quarta-feira, 27 de março de 2013

SORTEIO

Já não é a primeira vez que me fazem perguntas sobre o funcionamento do sorteio do início do jogo.
Há pessoas que ganham o sorteio e gostam de dizer "Quero começar com bola na 2ª parte." ou que antes de se fazer qualquer sorteio dizem "Ele que escolha.".
Ainda que possa parecer que "está tudo bem", desde que ambas as equipas estejam de acordo, em bom rigor a coisa não é bem assim.

Vamos ver a regra.

Regra 10 - O Lançamento de saída
10:1 No começo do jogo, o lançamento de saída é levado a cabo pela equipa que ganha o Sorteio (lançamento de moeda) e decide iniciar o jogo com a bola na sua posse. Os adversários têm então o direito de escolher o campo. Alternativamente, se a equipa que ganha o Sorteio prefere escolher campo, então os adversários executam o lançamento de saída.
(...)

Então o que diz o sorteio?
  1. Tem de haver sorteio (aqui, não vejo problema em sermos flexíveis e abdicar dele, quando claramente uma das equipas dá primazia à outra, "atribuindo-lhe a vitória" automaticamente);
  2. Se A EQUIPA VENCEDORA decide começar com bola, a outra pode escolher o campo;
  3. Se A EQUIPA VENCEDORA quer a bola na 2ª parte, tem OBRIGATORIAMENTE de escolher em que campo prefere começar a jogar;
  4. A equipa que escolhe o campo, NÃO PODE começar com bola.
É verdade que esta questão não é crucial no desenvolvimento de um jogo mas, tal como no que toca ao assunto do post anterior, nunca é demais saber-se os detalhes das regras.

1 comentário:

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstas entre 1 e 7 Abril 2013:

http://andeboltv.blogspot.pt/2013/03/lista-de-transmissoes-entre-1-e-7-abril.html