sábado, 22 de janeiro de 2011

APITO NO LANÇAMENTO DE SAÍDA

Foi-me colocada mais uma questão, que respondo por aqui:

QUESTÃO
Por falar em Campeonato do Mundo, muitas vezes os árbitros quando apitam para sair a bola depois de um golo no meio campo o pivot espera que o seu colega por exemplo o ponta avance alguns metros no meio campo adversario e so depois lhe passa a bola. Nada de ilegal nestes lances ?

RESPOSTA
Absolutamente nada de ilegal. Após o apito, os jogadores são livres de passar a linha do meio campo sem que o jogador que faz a reposição largue antes a bola. Pela regra:
10:3 O lançamento de saída é executado em qualquer direcção a partir do centro do terreno de jogo (com uma tolerância lateral de cerca de 1.5 metros). É precedido por um sinal de apito, após o qual deve ser executado dentro de 3 segundos. O jogador que executa o lançamento de saída deve estar com pelo menos um pé em contacto com a linha central e o outro pé sobre ou atrás da linha e deve permanecer nessa posição até a bola deixar a sua mão. 

Há ainda o Esclarecimento nº5, que num seu excerto, refere:
(...) Os árbitros também têm que ter em conta que os companheiros de equipa do executante estão autorizados a cruzar a linha central assim que o apito soar. (isto é uma excepção do princípio básico para a execução de lançamentos). (...)

1 comentário:

Carlos Capela disse...

Recebi o seguinte comentário, que tomo a liberdade de editar, uma vez que menciona nomes de equipas e pessoas, e não é isso que pretendo aqui neste espaço.

"Bom dia! Aproveito desde já para felicita-lo por este blog bastante interessante! Queria aproveitar para fazer um comentário relativamente a algo que presenciei ontem num jogo do regional de (...). O trabalho de um árbitro não é fácil, não duvido, sobretudo quando só um está presente. Não venho comentar erros de arbitragem, até porque errar é humano, mas parece-me que o papel do árbitro não é só apitar. Penso que também se deve preocupar com a integridade física dos jogadores. O que ontem aconteceu no jogo (...) foi vergonhoso. Um árbitro não pode permitir tanta violência sem sancionar nem dar os devidos "raspanetes". Ontem vários jogadores das duas equipas foram para casa negros e a sangrar. Faço um apelo às equipas de arbitragem, que estejam atentas aos exageros. Claro que o andebol é um desporto onde o contacto é frequente, mas cabe aos árbitros a moderação dos excessos. Penso que o Sr. (...) que ontem esteve presente em (...), sem vontade nenhuma, consiga evoluir nesse sentido para que os atletas amadores continuem a querer praticar esta modalidade. Continuação de um bom trabalho!"

Antes de mais, agradeço as palavras acerca do trabalho que desenvolvo aqui. Fico muito feliz por poder contribuir de forma positiva para a modalidade.

Edito o seu comentário porque segui esta política desde o início. Não só quero evitar que este espaço se torne como outros onde toda a linguagem é permitida, mas também a minha posição não é fácil, como deve calcular. Manter este blogue já me expõe imenso...

Sem dúvida que a nossa tarefa não é fácil, e ser árbitro não é só levar apito e cartões para dentro do campo.
A integridade física dos jogadores deve ser salvaguardada acima de tudo, mas é possível que por vezes não consigamos fazê-lo, por falta de experiência, por azar, porque não estamos bem e, em alguns casos, porque os próprios jogadores não deixam (sim, há casos destes...).

Aproveito a sua intervenção para eu próprio deixar não um apelo, mas uma lembrança aos meus colegas, que o andebol é um desporto viril (e eu gosto dele assim!), mas que tem regras. E dentro do seu espírito, devemos fazê-las cumprir.