terça-feira, 6 de outubro de 2009

EQUIPAMENTOS

Um dos comentários num post anterior referia o seguinte:
"Num jogo que vi, a dupla de arbitragem e a equipa da casa apresentaram-se vestidos com camisola e calções com base na cor preta. Isso não deveria ter sido acautelado pela equipa de arbitragem? Há alguma consequência caso haja alguma equipa que tenha de tomar alguma acção, e não a tome?"

Estas situações devem ser prevenidas antes do início do jogo. Por vezes existe a necessidade de recorrer ao mal menor, ou seja, a solução que menos confusão poderá gerar, o equipamento menos parecido.
Pode ser preciso (como já aconteceu comigo) uma equipa ter de remediar a situação jogando de coletes de cor diferente, para não jogarem ambas da mesma cor. Mas claro que é uma solução que só deve ser tomada quando todas as outras falharem.

17:3 (...) Os árbitros também observam a presença de ambas as equipas com os equipamentos próprios. Eles conferem o boletim de jogo e o equipamento dos jogadores. (...) Qualquer irregularidade deve ser corrigida.

Contudo, o equipamento preto está reservado aos árbitros, como está na lei.

17:13 O uniforme preto é prioritariamente utilizado pelos árbitros.

Ainda não me aconteceu uma equipa recusar-se a trocar de equipamento quando necessário, mas essa recusa seria uma total falta de senso, visto que a própria equipa e o espectáculo sairiam prejudicados.

6 comentários:

Anónimo disse...

O equipamento é prioritário, não é exclusivo, antigamente é que as regras diziam reservado aos árbitros, mas actualmente diz apenas é prioritário, por consequência, manda o bom senso que uma dupla de arbitragem , deve trazer sempre consigo como fazendo parte do seu equipamento mínimo , pelo menos duas camisolas de cor diferente. Não é normal uma dupla iniciar um jogo com equipamento da mesma cor de uma das equipas, isto revela, que antes de o jogo começar, não existiu a preocupação de conferir os equipamentos

Carlos Capela disse...

Nem eu disse que é exclusivo, mas em última necessidade os árbitros devem poder usar o preto.

Deixe-me corrigi-lo, dizendo que 2 camisolas não são suficientes. Se eu for apitar o Benfica-Belenenses e levar uma camisola vermelha e uma azul, duas não vão chegar... Três sim, é o número adequado. Mesmo que a "terceira" camisola seja de cor semelhante a um guarda-redes, é preferível isso acontecer do que a confusão com os jogadores de campo.

Anónimo disse...

Ja nos apareceu lá um arbito para um po08a sem equipamento nem apito...

e esta hem?!

Carlos Capela disse...

Sem equipamento oficial ainda aceito, pois no início nem todos têm... mas sem apito é indesculpável. Óbvio.

Jorge Almeida disse...

Mais uma vez, muito obrigado pela resposta.

Não sei se identifiquei a situação em concreto quando fiz a pergunta. Isto passou-se no jogo Juventude de Mar - Almeida Garrett, a contar para a Zona Norte da PO09, em que a Juventude de Mar e a equipa de arbitragem apresentaram ambas equipamentos pretos. Só se distinguiam uma equipa da outra porque a Juventude de Mar usava os nºs na camisola (por acaso, os nºs são de cor azul, resultando não serem muito contrastantes com a cor base da camisola) e a equipa de arbitragem usava a camisola preta (com frisos amarelos nas costas) do equipamento de arbitragem fabricado pela marca "Adidas" (peço desculpa pela publicidade, mas assim, parece-me que todos estão a ver a camisola).

Levantei, aqui, este caso, pois eu moro a 15 km do pavilhão da Juventude de Mar, e vou lá algumas vezes por época ver jogos. Acredito que isto se tenha passado, no mesmo fim-de-semana, em diversas provas, nos mais diferentes palcos.

Para além disso, a recomendação das equipas de arbitragem levarem mais que 2 equipamentos resulta até higiénica, tendo em conta que muitas vezes acontece da mesma dupla de arbitragem arbitrar diversos jogos por dia. Assim, pelo menos, atenua-se o cheiro a suor.

Toda esta situação acabou de suscitar as seguintes duvidas (espero que não esteja a incomodar com tanta duvida):

Parece-me que a equipa de arbitragem tinha toda a autoridade para ordenar a mudança de camisola à equipa da casa. Caso acontecesse isso, e a equipa da casa não tivesse equipamento suplente, esse facto não é equivalente a uma falta de equipamento de jogo?

Caso a sua resposta à pergunta anterior seja afirmativa, não deve haver maior compreensão, por parte da equipa de arbitragem, nos casos em que isso aconteça com equipas que estejam a jogar longe da sua sede (maior compreensão, claro está, em relação a uma falha idêntica praticada pela equipa que esteja a jogar em casa)?

Carlos Capela disse...

Peço desculpa por ter demorado tanto tempo a responder, mas tenho estado sem tempo, e o meu blogue paga um bocadinho por causa disso.

Sim, tinha identificado o jogo em que isso aconteceu. Só não o fiz no meu post original para mencionar esta situação como algo genérico. Não quis especificar situações, árbitros ou clubes. (Acredite que há quem não goste...)
Quanto a ser recomendável higienicamente que usemos mais que uma camisola por fim-de-semana é evidente até para nós. Não há tempo para lavar camisolas de sábado para domingo e nós somos os primeiros a "sofrer" com a repetição do uso das mesmas camisolas.

Naquela situação, o que eu penso que seria correcto era a equipa de arbitragem ter, ela próprio, trocado de camisola, se possível. Não faz sentido pedirmos a 14 atletas para trocar de camisola (com todos os problemas que vêm pro arrasto, como por exemplo, trocas de números, e quem está por dentro sabe que isso é um problema chato), se o podem fazer apenas 2 pessoas.

Se formos pensar "by the book", eles teriam autoridade para obrigar a equipa da casa a trocar de camisola, mas não nos compete ser tão insensíveis. Nem sequer temos o direito de o ser!
O caso mudaria de figura se os equipamentos de ambas as equipas fossem iguais. Uma coisa é ter os 2árbitros com equipamentos parecidos a uma equipa, outra é serem as 2 equipas com equipamentos semelhantes entre si! Aí o bom senso (que eu tanto defendo) tem de ser bastante menor, e a equipa da casa deve providenciar alternativa. Nem que seja, em último recurso, uns coletes para que o jogo se realize! E isso já complica muito a tarefa dos árbitros!

Devemos compreender certas situações e ser exigentes com outras. Averbar falta de equipamento a uma equipa parece-me uma insensibilidade neste caso.

Deixe-me só contar um episódio que aconteceu comigo, enquanto jogador. Num jogo de iniciados, comigo ao serviço do Sp. Espinho, fizemos um jogo contra o Boavista. Nós, tradicionalmente às riscas pretas e brancas. O Boavista, tradicionalmente ao xadrez. Como estavam os árbitros? Lembra-se daquelas camisolas que existiam antigamente da "Agil Sports", que começavam com uns quadradinhos de um lado e mudando de tom para o outro? Iam assim, imagine de que cores: preto e branco...
Foi um jogo pavoroso, em que passavamos a bola aos adversários e aos árbitros vezes sem conta...