domingo, 2 de novembro de 2008

7M APÓS APITO

Num comentário anterior, ficou lançada esta questão, que aqui reescrevo:


"Viva colega Capela.
Gostaria de expor uma dúvida que me "atormenta" há algum tempo. Para alguns conhecedores, pode parecer básico, mas eu que pouco ou nada sei, gostaria de ter a opinião de alguém tão fiel à modalidade, e especialmente à arbitragem.(Francamente só digo isto, pois espero por uma tão desejada francesinha...) =)

Eis um possível 'cenário':
- Sete metros sobre o tempo limite de jogo;
- Resultado empatado;
- Vitória necessária para a passagem à seguinte fase, por parte de ambas as equipas;
-Marcação do sete metros;
-Remate a bater na barra da baliza, volta para trás, bate nas costas do guarda-redes e entra na baliza.

Eis as dúvidas:
1. Golo válido?
2. Ou devido ao esgotar do tempo de jogo, e tendo a bola alterado sucessivamente de sentido, dá-se a invalidez do lance?Como se pode ver pelo exemplo, são pormenores de jogo que gerem imensa polémica e que podem ser decisivos.

Sinceros cumprimentos,
Bruno Francisco Marques"


Confesso que esta questão também me lançou algumas dúvidas. Se, por um lado, se pode pensar que o ressalto é incluído no mesmo "lance", por outro também se tem de atentar a que a bola muda de sentido.
As regras dizem que:
14:4 O lançamento de 7 metros será executado como um remate
directo à baliza (...).

Falei com alguns colegas e todos partilharam da mesma opinião. Como o remate tem de ser directo à baliza, o lance tem de ser invalidado porque após o ressalto, já não se considera que o remate é directo...

5 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais gostava de dar os parabéns pelo excelente Blogue que construiu!
depois segundo a regra
2:4 Infracções e condutas antidesportivas que tenham lugar antes do, ou simultaneamente com, o sinal final (para o meio-tempo ou para o fim do jogo e também para os prolongamentos) serão punidas,mesmo que o lançamento livre resultante (de acordo com a Regra 13:1) ou o lançamento de 7 metros não possam ser executados sem ser após o sinal final.
De forma semelhante, o lançamento deve voltar a executar-se se o
sinal final (para meio-tempo ou fim de jogo e também para os prolongamentos) tiver soado precisamente, quando estava a ser executado um lançamento livre ou lançamento de 7 metros, ou quando a bola já estava no ar, após a sua execução.
Em ambos os casos, os árbitros somente darão o jogo por terminado
após a execução (ou repetição) do lançamento livre ou lançamento de
7 metros e o seu resultado imediato tenha sido estabelecido.

De salientar"seu resultado imediato tenha sido estabelecido." ou seja se a bola entrar têm que se validar golo? certo?
abraços
responda sff!

Carlos Capela disse...

Muito obrigado.

Sim, se a bola entrar tem de se validar o golo.
Na execução do livre (7m, 9m ou qualquer outra reposição em jogo após falta), se a bola for no ar quando a buzina sinaliza o fim do tempo de jogo, é necessário repetir o lançamento.
Essa repetição terá lugar no local onde originalmente foi feita, e após apito do árbitro o jogador tem 3 segundos para efectuar o lançamento. Se der golo, esse golo tem de ser validado.
O jogo tem de ser terminado com apito do árbitro.

Anónimo disse...

Abraços
também pensei que era como tinhas dito mas depois é que a falar com algumas pessoas me elucidaram para isto e lá fui ao livro de regras e eles tinham razão.

Anónimo disse...

Logo o post não está correcto?
Abraços e continua a excelente blogue!

Carlos Capela disse...

Mas o post está correcto. Pelo menos, toda a gente com quem falei concordou! Mas como é uma situação "esquisita" vou informar-me melhor, até porque a experiência diz-me que, por mais esquisitas que sejam as situações, é sempre possível que aconteçam... Desde lâmpadas a cair no meio do campo a interromper o jogo por causa duma invasão de gatos ja me aconteceu de tudo um pouco...
Mas voltando à situação...
A regra fala da execução dos lançamentos após apito. Como "resultado imediato", entendo "resultado após o remate directo à baliza", e aí nada invalida que o post esteja correcto!
Vou contactar mais algumas pessoas hoje e logo à noite coloco aqui as suas opiniões.

NOTA: É este o principal objectivo deste blogue: discutir situações! Como disse no início, não sou o dono da verdade e muito menos sei tudo. Com estas dúvidas, também eu aprendo...