segunda-feira, 7 de junho de 2010

GUARDA - REDES (contactos com o pé) 2

Faço um novo post sobre a situação que lancei na semana passada.

De facto, a área é do guarda-redes. Só ele pode lá estar e jogar, mas isso não faz com que ele não tenha de cumprir as regras! E a regra é clara: o pé é para ser usado em acto de defesa. E controlar a bola que vai a rolar para fora da área não é defesa.

Não é permitido ao guarda-redes:
5:10 Tocar a bola com o pé ou a perna abaixo do joelho, quando esta está parada no solo na área de baliza ou movendo-se em direcção à área de jogo.


Infelizmente, como diz o Pedro Almeida, é uma regra que muita gente desconhece. Tal como ele refere, e muito bem, tem fundamento prático e evita situações potencialmente perigosas! Só não concordo quando diz que, e cito: "No entanto se não houver nenhum jogador atacante em condições de receber a bola...segue jogo."

Não concordo porque a regra não especifica que só é falta quando há alguém pronto a receber a bola. O que pode haver é um facilitismo nestas situações, porque aí o GR não coloca ninguém em perigo nem ninguém duvida que se ele se baixasse para apanhar a bola o efeito seria o mesmo... ou melhor dizendo, facilita-se um pouco se a influência na posse de bola que se segue for nula. E aí eu compreendo que não se seja demasiadamente rigoroso, porque não faz sentido sê-lo nesses casos. Mas nos casos em que há influência na posse de bola deve ser-se intransigente!

PS - Não sei quando são as provas para árbitros nacionais, mas faço votos, igualmente, para que tudo corra pelo melhor aos candidatos.

5 comentários:

Pedro Almeida disse...

Concordo contigo Carlos! Quando referi o facto de seguir o jogo foi precisamente nesse sentido, de "facilitar" em situações em que o guarda-redes não tira um beneficio directo.

Embora com pouco tempo, como já te tinha dito tens realizado um óptimo trabalho. Continua!

Um abraço

Carlos Capela disse...

Também pensei que tinhas dito aquilo no sentido que agora referes, mas achei por bem esclarecer o meu ponto de vista mais em detalhe.

Realmente, as minhas últimas semanas têm sido particularmente complicadas, mas tenho feito um esforço por manter este blogue minimamente actualizado, mesmo quando não posso fazer posts longos e melhor trabalhados.

Um abraço e muito obrigado.

Sérgio Cabrita disse...

Regra que cria muita polémica, este ano tive 3 jogos em que isso aconteceu, e sempre optaram por deixar joga, beneficiando o GR, quando a regra não indica o mesmo.
Devias falar disto com os teus colegas árbitros.

Carlos Capela disse...

É a simples leitura do livro de regras, Sérgio...
A minha forma de chegar a mais pessoas é através do que aqui escrevo.
Como te digo, há muito desconhecimento de regras, por parte de muitos intervenientes que tinham obrigação de as saber! Árbitros, jogadores, técnicos... por exemplo, acho inadmissível que um GR não saiba que não pode fazer isto, da mesma forma que é inadmissível que um árbitro não conheça a regra...

Sérgio Cabrita disse...

Os GR sabem, só que em competição sabes bem que toda a gente tenta ganhar, usando todos os métodos possiveis, desde que o árbitro nao veja, ou veja e o permita.