terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FALAR "ANDEBOLÊS" - 2

Ainda só mais duas notas relativas a este tema, que comecei há uns dias em FALAR "ANDEBOLÊS" - 1.

Fui lembrado, e muito bem, da mais "futeboleira" expressão de todas: o penalti.
É quase doloroso ouvir pessoas de (escandalizem-se!) divisões de topo a reclamar o belo do penalti.
É verdade que o fundamento do Lançamento Livre de 7 metros, vulgo "livre de 7 metros", é o mesmo que um penalti no futebol. É o castigo máximo, o um contra o guarda redes... mas se formos analisar bem, nascem de formas distintas um do outro!
O penalti nasce de uma falta dentro da área. No andebol, ninguém pode estar lá dentro senão o guarda redes.
O livre de 7m pode ser assinalado a 15 ou 20 metros da baliza, desde que interrompa uma clara oportunidade de golo. No futebol, a baliza pode estar deserta e um jogador prestes a rematar para dentro dela, mas se estiver fora da área quando sofre a falta não é penalti...
Isto só para citar 2 exemplos.
O que quero mesmo salientar aqui é a DIFERENÇA que há entre uma coisa e outra, e como há mais fatores a distinguir os dois conceitos que a uni-los.

A outra nota diz respeito à questão da "suspensão", levantada num comentário ao post anterior.
No fundo, não está errado. O jogador que é EXCLUÍDO está, de facto, "suspenso" do jogo durante 2 minutos.
A única imprecisão que aqui se pode apontar é ao facto de, no livro de regras, a expressão "suspensão" não estar escrita em lado nenhum. Posso estar errado (por favor digam-me se alguém detetar que estou!), mas não me recordo mesmo de a ler. O que o livro fala é na "exclusão por 2 minutos" e na "sanção" ao jogador infrator. Não fala de "suspensão", apesar de eu preferir o termo "exclusão". Mas, de qualquer forma, acho perfeitamente legítimo e aceitável que se use este termo.

Uma conclusão... mais uma vez, refiro que não tenho nenhum prazer em parecer demasiado miudinho e rigoroso. Acho, apenas, que se existem termos adequados para serem aplicados nos momentos certos, então não faz sentido que tal não aconteça.

1 comentário:

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol previstas na TV, Internet e Rádio entre 1 e 3 Março 2013:

http://andeboltv.blogspot.pt/2013/02/lista-de-transmissoes-entre-25.html