segunda-feira, 30 de abril de 2012

QUESTÕES 04 - LIMITES DO TERRENO DE JOGO

Mais uma questão para pensar um pouco, antes de publicar o próximo post com a resposta...

Contra-ataque da equipa A.
O guarda-redes lança a bola para o ponta, que contorna um defesa passando por fora do campo e volta a entrar.
O ponta só entra em contacto com a bola quando já está completamente dentro do terreno de jogo.
A bola nunca sai.

Decisão?

quinta-feira, 26 de abril de 2012

INVERSÃO DO SENTIDO DE JOGO - local

Ainda na questão da inversão do sentido de jogo, faço agora um esclarecimento que nem todos sabem.

O "normal" é as pessoas pensarem que sempre que há uma sanção disciplinar a um oficial da equipa que na altura tem a posse de bola, com "a bola em jogo", o jogo deve ser reiniciado junto à mesa. Nem sempre é assim.
O jogo deve ser reiniciado na posição mais favorável para a equipa que vai ficar com posse de bola. Ou melhor, a equipa que vai ficar com posse de bola não deve ser penalizada devido à infração cometida por um oficial da equipa adversária. Explico com exemplos...

Situação 1
A equipa A está em ataque organizado, junto aos 9m do seu ataque. Por um qualquer motivo, um oficial (ou um atleta do banco) é sancionado pelo árbitro.
Reinício do jogo: inversão de sentido de jogo, posse de bola para a equipa B, junto à mesa.

Situação 2
A equipa A acaba de recuperar a bola após um remate da equipa B. A bola encontra-se num jogador da equipa A entre os 6 e os 9m defensivos (ou seja, praticamente em frente ao banco da equipa A). Por um qualquer motivo, um oficial (ou um atleta do banco) é sancionado pelo árbitro.
Reinício do jogo: inversão de sentido de jogo, posse de bola para a equipa B, lançamento livre de 9m.

Diferença essencial: o local do reinício do jogo depende do local onde a bola estava aquando da interrupção para sancionar o elemento infrator.

Justifico pela regra:

A Execução do Lançamento livre 
13:6 O lançamento livre normalmente é executado sem qualquer sinal de apito do árbitro (ver,  no entanto, 15:5b) e, em princípio, no lugar onde a infracção ocorreu. 

São excepções a este princípio: 
Nas situações descritas na Regra 13:4a-b, o lançamento livre é executado, após sinal de apito, em princípio do lugar onde a bola estava no momento da interrupção. 
Se um árbitro ou delegado (da IHF ou de uma federação continental/nacional) interrompe o jogo devido a uma infracção por parte de um jogador ou oficial de equipa da equipa defensora, e isto origina uma  advertência verbal ou uma sanção disciplinar, então o lançamento livre deve ser executado do lugar onde a bola  estava quando o jogo foi interrompido, se este é um local mais favorável que a posição onde a infracção ocorreu. 
A mesma excepção do parágrafo anterior aplica-se se um cronometrista interrompe o jogo  devido a infracções às regras 4:2-3 ou 4:5-6.

As regras 4:2-3 e 4:5-6 referem-se ao comportamento dos oficiais e atletas na zona do banco.

Ou seja, destes casos deve analisar-se a situação "mais favorável" para a equipa que fica com posse de bola.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

QUESTÕES 03 - INVERSÃO DO SENTIDO DE JOGO - resposta

No post anterior (3 de abril) deixei um conjunto de 3 situações, e no fim perguntei em qual delas se devia inverter o sentido de jogo e o que as distingue para o efeito da decisão do árbitro.

Pois, em nenhuma das situações o sentido de jogo pode ser invertido, porque se considera que a bola não está em jogo. Não é uma questão de OPÇÃO do árbitro, é mesmo por IMPOSSIBILIDADE ditada pelo livro de regras.
Nada distingue estas situações quando o que se equaciona é a inversão do sentido de jogo.

Vejamos o que diz o livro:

13:3 Se uma violação que normalmente conduziria a um lançamento livre sob a regra 13:1a-b ocorre quando a bola não está em jogo, então o jogo é reiniciado com o lançamento que corresponde à situação para a interrupção existente.

Ou seja, apesar de se punir um qualquer elemento da equipa que detem posse de bola, não se inverte o sentido de jogo porque existe um lançamento por marcar. No caso da situação 1 é um lançamento de saída, nas situações 2 e 3 é um lançamento de 9m.
O tempo estar parado ou a correr não tem qualquer relevância neste caso.

terça-feira, 3 de abril de 2012

QUESTÕES 03 - INVERSÃO DO SENTIDO DE JOGO

Imaginem-se as seguintes situações.

Situação 1
A equipa A beneficia de um livre de 7m.
Na sequência desse remate, a bola entra na baliza.
No trajeto para o meio campo, um qualquer Oficial da equipa B protesta e é sancionado disciplinarmente.

Situação 2
Livre de 9m a favorecer a equipa A.
O tempo está parado.
Quando o jogador da equipa A vai buscar a bola para executar o lançamento, um qualquer Oficial da equipa A protesta e é sancionado disciplinarmente.

Situação 3
Livre de 9m a favorecer a equipa A.
O tempo está a correr.
Quando o jogador da equipa A vai buscar a bola para executar o lançamento, um qualquer Oficial da equipa A protesta e é sancionado disciplinarmente.

QUESTÕES PARA PENSAR:
1) Em qual destas situações o sentido de jogo deve ser invertido?
2) O que é que as distingue, no que toca à decisão de inverter o sentido de jogo?