quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ÚLTIMO MINUTO

Eu queria colocar aqui o vídeo (tão conhecido!) da situação do Gunnar Prokop, há poucas semanas. Mas como poderão saber, o vídeo foi retirado do youtube e não vou colocá-lo aqui.
Deixo apenas uma imagem, o momento da entrada do treinador, para uma análise muito pessoal ao lance.
Faço um resumo da situação.
29m53 da 2ª parte, jogo empatado, contra-ataque da equipa amarela, digamos assim.
O treinador da equipa azul entra em campo, claramente para travar o contra-ataque, e possível derrota da sua equipa.
Decisão dos árbitros: desqualificação ao treinador e recomeço do jogo no local da infracção.
Na minha opinião, que vale o que vale, este lance seria punível com livre de 7m, e explico porquê.
Na elipse verde, em cima, está o momento do impacto entre treinador e contra-atacante. Analisemos agora o posicionamento das outras jogadoras.
Nas elipses vermelhas, estão as colegas da jogadora "abalroada". Para lá da linha vermelha situam-se as adversárias.
Para se assinalar livre de 7m é necessário que haja uma "Clara Oportunidade de Golo". Isso acontece aqui? Vejamos o caminho livre que a jogadora tem pela frente... Na minha opinião, é mais que suficiente para se considerar uma oportunidade de golo!
Isto já para não dizer que a regra do vermelho no último minuto foi criada para situações de claro anti-desportivismo como este...

15 comentários:

Anónimo disse...

De total acordo com a sua análise amigo Capela!

Anónimo disse...

Da analise que faz ao vídeo e à imagem que apresenta, cujos factos não deixam margem para duvidas, estou plenamente de acordo, e a dupla de arbitragem não cumpriu o que se encontra determinado, para o último minuto pela IHF, e pelas Regras em vigor no que diz respeito a plena ocasião de golo, e esta aplicação não é subjectiva. Ver nomeadamente, Esclarecimento n.º 6, e Regra 14:1 , o que no meu entender configura a figura de erro técnico

Um Amigo

Anónimo disse...

estou de acordo com a sua analise do lance pois vi o lance no youtube e tb me parecia mas parece que pelos vistos os arbitros tiveram bem, segundo as analises da ehf, sao as tais regras dúbias.

Anónimo disse...

em relaçao á questao que lhe pos á uns dias , um jogador entrar dentro da area para nao deixar a bola entrar na baliza, é vermelho mesmo que o resultado do jogo nao esteja "próximo"?

Carlos Capela disse...

Fez bem em lembrar-me disso, já me estava a passar, desculpe!
Em relação ao jogador que entra propositadamente na área para impedir que a bola entre claramente numa baliza deserta, penso que a sanção a atribuir depende do resultado e tempo de jogo.
No caso dum jogo equilibrado, perto do fim, penso que é uma situação passível de desqualificação, enquadrada na aplicação da regra do último minuto.
No caso de o jogo estar decidido, penso que o mais correcto será atribuir uma exclusão, assinalando o livre de 7m coprrespondente.

Jorge Almeida disse...

Sr. Carlos Capela,

houve mais um árbitro nacional preventivamente suspenso pelo Conselho de Arbitragem.

Desta vez, foi o árbitro algarvio Gonçalo Santos.

Mais uma vez, os pormenores do que aconteceu são desconhecidos.

Consegue esclarecer-nos sobre o que realmente aconteceu?

Aníbal Martins disse...

Amigo Capela, gostava apenas de ver confirmada uma situação que aconteceu no jogo dos inicados a semana passada: jogo empatado e há um 7m assinalado a nosso favor a 2 segundos do fim. Naturalmente, o treinador deu indicações para deixar acabar o tempo e só depois marcar o livre. Ora acontece que depois o árbitro acabou o jogo sem deixar marcar, dizendo que "agora é assim" (o resto do que disse é melhor ficar de fora deste comentário...) Não peço que comente a actuação do seu colega, mas apenas se houve ou não alguma alteração de que ninguém ouviu falar...

Carlos Capela disse...

Aníbal, digamos apenas que não houve qualquer alteração neste aspecto. Por isso...

Jorge, como deve imaginar, esses assuntos fogem à minha alçada, e àquilo que pretendo para este blogue. Como tal, não pretendo fazer comentários sobre isso...

Jorge Almeida disse...

