quarta-feira, 13 de maio de 2009

LIVRES APÓS SINAL FINAL

Não haverá muito a dizer sobre esta situação, tirando algumas ressalvas.

A regra diz que:

2:4 Infracções e condutas antidesportivas que tenham lugar antes do, ou simultaneamente com, o sinal final (para o meio-tempo ou para o fim do jogo e também para os prolongamentos) serão punidas, mesmo que o lançamento livre resultante ou o lançamento de 7 metros não possam ser executados sem ser após o sinal final. (...)

Todos sabemos isto. O que nem todos sabemos é que:

(...) De forma semelhante, o lançamento deve voltar a executar-se se o sinal final (para meio-tempo ou fim de jogo e também para os prolongamentos) tiver soado precisamente, quando estava a ser executado um lançamento livre ou lançamento de 7 metros, ou quando a bola já estava no ar, após a sua execução.

Ou seja, se um jogador tentar rematar directamente à baliza na execução de um livre, por exemplo aos 29m59, entretanto soar o sinal final, e depois a bola entrar na baliza, o golo não é válido! O lançamento tem de ser repetido! O jogo será terminado após ser conhecido o resultado imediato da execução do livre.
Na execução do livre após sinal final, temos de atentar em outro assunto: as substituições.

Só é permitida uma, à equipa atacante, para o marcador do livre (nem em boa verdade outra coisa faria sentido), visto que o executante deverá estar sozinho num raio de 3m em seu redor. Nem colegas poderão estar junto dele.

Qualquer substituição da equipa defensora deverá ser punida com uma exclusão de 2m.

22 comentários:

Anónimo disse...

Neste caso so e permitida substiuições à equipa atacante certo? Mas senhor capela imagine se houver uma lesão na equipa que esta a defender será que se pode substituir?
Abraço
Raul

Carlos Capela disse...

Exactamente.
Só são permitidas substituições à equipa atacante. Se houver uma lesão na equipa defensora, nada impede que o jogador lesionado saia, mas não pode entrar ninguém.
Abraço.

Anónimo disse...

Certo compreendido... abraço
Raul

Anónimo disse...

por acaso sabia esa situação, menos a da substituição

Anónimo disse...

Mais uma vez dar os Parabéns por o excelente Blog, em particular pelo tópico.

Queria clarificar um situação que tem haver com os 7m apôs o sinal sonoro.
Fim de semana passado, ocorre a seguinte situação:
- 29:59:50 a equipa atacante faz o golo que viria a ser o da vitória (não interessa quem, pois não pretende que sejam relevados nomes, e entendo a sua situação).
- 10s do fim dá para o Gr pegar na bola e recolocar no meio campo para o lançamento de saída, acontece que um jogador da equipa vitoriosa passa pelo meio e impede que seja rapidamente executado. Creio que correctamento, esse jogador vê Vermelho (é desqualificado) e o árbitro leva o Cipa (pelo que haverá penalização por parte do CD, mas só esta 5º feira se saberá).
- Perante esta situação, falta 5s, enquanto o árbitro manda parar o jogo e não manda o marcador chega ao fim do jogo.
- Passasse 2 situações. Uma a equipa "derrotada", que podia fazer o emapate nos 10s, pede 7m. Eu coloco a questão, PODERÁ SER DADA ORDEM DE EXECUÇÃO DE 7M SEM QUE TENHA SIDO EXECUTADO O LANÇAMENTO DE SAÍDA A MEIO CAMPO??

Vou deixar que o Sr. Capela esclareça e depois logo direi o que os árbitros decidiram, que pelas minhas palavras se torna visível o que se passou, que creio ter sido a decisão correcta.

Um Abraço Amigo Capela!!

Carlos Capela disse...

Antes de mais, muito obrigado!

Percebi exactamente o que se passou.
Os árbitros teriam de ter parado logo o tempo, pois 5seg é muito tempo. E aí, se fosse EU a apitar, o jogo recomeçaria ao MEIO CAMPO com o tempo a marcar 29m55. Como os árbitros não pararam, claro que agora nada se pode fazer.

Depreendo que os árbitros não mandaram marcar livre de 7m, mas sim deram o jogo por concluído.

Esta situação não é consensual na arbitragem, e há quem defenda que deve ser assinalado livre de 7m. No meu entender, em nenhum caso isso pode acontecer, visto que só se marcam livres de 7m em situações de CLARA OPORTUNIDADE DE GOLO, definição que coloquei há algumas semanas aqui no blogue.

Além disso, a regra diz que:
9:2 Um golo que tenha sido validado já não pode ser anulado após o árbitro fazer soar o apito para o correspondente lançamento de saída.

Ou seja, por aquilo que entendo da regra, é o lançamento de saída que valida definitivamente o golo! Se ele não ocorre, como se pode passar logo para um livre de 7m???

Um grande abraço.

Anónimo disse...

Obrigado pelo esclarecimento.

De facto foi o que se passou. Foi mandado executar o lançamento de saída à equipa que poderia fazer o empate. Na minha opinião, e creio que é assim, nunca se poderá marcar 7m, pois um ataque, apôs golo, começa depois do lançamento de saída, partindo disto, depreendo que não faria qualquer sentido.
Os árbitros não deram por concluído o jogo, mas deram 2s, no entender deles seria o tempo que passou no cronometro de parede sem que o oficial parece o tempo.

Situações destas acontece, e nem todos os árbitros decidem pelo melhor. Felizmente há árbitros com capacidade de decisão que tomam a decisão correcta.

Um Abraço

Carlos Capela disse...

Eu falei nos 5seg porque foi o tempo que me disse ter decorrido, mas claro que se os árbitros entenderam que se passaram 2seg, é esse o tempo que deve ser dado.

