terça-feira, 12 de novembro de 2013

O GOLO

Post muito simples.
Surgem sempre dúvidas quando uma bola fica muito próxima da linha entre os postes. Um lado reclama sempre golo, o outro diz sempre que não é. Emoções do jogo à parte, importa saber a regra.

Regra 9 – Golo
9:1 Um golo é válido quando a bola na sua totalidade ultrapassa a linha de baliza (...).

A lei é um pouco mais extensa, mas para este post só me interessa este pequeno excerto.
Quando a bola "pisa" a linha não é golo, pois precisa de a "ultrapassar". A imagem ilustrativa é clara e qualquer explicação adicional é redundante.

Uma pequena dica para os árbitros que leem este blogue, e que serve também para explicar algumas das decisões dos árbitros mais experientes.
Uma das formas de o árbitro de baliza saber se a bola ultrapassa ou não a linha de golo é ver o seu contorno completo "para trás" do poste. Se não se vê, é porque muito provavelmente não ultrapassou completamente a linha de golo. No entanto, isto obriga a um correto posicionamento, para evitar erros de paralaxe, o que é mais fácil de conseguir em situações de livres de 7m, em que o bom posicionamento é obrigatório.

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite Carlos. Post claro e que não me levanta duvidas. A imagem sim levanta algumas duvidas pois já tenho estado em campos, e não tão poucos quanto isso, onde a largura do poste não corresponde há largura da linha de baliza. Nesse caso e se a bola está no solo a imagem que apresentas não é completamente esclarecedora. Já procurei outras, mas nenhuma completa.
Ricardo Pereira

Carlos Capela disse...

A largura da linha de golo é de 8cm, e das outras linhas todas de 5cm.
Esse é um detalhe que escapa a muita gente.

O meu próximo post vai ser precisamente sobre isso, ok?

Anónimo disse...

Ok abraço. Continua. Se conseguires falar futuramente no tema "bola no teto" ou em "sistemas luminosos", jogo onde recomeça penso que era porreiro.
Ricardo Pereira

Carlos Capela disse...

Ok, combinado!

Um abraço.