terça-feira, 11 de novembro de 2008

EXCLUSÕES SUCESSIVAS

Recebi o seguinte mail, que transcrevo:

"Boas Capela.
Antes demais tenho que te dar os parabéns pelo blogue =)
Venho por este meio tentar tirar uma dúvida que acho que é complicado de resolver... Vamos imaginar a seguinte situação:
-Aos 10m da 1ªparte o jogador da equipa A é sancionado com 2m só poderá reentrar aos 12m
Entretanto há outro jogador da mesma equipa que também é sancionado com 2m aos 11m por exemplo
-Imaginando que aos 11:50 o treinador da equipa A olha para a mesa e não vê colocado o papel com o tempo de exclusão do 1º jogador e por isso o faz reentrar. Existe um erro... mas como deve ser resolvido? A equipa A não tem culpa do erro da mesa, certo? mas também deve ser castigada pois fez entrar um jogador mais cedo. Isto vem ao encontro do teu post sobre a formação de todos os intervenientes do jogo. Pois nestes casos o erro é proveniente da mesa que (acho) é obrigada a colocar os tempos de exclusão à vista certo?
Sem mais de momento,
Cumprimentos"

A MINHA RESPOSTA FOI:

"Boas!
Antes de mais, agradeço os parabéns e agradeço, também, as futuras visitas que lá possas fazer... :)
Transcrevo parte da regra 18:2 para ajudar à minha resposta:

18:2 (...)Caso o quadro electrónico público não indique os tempos de exclusão, o cronometrista exibirá um cartão na mesa, mostrando o final do tempo de cada exclusão, bem como o número do jogador excluído.

Por isso, antes de mais é preciso saber se o tempo está visível no cronómetro ou não. Não estando, é que se torna necessário usar o papelinho com o tempo na mesa.
E aqui entra a formação dos oficiais de mesa, ou melhor, a sua capacidade de distinguir o que é melhor para o jogo. No caso de múltiplas exclusões, é aconselhável não pôr os papéis uns debaixo dos outros, mas sim lado a lado, precisamente para evitar este tipo de complicações. Na pior das hipóteses, o papel referente à primeira exclusão deve ser sempre o primeiro, o de cima!
No entanto, há outra questão a considerar. Por não ver o papel, o treinador não pode simplesmente assumir que o tempo já passou. Nestes casos, deve sempre consultar-se a mesa. Repara, mesmo que o marcador não assinale o tempo de exclusão, em quase todos os pavilhões há cronómetro de parede. Quando esse jogador foi excluído, o tempo estava à vista de todos.A questão fundamental aqui é que, mesmo que a mesa cometa a imprudência (grave!) de colocar um papel a tapar o outro, o facto é que o jogador entra uns segundos mais cedo e deve ser excluído por isso.
Um abraço,
Capela"

Não tenho, de momento, grandes comentários a fazer a estas situações. Ao mesmo tempo que faço um apelo para que todos os oficiais de mesa mantenham sempre os tempos de exclusão em local visível, faço-o também aos Oficiais A de cada equipa, para que tomem sempre muito cuidado com estas situações. É prejudicial para a equipa e muito desagradável para o desenrolar do jogo ter de excluir alguém por um motivo destes...

4 comentários:

Anónimo disse...

Boas Capela.
Deixo aqui uma questão..
A equipa "A" está em posse de bola, e o treinador da equipa "A" está a discutir um lance anterior com a dupla de arbitragem e naquele instante para o jogo e adverte o treinador com o cartão amarelo, o treinador continua a discutir e leva 2m.
A questão é se a equipa "A" perde a posse de bola e passa a equipa adversária?
Com os melhores cumprimentos e parabens pelo blog.
Ass: Ivan Santos

Anónimo disse...

perde quer seja amarelo 2 minutos ou vermelho!
sempre que há sanção ao banco que esta com posse de bola há inversão do sentido do jogo.

micropoint disse...

Penso que o árbitro manda parar o tempo para advertir o treinador mas a posse de bola mantém-se..
Mas ninguém melhor que o Capela para confirmar esta situação.

micropoint disse...

pelo desculpa não tinha visto que esta situação já estava a ser discutida noutro tópico