segunda-feira, 6 de junho de 2011

GUARDA-REDES - fora da área

Continuo a falar sobre GR, mas com um tema ligeiramente diferente - os contactos fora dos 6m.
Fora da "sua zona", os GR são considerados um jogador de campo normal, com os mesmos direitos e deveres, com uma excepção...

Sucedeu este sábado um GR sair dos 6m e atirar a bola pela sua linha de fundo, pensando que lhe seria concedida posse de bola por lançamento de baliza. Erro... Uma vez que estava fora dos 6m, é concedida posse de bola à outra equipa.

A "excepção" ao facto de o GR ser considerado jogador de campo fora da área, surge na saída da área para tentar travar um contra-ataque directo. Se, nessa saída, provocar contacto com o jogador que vem a fazer contra-ataque mesmo que se mantenha quieto (considerando que o jogador que sofre esse contacto não se apercebe da sua presença), o GR deve ser desqualificado.

4 comentários:

gupi disse...

Na meia final do Col. Gaia - João de Barros a Guarda Redes do João de Barros levou vermelho por ter saído da baliza e na disputa da bola que conseguiu cortar pela linha lateral entrou em contacto com o atacante.
Sempre que há contacto entre os 2 é vermelho e 7 metros?

Carlos Capela disse...

Sim, desde que o contacto seja provocado pela GR.
Se for claro que a atacante provoca o choque, tentando arrancar o vermelho à GR, deve assinalar-se falta atacante e excluir a jogadora.

gupi disse...

Ok, agora mais difícil.
O guarda-redes sai, agarra a bola, o atacante não o vê (ou até vê) e vai contra ele ( o guarda-redes). O que decidir?

Bom tema para escrever?

Carlos Capela disse...

Respondi a essa questão na resposta anterior.
Se for claro que a atacante provoca o choque, tentando arrancar o vermelho à GR, deve assinalar-se falta atacante e excluir a jogadora.
Se não for claro é porque há a possibilidade de o contacto ter sido mesmo unicamente provocado pela GR. E nesse caso, vermelho e 7m.