sexta-feira, 19 de novembro de 2010

FUNÇÕES DO CAPITÃO DE EQUIPA

Penso que se justifica um post sobre o tema, devido às dúvidas que existiram no último post.

O capitão é uma função interna da equipa. Não tem privilégios no contacto com os árbitros. Pelo menos comigo, porque penso que não faz sentido... quer dizer, se o capitão estiver no banco ele fala do banco? Não. Então ninguém pode falar, dos que estão a jogar? Também não.
Eu ainda sou dos árbitros com que mais se pode falar, dentro de certos limites, como é evidente. E não elejo um elemento para falar, porque num jogo há várias pessoas envolvidas, e todas elas podem ter o direito de se expressar e esclarecer dúvidas sobre regras/decisões, como muitas vezes acontece. É verdade que muitas vezes isso não é bom, mas lá está, como eu disse no último post, é um estilo de arbitragem.

Voltando ao capitão... O livro de regras menciona a palavra "capitão" 2 vezes.

1) Regra 4:9
4:9 (...) São permitidas faixas na cabeça, lenços, e braçadeiras de capitão desde que sejam feitas de material macio e elástico.

Repare-se no pormenor: as braçadeiras de capitão são PERMITIDAS, não são OBRIGATÓRIAS!

2) Regra 17:4
17:4 O sorteio por moeda ao ar (10:1) é executado por um dos árbitros, na presença do outro árbitro e do “oficial responsável de equipa” de cada uma das equipas; ou na presença de um oficial ou jogador (por exemplo um capitão de equipa) em representação do “oficial responsável de equipa”.

Ou seja, um QUALQUER jogador pode fazer o sorteio.

O livro não menciona a obrigatoriedade de um capitão de equipa. Pessoalmente, acho que faz todo o sentido todas as equipas terem o seu, mas como função interna, um líder cuja voz seja ouvida e respeitada.

4 comentários:

Jorge Almeida disse...

Sr. Eng.,

1º) reconheço a minha ignorância, e, pelo facto, peço desculpa.

Continuo a achar aquela atitude imprópria de se tomar num campo de jogo.

2º) A propósito de comportamentos agressivos, aproveito para repudiar a agressão que o Correio da Manhã deu notícia no seguinte link:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/desporto/andebol-arbitros-agredidos

Disto, só sei o que li nesta notícia.

Carlos Capela disse...

Se uma agressão já é um acto condenável, por ocorrer num jogo de infantis (repito: INFANTIS), ainda mais grave é.
Não sei que espécie de exemplo se quer dar às crianças.

Jorge Almeida disse...

Sr. Eng.,

totalmente de acordo.

Só não fui mais contundente porque não vi o jogo.

Dado que "quem conta um conto acrescenta um ponto", e esta notícia não parece ter sido escrita por alguém presente no pavilhão (para além da fama que o CM tem de publicar informações sem investigar), fico-me por repudiar todas as agressões que decorram em jogos de andebol. É que não existem versões das 2 partes, dos agredidos e do agressor.

Resta saber o que vai fazer a FAP com este incidente ...

Carlos Capela disse...

Se for uma competição organizada pela associação local, penso que esta tem autonomia para decidir. Mas por aí já não entro...

Compreendo que os ânimos aqueçam nos jogos "a sério", obviamente nunca chegando ao ponto de compreender agressões, mas num jogo de crianças isto é absolutamente condenável.
Os putos querem é divertir-se, alguns nem na bola sabem pegar...