quarta-feira, 12 de novembro de 2008

SANÇÕES A OFICIAIS 3

No tópico anterior estava o seguinte comentário, que para aqui transcrevo:
"Boas Capela.
Deixo aqui uma questão.. A equipa "A" está em posse de bola, e o treinador da equipa "A" está a discutir um lance anterior com a dupla de arbitragem e naquele instante para o jogo e adverte o treinador com o cartão amarelo, o treinador continua a discutir e leva 2m. A questão é se a equipa "A" perde a posse de bola e passa a equipa adversária?
Com os melhores cumprimentos e parabens pelo blog.
Ass: Ivan Santos"
Como disse a pessoa que comentou a seguir, "perde quer seja amarelo, 2 minutos ou vermelho!". A questão essencial é saber se o jogo está parado ou não.
Imaginemos 2 situações:
1- A equipa A está a circular a bola em pleno ataque quando o treinador de A reclama com os árbitros. Os árbitros páram o tempo, sancionam o técnico e há inversão do sentido de jogo junto à mesa. Neste caso, qualquer sanção disciplinar ao banco (seja amarelo, 2min ou vermelho) dá origem a inversão do sentido de jogo!
2- A equipa A está no ataque e um jogador sofre uma falta. Há um livre de 9m por marcar. Antes do jogador repôr a bola em jogo, o treinador de A reclama. Os árbitros páram o tempo, sancionam o técnico e o jogo recomeça com o livre de 9m correspondente...

20 comentários:

micropoint disse...

Por acaso desconhecia este facto.. Acho que até já me aconteceu o contrário.
Já agora considera-se o jogo parado entre o momento em que a bola entra na baliza e o árbitro assinala golo até que a bola chega a um jogador da equipa que o sofreu, normalmente passada pelo guarda-redes, para dar início ao jogo?

Carlos Capela disse...

Exactamente.
Naquele período de tempo em que a bola vai da baliza até ao meio campo, após golo, considera-se jogo parado. Até por uma questão de interpretação das regras, repara: o golo só é válido após ser efectuado o lançamento de saída (meio campo), logo, esse lançamento tem de ser efectuado! Não faz sentido após golo atribuir a posse de bola à equipa que o marcou, porque se estaria a contrariar as regras...

Bruno disse...

Essas quartas-feiras dão-te cabe do estômago não Capela?

:)

Anónimo disse...

tenho uma duvida!
A equipa A está no ataque e um jogador sofre uma falta. Há um livre de 9m por marcar. Antes do jogador repôr a bola em jogo, o treinador de A reclama. Os árbitros páram o tempo, sancionam o técnico e o jogo recomeça com o livre de 9m correspondente...
O LIVRE RECOMEÇA PARA A EQUIPA B CERTO?
MARCO

Anónimo disse...

tenho uma duvida!
A equipa A está no ataque e um jogador sofre uma falta. Há um livre de 9m por marcar. Antes do jogador repôr a bola em jogo, o treinador de A reclama. Os árbitros páram o tempo, sancionam o técnico e o jogo recomeça com o livre de 9m correspondente...
O LIVRE RECOMEÇA PARA A EQUIPA B CERTO?
MARCO

Anónimo disse...

Outra duvida
A equipa "A" está em posse de bola, e o treinador da equipa "A" está a discutir um lance anterior com a dupla de arbitragem e naquele instante para o jogo e adverte o treinador com o cartão amarelo, o treinador continua a discutir e leva 2m.
neste caso como a equipa A perde a posse de bola.... onde se recomeça o jogo~?
abraço
Marco

Carlos Capela disse...

Comentário das 11:53
Que quartas-feiras? :)

Comentário das 14:54
Não, a bola pertence na mesma à equipa A! Só há inversão de sentido de jogo se aquando da paragem o jogo está a decorrer, e não parado como na situação do livre de 9m por marcar! Com o jogo parado, ao sancionar um "banco", ele recomeça tal e qual como seria sem a interrupção!

Comentário das 14:56
Neste caso pode haver 2 situações distintas.
Se a equipa A está, imaginemos, a circular a bola junto dos 9m ofensivos, o jogo recomeça junto à mesa com posse de bola para B.
Se a equipa A acaba de recuperar a bola num ressalto defensivo, junto à sua própria linha de 6m defensivos, o jogo recomeça com um lançamento livre de 9m para a equipa B.
A ideia é permitir que a equipa A não saia beneficiada com a sanção ao seu próprio "banco".