Sr. Carlos Capela,

não quero ser inconveniente. Bem longe disso.

No entanto, o blogue Andebol Mais
acabou de referir que o Boletim de Jogo do jogo SC Horta - ABC, disputado no passado fim-de-semana, não tem o nº de espectadores referenciado.

http://andebolmais.blogspot.com/2009/11/po01-jogo-da-jornada.html

Após ter dado uma vista de olhos ao referido boletim, efectivamente o nº de espectadores não está lá mencionado.

http://portal.fpa.pt/fap_portal/do?COM=DS;241269177;111;+PAGE(2000091)+COD_COR_CAIXA(2)+K-CATEGORIA(298)+K-ID(29766)+RCNT(1)

Acontece que tal blogue tem vindo a controlar tais nºs, numa tentativa de verificar qual é o sucesso das medidas de marketing e de promoção aos jogos que os diferentes clubes da PO01 têm vindo a tomar.

Como este jogo foi apitado por si, queria saber se tem consigo cópia de tal boletim, no sentido de saber se tal boletim tem lá o nº de espectadores.

Em caso afirmativo, trata-se dum erro claro do pessoal da FAP.

Em caso negativo, trata-se dum esquecimento claro dos oficiais de mesa.

Esta minha mensagem é, só, no sentido de poder completar a informação que não está onde, claramente, devia estar. Nunca censurar ninguém. Tenho claro que um árbitro tem mais com que se preocupar que andar a contar o nº de cabeças presentes na bancada. Essa tarefa incumbe ao(s) oficial(is) de mesa.

Para além disso, sabe se existe (ou pode existir) alguma consequência para o(s) responsável(eis) por esta falha? Em caso afirmativo, qual?

José Alberto disse...

Concordo que deveria ter sido assinalado 7 metros.

Já noutra ocasião debati com o Capela o conceito por vezes subjectivo de "clara oportunidade de golo" e na altura não estivemos de acordo.

Neste exemplo não devemos analisar apenas o momento da infracção, mas sim o que aconteceria na continuidade da acção. Como muito bem explicas no gráfico daria sem dúvida "uma clara oportunidade de golo".

Um grande abraço
José Alberto

Carlos Capela disse...

Olá, Jorge.
Costumo ler o Andebol Mais, tal como outros blogues de Andebol, apesar de só escrever no meu.
Sei que o pessoal de lá tem vindo a controlar as assistências, e acho muito boa essa iniciativa.
Na Horta o pavilhão costuma estar bem composto e no sábado não foi excepção. É muito possível que tenham estado as 450 que lá se refere.
Não tenho cópia do boletim porque, sendo ele feito online, não existe versão "papel".
Sim, realmente é um lapso, mas não me parece, de todo, grave. Nem tão pouco acho lógico que haja alguma consequência por causa disso. É um número estatístico, não uma acção no jogo!

José Alberto, há quanto tempo!
Concordo que o conceito de "Clara Oportunidade de Golo" pode ser algo subjectivo.
Também concordo que devemos analisar a continuidade da acção, mas não devemos ir longe demais (temporalmente) nessa análise.
Neste caso específico, analisemos o momento da recepção de bola: há uma auto-estrada para a baliza, protegida pelas colegas de equipa...

Um abraço.

Anónimo disse...

Gostava de saber como se chega aos boletins de jogo, será possivel alguem explicar. Obrigado

Carlos Capela disse...

No site da FAP, vá à área "Competições Nacionais", dentro do menu "Competições".
Após seleccionar a prova, clique em "Calendário & Resultados".
Depois clique no número do jogo que pretende.
Logo em baixo dos emblemas, vai encontrar o link "Boletim Oficial".

Anónimo disse...

Boa tarde. Gostaria de saber quanto tempo tem uma equipa para inserir um boletim de jogo no site da federação. E visto que a equipa da casa nao insere o boletim, se algum agente desportivo inscrito nesse jogo da equipa advresária o pode fazer. Obrigado

Carlos Capela disse...

Boa tarde.

Confesso que não faço ideia se esse tempo está regulamentado.
A maior parte dos jogos são feitos online, pelo que na maioria dos casos essa questão não se coloca.
Mas quando são feitos apenas em papel, sei que os árbitros o poderão fazer em casa, uma vez que têm acesso ao jogo.

Vou tentar saber se isso também está disponível para a equipa adversária e depois coloco aqui. Obrigado.