sexta-feira, 17 de abril de 2009

MARCAÇÃO DE LIVRES DE 7M

Por vezes colocam-me questões sobre determinados lances, e no fim perguntam: "Isto é 7 metros?"
A minha resposta é uma pergunta: "Cortou uma clara ocasião de golo? Se sim, é. Senão, não é!"

E a marcação de livres de 7m acaba por se resumir a isso. Claro que há alguns pontos que interessa estudar, mas no básico é isso... A regra diz que se deve assinalar livre de 7m nas seguintes situações:

14:1 Um lançamento de 7 metros é assinalado quando:
a) uma clara oportunidade de golo é impedida em qualquer parte do terreno de jogo, por um jogador ou um oficial da equipa adversária;
b) existe um sinal de apito injustificado no momento de uma clara oportunidade de golo;
c) uma clara oportunidade de golo é impedida através da interferência de alguém não participante no jogo, por exemplo um espectador entra no terreno de jogo ou então pára os
jogadores por intermédio de sinal de apito.


Por analogia, esta regra também se aplica em casos de “força maior” tais como um súbito corte de energia eléctrica que interrompe o jogo precisamente durante uma clara oportunidade de golo.

Como se vê, a expressão "clara oportunidade de golo" está presente em todas as alíneas. No próximo post, vou falar da sua definição, e trascrevê-la. Agora dou exemplos de situações que se podem enquadrar nas alíeas da regra...

a) Um jogador vai isolado em contra-ataque, junto à linha de meio campo, e é agarrado por trás;
b) Um jogador vai em contra-ataque isolado e o oficial de mesa faz soar a buzina erradamente;
c) Um jogador recebe a bola aos 6m e, quando se apresta para rematar, há uma buzina a soar da bancada.

5 comentários:

Rui disse...

Pivot agarra, roda, puxado, agarrado 7metros?

Carlos Capela disse...

Se o pivot faz falta, não deve beneficiar dela... mas se os árbitros não a assinalam porque consideram contacto legal, então deve ser assinalado 7m.

Rui disse...

Pena muitos árbitros, não perceberem isso e em lances (várias vezes num jogo)em que o pivot já em situação clara de golo é perturbado pelo defesa de forma a não marcar e o árbitro marca falta os 9m.
Ou então lance igual, onde não existe qualquer tipo de falta atacante ( passos, dribles etc...) o jogador marca golo e o árbitro pára para marcar falta nos 9 metros e ás vezes para dar 2 min ao defensor mas sem marcar 7metros!

Considero isto erros graves num jogo mas também percebo que ás vezes seja dificil analisar pois um jogador pode tapar a visão do lance no ultimo momento ou por qualquer outra razão nao consegue analisar o lance e ai marca falta nos 9metros, tudo bem até ai percebo, mas fico espantado quando um árbitro continua a cometer os mesmos erros durante um jogo inteiro, será que não percebe que talvez não está no sitio certo para analisar as jogadas? ou que tem estar mais atento?

Mas de forma geral compreendo os árbitros pois quando nos treinos o treinador nos pede para árbitrar percebemos o quanto é dificil analisar e tomar decisões no momento! e lidar com jogadores descontentes. ;D

Pedro Tomaz disse...

Amigo Capela, eu como pivot compreendo bastante o que o Rui quer dizer, pois imensas vezes sofremos falta quando nos preparamos para rematar. E apesar de por vezes nao termos a bola controlada, isto é, ainda nao a agarramos totalmente, sofremos faltas que sao a maioria das vezes marcadas como livre de 9m, o que por vezes nos deixa com um sentimento de injustiça :b

Ainda no fim de semana passado eu recebi a bola, agarrei-a totalmente, virei para a baliza, e um adversario dá-me uma chapada na mao. O arbitro dá 2min e marca apenas livre de 9m. Esse foi um momento em que pensei neste seu texto e na "clara oportunidade de golo" xD


No entanto, sei tambem que por vezes, o contacto e falta sao feitos de forma tao suave e matreira, que por vezes o arbitro nao vê. Qual de nós tambem ja nao as cometeu a defender ? Penso que sao coisas do jogo, mas quando nos calha a nós aí é que ficamos a pensar nelas.

Abraço

Carlos Capela disse...

Mas lá está... nessas situações é preciso ver se o árbitro considera que o pivot viola a lei dos apoios, por exemplo, antes de rodar.
Imaginemos que um pivot está a ser agarrado e só consegue rodar totalmente após dar o 4º passo, e só nesse momento o árbitro apita. O apito vai soar extremamente inoportuno, mas não deixa de ser correcto... o atacante não pode beneficiar de uma irregularidade por si cometida, apesar de estar a sofrer falta.

Lembro-me de um lance que me aconteceu há cerca de 2 anos num jogo de juvenis (ou juniores, não estou certo). Recordo-me mesmo do lance. Bola no pivot, que ao rodar sofre falta. Não considerei livre de 7m, porque o meu ângulo de visão estava tapado pelo próprio corpo do atacante. Ele veio mostrar-me o braço ao intervalo e estava completamente vermelho da palmada que levou! Toda a gente no pavilhão ficou à espera do livre de 7m, inclusive o Bruno, e eu devo ter sido o único a não ver. No entanto, e pelos vistos, era um 7m claro... Tudo depende do ângulo de visão do árbitro, e da sorte que ele pode ter em não haver circunstâncias que o obriguem a tomar decisões "por instinto". Naquele caso, eu estava bem colocado! Mas uma simples rotação de um jogador fez-me perder o momento.

Compreendo o sentimento de injustiça que o jogador sente, como diz o Pedro, mas muitas vezes as situações ocorrem nos únicos momentos em que não podem ocorrer, naqueles instantes em que não temos a visão completa do lance.