quinta-feira, 25 de junho de 2009

DESQUALIFICAÇÃO / EXPULSÃO

Penso que a análise ao vídeo anterior justifica que altere a ordem dos temas previstos, e faça com que a distinção entre desqualificação e expulsão passe à frente.
Já não é um tema novo aqui no blogue porque há já uns meses falei disso, e parte do meu discurso pode também ser encontrado nesse post, mas justifica-se a repetição.
É importante, antes de mais, ler bem o que está escrito no livro de regras, nos seguintes pontos:

8:5 Um jogador que ponha em perigo a integridade física do adversário ao atacá-lo, será desqualificado.

8:6 Conduta antidesportiva grave por parte de um jogador ou oficial de equipa, dentro ou fora do terreno de jogo deverá ser punida com desqualificação.

8:7 Um jogador que seja acusado de “agressão” durante o tempo de jogo será expulso.

Comentário:
Para os propósitos desta regra, a agressão é definida como um ataque violento e deliberado contra o corpo de outra pessoa (jogador, árbitro, secretário/cronometrista, oficial de equipa, delegado, espectador, etc.). Por outras palavras, simplesmente não é uma acção reflexa ou o resultado de métodos descuidados e excessivos. Cuspir noutra pessoa é especificamente considerado como agressão se essa pessoa for atingida.

Trocando por miúdos...
Na distinção entre desqualificação e expulsão é preciso ver se a acção é deliberada. Um simples acto reflexo não é suficiente para expulsar alguém. Por acção deliberada, pode pensar-se em acção pensada. Uma rasteira ou um empurrão são passíveis de desqualificação, pois são métodos descuidados e excessivos. Um murro ou um pontapé são passíveis de expulsão porque não são actos naturais no jogo, não são actos reflexos.

Deixo também uma nota importante, na designação das sanções. É usual vermos e ouvirmos nos órgãos de comunicação social a expressão "expulso" aplicada a tudo o que é sanção além do cartão amarelo. Isso não só é grave como revela um desconhecimento profundo relativo às regras do jogo, principalmente sendo também estes órgãos responsáveis pela divulgação e promoção da modalidade.
Mas mais grave ainda é ver agentes da modalidade, atletas, treinadores, dirigentes, até árbitros, a fazer o mesmo...
Por favor vamos tratar as coisas pelos nomes!

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite,

Hoje no decorrer dos jogos da Taça de Portugal que foram transmitidos pela RTP 2 aconteceu esse erro, um jogador é Desqualificado e aparece Excluído. Os comentadores se não estou em erro aplicaram os termos correctos, agora quem está na parte gráfica é que cometesse esses erros.

Já agora aproveito para colocar uma questão amigo Capela. Espero que tenha assistido ao jogo desta tarde Madeira SAD vs Porto. A dupla de arbitragem entendeu não marcar falta (7m) no último lance do jogo, que poderia levar o jogo para 7m. Na sua opinião a atitude foi a correcta, ou cometeram um erro grave. Fico aguardar uma resposta e de imediato contra-ponho com a minha opinião.

Abraço

Carlos Capela disse...

Acabei de comentar essa situação de aparecer "excluído" em outro forum... é um erro que não se deve cometer, seja do cometador ou do editor gráfico.

Quanto à situação de que fala... eu não costumo opinar sobre situações tão públicas como esta, mas desta vez faço-o simplesmente porque não tenho uma opinião 100% definida, pelo que aceito como correcta qualquer decisão dos meus colegas.
Num ângulo parece-me haver livre de 7m, noutro parece-me haver tentativa do ponta de forçar o contacto com o defesa (que talvez já estivesse parado). Com repetições é difícil ter certezas, quanto mais decidir na hora...
Optaram por não assinalar, ok... se tivessem assinalado falta, na minha opinião, ok na mesma.
É daquelas situações do caraças, que só com muito azar surgem como último lance de um jogo decisivo!

Anónimo disse...

Boas amigo Capela,

Agradeço a sua resposta. Quanto ao erro não deve acontecer mesmo, seja de quem seja a culpa, de facto já li noutro Fórum esse seu comentário.

Quanto ao lance, de facto restam dúvidas, e entendo também a sua prudência a comentar casos de colegas seus. Com uma repetição rápida acho que o 7m se deveria ter marcado, pelo facto do Davys dobrar a bacia de modo a entrar em contacto com o Ponta e provocar a queda.
Mas partilho da sua opinião, no momento ficam dúvidas e o vosso papel nem sempre é fácil.

Um Abraço

Carlos Capela disse...

Admiro essa "compreensão", pois nem todos são capazes de a ter.

Só queria deixar outra nota, relativamente a estes jogos da final four da Taça. No final, o repórter foi ter com o Carlos Martingo para recolher a sua opinião sobre a sua desqualificação "injusta", segundo ele.
O Martingo respondeu "Discordo, o vermelho foi bem mostrado."
Aquilo que poderia ser entendido como uma saída do FC Porto pela porta pequena, transformou-se numa saída por uma porta gigante! Enorme respeito e fair play de um jogador, após uma desqualificação e uma final perdida!

Anónimo disse...

Também partilho da sua opnião Capela!
abraço
Raul