quinta-feira, 17 de setembro de 2009

SANÇÕES DURANTE UM TIME-OUT

No post anterior, num comentário, foi-me deixada a seguinte dúvida:

"Não tem de ser, obrigatoriamente, o(a) treinador(a) e os(as) atletas a intervirem durante um "time-out"? Em caso afirmativo, que consequências é que existem para a equipa em causa?"

O esclarecimento nº3 diz o seguinte:

As infracções durante um tempo de paragem de equipa têm as mesmas consequências que as infracções cometidas durante o tempo de jogo. É irrelevante neste contexto se os jogadores estão dentro ou fora do terreno de jogo; de acordo com as regras 8:4 e 16:3c, pode ser dada uma exclusão a um jogador por conduta antidesportiva.

Quer isto dizer que as sanções durante a paragem do tempo de jogo são atribuídas da mesma forma que seriam durante o jogo.

Em relação a quem intervém durante um time-out, a minha opinião é que um time-out é um tempo que a equipa pede para si mesma, para descontrair e descansar, ao mesmo tempo que discute a estratégia a aplicar. É um tempo "da equipa"! Não nos devemos preocupar em demasia com o que se passa no banco, desde que tudo seja feito com desportivismo e correcção.

6 comentários:

Anónimo disse...

No seguimento..
É permitido num Time-Out que a equipa esteja junto à bancada em vez de estar junto ao banco? Por exemplo quando o treinador é desqualificado e pretende continuar a dar indicações para dentro de campo. Não é um caso tão raro quanto isso.
Um Abraço

Carlos Capela disse...

Concordo que não é caso raro, e se os árbitros o permitem é uma falha originada por desconhecimento da regra, que é clara quando diz, ainda no esclarecimento nº3:

"Durante o tempo de paragem de equipa, os jogadores e oficiais de equipa permanecem ao nível da sua zona de substituição, no campo ou na zona de substituição."

Um abraço.

Jorge Almeida disse...

Muito obrigado pela resposta a esta questão, e à questão do contra-ataque.

Fico à espera do que é que a equipa de arbitragem pode fazer quando constata que o terreno de jogo não tem as medidas regulamentares.

Boa sorte para os seus jogos de fim-de-semana, especialmente o jogo na Horta.

Carlos Capela disse...

Obrigado eu por participar, Jorge!

Como são situações completamente diferentes, prefiro abordá-las em posts separados, para melhor compreensão.

O jogo na Horta há-de correr bem, se Deus quiser. Gosto muito de apitar lá, porque normalmente está bem composto de público, e isso dá um bom ambiente ao jogo.
Muito obrigado.

Um abraço.

Jorge Almeida disse...

Peço desculpa por estar a incomodá-lo (espero não estar a abusar), mas vieram-me 2 dúvidas no fim-de-semana passado:

1ª) É permitido inscrever, num jogo de certo e determinado escalão, jogadores do escalão de formação imediatamente anterior que tenham disputado um jogo do seu escalão de origem há menos de 24 horas? Em caso negativo, qual é a norma impeditiva?

2º) No jogo que vi entre a Juventude de Mar e o Almeida Garrett a contar para a PO09, a dupla de arbitragem e a equipa da casa (Juventude de Mar) apresentaram-se vestidos com camisola e calções com base na cor preta. Isso não deveria ter sido acautelado pela equipa de arbitragem? Há alguma consequência caso haja alguma equipa que tenha de tomar alguma acção, e não a tome?

Carlos Capela disse...

Não abusa nada, Jorge! Espero, até, que continue sempre a colocar questões.
É muito melhor para mim falar sobre temas sugeridos do que ser eu escolher. Assim, sei que há sempre um destinatário interessado.
Como fiz com as outras questões, vou falar sobre cada uma em post próprio.