segunda-feira, 24 de novembro de 2008

REGRAS EM CAMADAS JOVENS... E NÃO SÓ

Sei que muitos pensarão que é uma utopia da minha parte, e que sonho demasiado alto, mas já alguém parou para pensar na importância de se "perder" umas horinhas (nem precisa de ser por semana!) por mês, para se ensinar as regras durante um treino? Se calhar, essa hora ou hora e meia de treino não era "tempo perdido", mas sim iria transformar-se num investimento. É que conhecer as regras, principalmente nas camadas mais jovens, onde muito do que os jogadores fazem é por desconhecimento, pode poupar sanções disciplinares nos jogos, e isso pode trazer vitórias em encontros mais equilibrados. Não que eu pense que a vitória num jogo seja o mais importante num escalão de formação (para mim não é!), mas é sempre saboroso ganhar...

Faz-me um bocado de confusão algumas respostas dos jogadores, e dou um exemplo. Há bem pouco tempo, num jogo, havia um jogador a agarrar o pivot sempre que este segurava a bola, de tal forma que a única coisa que ele mexia era os olhos. Porque penso que não tenho de partir logo para a sanção, dei um apito mais forte para ver se o defensor percebia, mas não tive sorte... Mais tarde, na mesma situação, avisei o jogador para não fazer aquilo, e a resposta foi: "Só estou a defender!". O jogo reiniciou, a bola vai ao pivot e lá vem o defensor a correr para agarrar o pivot com toda a força. Cartão amarelo. "Não podes fazer isso!" Resposta do jogador: "O quê? Eu só agarrei!" "Pois, é isso que não podes fazer!" "DESDE QUANDO É QUE NÃO POSSO AGARRAR?" Fiquei abismado com a resposta. O jogo reinicia, e mal a bola vai ao pivot, a situação repete-se mesmo à minha frente. Exclusão e o banco a protestar comigo.

A minha questão é: não vale a pena investir-se no estudo de regras, visto que neste caso os próprios oficiais pensavam que agarrar era normal? Não se teria poupado logo duas sanções a um atleta, que era tecnicamente evoluído e influente no ataque?

Não estou a dizer que os árbitros não erram no julgamento de alguns lances que podem até acabar por ter influência nos resultados, porque erram! Mas situações destas são, no meu ponto de vista, facilmente evitáveis com uma simples leitura do livro de regras, e a transmissão dos pontos-base aos atletas.

Transcrevo duas pequenas alíneas do livro de regras, que menciona o que NÃO É PERMITIDO no contacto com o adversário:

8:2 NÃO É PERMITIDO
b) bloquear ou empurrar um adversário com os braços, mãos ou pernas;
c) prender, segurar, (pelo corpo ou pelo uniforme) empurrar, ou lançar-se contra o adversário em corrida ou em salto;

A repetição destas faltas, principalmente após aviso, originam sanções disciplinares. E podem ser facilmente reduzidas, se houver o cuidado de se alertar os atletas para estas situações previamente.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bem, este Tópico merecia comentário.
Conheço te dos campos, e tenho-te como uma referência do andebol nacional e mesmo internacional, já ke a cultura andebolesca internacional não é muita, os media também não ajudam.

Ainda não tinha dado os parabéns, mas tenho acompanhado todos os assuntos desde o inicio. Desde já os meus sinceros parabéns.

Voltando ao assunto do tópico. Se todos pensassem e agissem como tu o andebol era um espectaculo "fantástico". Falar num jogo, arbitros e jogadores não vejo nada contra, já no basket se faz, e não vejo incoveniente, só vejo coisas positivas. ALém de ajudar um arbitro, acredito que ajude e até muito, ajuda os atletas e não só a compreender as regras do andebol, que estão "semnpre"´em evolução. Quanto a os treinadores darem umas aulas de regras não é má ideia, até ajuda, o problema e ke até eles algumas vx se sentem confusos, porque todas as semanas aparecem regras novas, sabesse lá vindas de onde, nem ke sejam só dos arbitros. Se falas do livro das regras, acho ke todos o deviam ler. Já agora, isso arranjasse no site da Federação né?
Pena de não apitarem mais jogos nossos, porque nesse sjogos tudo corre na normalidade, e o sentimento perante a tua dupla é excelente, já o memso não se pode dizer de outras duplas, até ao minimo diálogo sancionam logo.

Não me alongo mais, apenas dizer que é um prazer pertencer á mesma Associação de Andebol que vocês..

Abraço

Carlos Capela disse...

Muito obrigado pelas tuas palavras.
Acredito que me conheças bem, porque sabes que a minha abertura e do Bruno ao diálogo durante os jogos é grande. Não vemos motivos para sancionar atletas ou oficiais que se dirigem a nós educadamente a questionar-nos sobre isto ou aquilo...

O livro de regras está no site da FAP, em pdf, disponível para quem quiser fazer download. Em alternativa, a quem quiser eu posso enviar por mail, basta que me envie o seu endereço, claro... :) Não custa nada.
Tal como disse no post original, penso que é da maior importância estar a par das regras...

Não tenho problemas em esclarecer dúvidas, quaisquer que sejam. Eu próprio sou confrontado com questões que me fazem hesitar quando as colocam. Por isso, gosto que mas coloquem. É uma forma de eu próprio continuar a aprender...

Grande abraço e, mais uma vez, obrigado por tudo.

Carlos Capela disse...

Já agora, para quem quiser o livro de regras em pdf, relembro o meu mail, para onde o deve solicitar:

carloscapela@portugalmail.pt