domingo, 19 de outubro de 2014

CONTAGEM DOS CARTÕES AMARELOS

Ultimamente esta questão foi-me colocada várias vezes, o que me leva a pensar que esta dúvida pode estar presente em muitas pessoas. Tem a ver com a contagem dos cartões amarelos quando, pelo meio, há um cartão amarelo mostrado a um Oficial.

Ora, todos sabemos que, no máximo, só pode haver 3 cartões amarelos mostrados a uma equipa. Mas quando dizemos "por equipa", queremos dizer "a jogadores". Isto quer dizer que o "quarto amarelo" é possível, desde que seja mostrado a um dos oficiais. 

Por outras palavras, devemos ter uma contagem independente do número de advertências. Mesmo que os 3 cartões amarelos a jogadores de uma equipa já tenham sido exibidos, é sempre possível exibir UM cartão amarelo aos Oficiais dessa equipa. 

4 comentários:

Anónimo disse...

Já agora aproveito a temática para lhe pedir que se possível me indique onde se encontra fundamentada a sua afirmação, "Ora, todos sabemos que, no máximo, só pode haver 3 cartões amarelos mostrados a uma equipa."

Ou seja, no livro de regras onde está o número máximo de cartões amarelos mostrados a uma equipa.

Obrigado.

Carlos Capela disse...

Com certeza.
O comentário à regra 16:1 refere que:

"A um jogador individualmente não deve ser dada mais de uma advertência, e a uma equipa não devem ser dadas mais de 3 advertências no total; Depois disto, a sanção deverá ser pelo menos uma exclusão de 2 minutos."

Espero ter ajudado.

Obrigado.

Unknown disse...

Se uma equipa estiver na posse da bola e o árbitro adverte o oficial da equipa com o cartão amarelo, a sua equipa perde a posse da bola? Qual a regra que fala sobre isso?

Carlos Capela disse...

A equipa perde a posse de bola se esta estiver em circulação. Se o cartão amarelo for exibido aquando da interrupção do jogo (antes da execução de um lançamento, durante um time-out, etc...), o sentido de jogo não é invertido.

As regras principais que descrevem esta situação são a 13.1 e a 13.3.

Se não tiver acesso fácil ao livro de regras, diga e eu faço um post sobre esta situação, com a transcrição e explicação das regras.