domingo, 16 de agosto de 2009

ACÇÕES FALTOSAS - 5

Reparem onde está a bola...

Desculpem a fraca actualização do blogue, mas penso que não serei só eu a estar de férias... :)
A época não tarda a começar e aí voltaremos todos ao nosso ritmo de sempre!

2 comentários:

Jorge Almeida disse...

Peço desculpa por estar a fazer um comentário fora do assunto desta mensagem, mas tratando-se dum árbitro de andebol em actividade (ainda por cima, da elite nacional), não resisto em pedir-lhe um comentário à situação denunciada no seguinte link:

http://blogs.cope.es/derosca/2009/08/14/la-ihf-mantiene-en-su-lista-de-arbitros-de-elite-a-lemme-y-ullrich/

Como é que desce de categoria uma dupla de árbitros que acabou de apitar uma das mãos da final da Liga dos Campeões feminina?

Por outro lado, será que consegue esclarecer a situação da manutenção, ou não, nas listas da IHF, da dupla alemã citada no link, e castigada pela EHF? É que o artigo em causa é bastante claro, mas, nos comentários, vem uma informação, bastante clara também, a dizer que, afinal, a IHF também os retirou das suas listas. Como não consigo ter acesso a estas listas (não as encontrei no site www.ihf.info), será que dava para esclarecer?

Penso que concorda comigo que são duas situações muito estranhas ... Ou melhor, se calhar até nem são, se nos lembrarmos de quem é o Presidente do Conselho de Arbitragem da IHF ...

Carlos Capela disse...

Concordo que são situações anómalas e a nós, que estamos do lado de fora, não nos são dados os motivos para as podermos compreender devidamente.

No caso da dupla alemã, a única coisa que consigo pensar é na distinção entre as 2 instituições (EHF e IHF). Por outro lado, penso que poderia haver um "espírito de solidariedade" entre ambas.

No caso da dupla que dirigiu a final feminina, não encontro explicação. Ou não se confia nela e não se lhes atribui a final, ou se confia e não se desce a dupla.

Mas acredito que poderão ter havido razões...

Não podemos esperar que tudo na vida seja justo, especialmente no Desporto. Há sempre coisas que não compreendemos.

Em 2002, estive na Grécia, no Campeonato do Mundo do Desporto Escolar. Havia 21 duplas e 9 ficaram com o emblema "Young Referee Project" da EHF. Eu dirigi uma meia-final, o jogo correu-me bem e saí de lá sem o emblema mesmo assim... não vi justiça nem compreendi, mas continuo a fazer aquilo que gosto.
Aliás, foi nesse campeonato que a dupla espanhola Raluy-Sabroso, mencionada na notícia, ganhou o emblema. Convivi imenso com eles e são excelentes pessoas e bons árbitros.