Estou a ser claro? É que estas questões podem ser um pouco confusas para quem não está habituado a lidar com as subtilezas das regras...

Abraços.

Anónimo disse...

antes demais parabens pelo seu blogue... esta excelene e continue.

Então a bola so muda quando a sanção e de 2 minutos certo senhor capela??
Abraço
Marco

Carlos Capela disse...

Obrigado! A intenção é continuar a ser útil ao Andebol...

Vou tentar dizer por outras palavras.
CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA QUE HAJA INVERSÃO DO SENTIDO DE JOGO QUANDO HÁ SANÇÕES AO "BANCO": O jogo estar a decorrer. Antes da execução de um lançamento origina o recomeço com o mesmo lançamento, para a equipa que tinha posse de bola, TAL E QUAL COMO SE NÃO HOUVESSE SANÇÃO!

QUE SANÇÕES AO "BANCO" ORIGINAM INVERSÃO DO SENTIDO DE JOGO? Todas! Cartão amarelo, 2min, vermelho! Se o jogo estiver a decorrer e for parado de propósito para atribuir a sanção (qualquer que ela seja) ao "banco" da equipa atacante, há SEMPRE inversão do sentido de jogo.

Abraço.

Anónimo disse...

Caro capela, penso que finalmente compreendi, ou seja, qualquer sanção disciplinar ao banco, quando o jogo esta a decorrer, e para aplicar a sanção os arbitros recorrem à paragem obrigatoria do tempo(time-out) á mudança no sentido do jogo. Só nos casos especificos em que se considera jgo parado... livre de 9 metros,lanaçemnteo de saida... e ja agora reposição de bola em jogo, e livre de 7 metros, tambem considera-se jgo parado certo???
Vamos ver se compreendi. ... :) :)
Abraço
Marco

Carlos Capela disse...

Sim, Marco.
É mesmo isso!

Aqui há uns anos, aconteceu um caso comigo em que uma equipa (não vou referir nomes, claro...) acaba de marcar golo, a bola vem a rolar para o centro do terreno, e tive de sancionar o banco da equipa que tinha acabado de sofrer golo. O jogo recomeçou na mesma com lançamento de saída ao meio campo, porque o jogo NÃO ESTAVA A DECORRER. FOI ANTES DA EXECUÇÃO DE UM LANÇAMENTO! A outra equipa até protestou o jogo por isso, mas óbvio que não deu em nada...

Abraço.

micropoint disse...

só resta uma questão relativamente a este assunto, quando a inversão do sentido de jogo onde recomeça o mesmo? No meio campo, na linha lateral?

Carlos Capela disse...

Fazendo copy-paste de uma resposta minha de há uns dias, neste tópico:

"Neste caso pode haver 2 situações distintas.
Se a equipa A (a equipa sancionada) está, imaginemos, a circular a bola junto dos 9m ofensivos, o jogo recomeça junto à mesa com posse de bola para B.
Se a equipa A acaba de recuperar a bola num ressalto defensivo, junto à sua própria linha de 6m defensivos, o jogo recomeça com um lançamento livre de 9m para a equipa B.
A ideia é permitir que a equipa A não saia beneficiada com a sanção ao seu próprio "banco"."

:)

micropoint disse...

Peço desculpa mas não reparei :)

Anónimo disse...

Se a equipa A acaba de recuperar a bola num ressalto defensivo, junto à sua própria linha de 6m defensivos,e executa um passe rapido para o contra-ataque e nesse instante depois da bola sair da mão o arbitro executa o time out para sancionar a equipa A.... o jogo recomeça em que zona..
abraço
Marco

Carlos Capela disse...

Recomeça na mesma junto aos 9m.
Esta é uma questão que é importante saber, mas não é crítica para o desenrolar de um jogo. A não ser, claro, se o jogo estiver a poucos segundos do fim e qualquer metro de terreno seja importante...

Abraço.

Anónimo disse...

junto aos 9 metros para a equipa B??

Carlos Capela disse...

Obviamente a favor da equipa B, uma vez que o jogo estava a decorrer quando foi interrompido...

Anónimo disse...

Senhor Capela
relativamente a este caso gostaria de saber onde esta a regra que se refere a este ponto!
Marco

Carlos Capela disse...

Numa análise rápida, penso que poderá ser esta:

"15:7 Em princípio qualquer infracção ocorrida durante uma execução que não tenha sido precedida por um apito de recomeço, será objecto de correcção e uma repetição do lançamento. (...)"

Aplica-se a correcções ou outras infracções.
Todas as infracções obrigam à execução de um lançamento.