque o clube acabou de mudar o piso sintético do campo de jogo do seu pavilhão.

Carlos Capela disse...

Eu acompanhei essa discussão, porque todos os dias vou ao Setemetros também.

É verdade que os clubes não são ricos e o momento financeiro actual não permite aventuras ao nível de obras na infraestrutura dos pavilhões dos clubes, mas de todas as coisas, a que mais me "incomoda", ou melhor, a que acho mais perigosa, é a falta de espaço entre linhas e parede.
Nem só porque se torna desconfortável apitar colado a uma parede, mas porque é extremamente perigoso para quem quer que corra ali.

Anónimo disse...

num jogo quantos arbitos à e quantos jogadores