A regra usa um termo que, para mim, é esclarecedor.
Já a transcrevi na minha resposta anterior, mas ressalvo agora o que me parece fazer a diferença:

9:2 Um golo que tenha sido validado já não pode ser anulado após o árbitro fazer soar o apito para O CORRESPONDENTE lançamento de saída.

Ou seja, a um golo corresponde sempre um lançamento de saída. É um contra-senso assinalar um golo sem que a bola seja colocada a seguir em jogo no meio campo...

Concordo com tudo o que diz.

Um abraço.

Anónimo disse...

Questão dos segundos é irrelevante. Apenas transcrevi o que se passou.
Um Abraço

Anónimo disse...

2 questões relativas a este tema:

1ª na execução de um lançamentpo livre de 9m após o terminar do tempo de jogo a bola se tocar no bloco (mesmo não mudando a sua trajectória) e entrar na baliza é golo ou deve ser invalidado?

2ª execução de livre 7m a 2 segundos do fim o atleta remata e soa o apito antes da bola entrar...o livre deve ser repetido ou o golo é anulado?

Abraço,
Hugo

Carlos Capela disse...

São questões que permitem respostas rápidas.

1) É golo. O facto de embater no bloco antes de entrar não invalida o facto de se considerar que isso foi "consequência directa" do livre. Ou seja, o facto de tocar no bloco não dá o lance por concluído.

2) O livre de 7m tem de ser repetido. Só se pode dar o jogo por concluído quando estamos em "jogo corrido". Se o jogo termina aquando da marcação de um livre (7m, 9m, ou outro qualquer) deve repetir-se o lance. Mas por exemplo, no caso de um livre de 9m, se o executante passar a bola a um colega que suspende para rematar, e entretanto soa a buzina de final de jogo, o jogo acaba porque se entende que o livre foi executado através do passe para o colega.

Penso que fui claro, não sei...

Um abraço.

Anónimo disse...

Sim foste claro, obrigado.

O que se passa é que já me aconteceram estas 2 situações em jogo e a verdade é que as 2 decisões foram...ao contrário.

No livre de 9m, a bola tocou no bloco sem mudar a trajectória para onde ia, a bola entrou e o golo foi anulado com a justificação que a bola não podia tocar em ninguém.

No caso do livre de 7m não deixaram repetir e anularam o golo...

A minha questão é: estes erros são considerados erros técnicos passíveis de protesto de jogo?

Abraço,
Hugo

Carlos Capela disse...

Essa pergunta já não sei esclarecer... penso (não tenho certeza!) que o que pode originar "erro técnico" é um erro que contraria o livro de regras, como por exemplo dar 2 minutos ao banco e não sair ninguém para cumprir o tempo.
Nesta situação, não faço a mínima ideia.

Um abraço.

Anónimo disse...

Senhor capelano exemplo que deu no post imagine que o apito era soado
antes de a bola entrar na baliza, e fosse golo.. era validado na minha opnião acho que não?? gostva de ouvir a sua
Marco Silva

Carlos Capela disse...

Repetindo a situação, para ver se é da mesma coisa que falamos:

- Livre aos 29m59
- Remate directo à baliza
- O apito final soa
- A bola entra na baliza

É isto?

Se sim, a solução só pode ser uma: repetição do lançamento. O jogo só acaba, nestes casos, se a bola estiver em "jogo corrido". Se for na sequência da marcação de uma falta, deve-se sempre repetir o lançamento.

Anónimo disse...

Deixe me me ver se compreendi seja livre de 7 metros seja livre de 9 metros, exemplo aos 29:59 remate a baliza a bola ainda vai no ar soa o apito e a bola entra depois, ou a bola entra depois de soar, nestes dois casos do antes da buzina e depois, bem como situções de jgo parado e sempre repetido e isso?
Marco Silva

Carlos Capela disse...

Ponho a questão de outra forma.

Jogo corrido:
- Remate aos 29m59
- Soa a buzina
- A bola entra

Decisão: NÃO É GOLO! O JOGO TERMINOU COM O APITO!

Execução de um livre qualquer:
- Remate directo aos 29m59
- Soa a buzina
- A bola entra

Decisão: REPETIÇÃO DO LANÇAMENTO LIVRE!

Execução de um livre qualquer:
- Livre aos 29m59
- A bola é passada para um colega
- Esse colega remata
- Soa a buzina
- A bola entra

Decisão: NÃO É GOLO! O JOGO TERMINOU COM O APITO! É CONSIDERADO JOGO CORRIDO!

Penso ter sido claro assim...

Anónimo disse...

A minha duvida especifica nos lances e a seguinte... a bola entra depois da buzina ai faz me consfusão o lance ser repetido?? Outra duvida a mesma situação mas a bola n entrava era repetido o lance?

Carlos Capela disse...

A buzina sinaliza o final do jogo, logo, tudo o que acontece depois disso não é válido...

E no caso da bola não entrar, o lançamento é repetido também. Desde que o lance não seja dado como concluído, repete-se.

Anónimo disse...

Ja compreendi Capela... nas regras pode se explorar imensas situações. A minha duvida foi o remate ser executado e a bola entrar... mas de forma correcta tudo o que acontece para alem do sinal final não e valido logicamente ...Outra duvida era a bola não entra.. mas tambem e repetido... Concluindo tudo isto em situações que não~saõ de jogo corrido certo ??
:)

Carlos Capela disse...

Exactamente.
Tudo isto em situações que não são de jogo corrido. Em jogo corrido, o apito indica o final imediato do jogo.

Anónimo disse...

Acrescento ao post... buzina sinaliza o final do jogo, logo, tudo o que acontece Antes/ e depois disso em situações de jgo que não sejam "corridas" não são válidas...