terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

FALAR "ANDEBOLÊS" - 1

Uma das coisas que mais me custa, não só enquanto árbitro, mas principalmente enquanto amante da modalidade, é ver e ouvir as pessoas tratarem o Andebol como se fosse futebol.
Nada tenho contra o futebol, obviamente, até porque gosto muito de ver, acompanhar e jogar. Mas cada macaco no seu galho. O futebol é uma modalidade diferente da nossa e cada uma tem a sua especificidade, não só ao nível de toda uma filosofia de jogo, mas também no que toca à linguagem utilizada. E é esse último ponto que me leva a escrever o post de hoje.

De seguida apresento algumas expressões muito ouvidas, que vêm da boca de todos os agentes (sim, estou a incluir alguns árbitros), e que são imprecisas ou estão incorretas.

CARTÃO AMARELO: Advertência
Sim, aqui não há erro nenhum. Um cartão amarelo é um cartão amarelo. Mas convém sabermos que é, também, uma advertência. Quando um árbitro ADVERTE um jogador, está a avisar toda a equipa de que determinado tipo de faltas será punida disciplinarmente. Uma advertência é um aviso, e é nesse sentido que devemos perceber que ao mostrar um cartão amarelo a um atleta, o árbitro está a ADVERTIR toda a equipa.

EXPULSÃO: Exclusão / Desqualificação
Este é um dos erros mais graves, e ouve-se com uma frequência assustadora.
"O árbitro expulsou-me por 2 minutos." é uma frase que se ouve amiúde. É frequente usar-se o termo "EXPULSÃO" para definir uma "EXCLUSÃO".
Da mesma forma, a amostragem do cartão vermelho (DESQUALIFICAÇÃO), é não raras vezes confundida com uma expulsão. Isto é futebolizar o andebol. Não sendo ofensivo para quem se dedica à nossa modalidade, é um erro. O andebol merece um pouco mais de bom trato.
Para mais, a figura da expulsão desapareceu do livro de regras a partir do momento em que a "cruzeta" (isso sim, uma expulsão) foi extinta. No andebol, NÃO HÁ EXPULSÕES.

CHUTAR: Rematar
Nada a dizer, certo? Quantos de nós já ouviram alguém proferir esta pérola?
Toda a gente percebe o que se quer dizer, mas caramba...

LANÇAMENTO AO MEIO CAMPO: Lançamento de saída
Sim, o lançamento de saída é efetuado através da reposição da bola no meio campo, mas o nome técnico existe e é para ser usado.

LANÇAMENTO DO GUARDA-REDES: Lançamento de baliza
A reposição em jogo é feita com a bola a pertencer ao guarda-redes, mas tal como no caso anterior, aqui há um nome específico.

-- x --

Não vou aqui escrever sequer sobre o facto de já ter visto gente possessa na bancada a pedir um fora de jogo (sim, o homem estava furioso porque viu um contra-ataque), porque isso é demasiado tenebroso, mas penso que devemos usar mais os termos específicos da nossa modalidade.
Há muita gente que não sabe usar os termos "Responsável de segurança" ou "Diretor de campo", da mesma forma que não sabem distinguir o "Secretário" do "Cronometrista".
Há muita gente que não sabe distinguir um "5:1" de um "5+1".
Há muita gente que, quando se fala no "Regulamento técnico-pedagógico" pergunta "isso são as regras dos infantis?".

É preciso acabar com os erros e minimizar as imprecisões. A obrigatoriedade é maior da parte dos árbitros e das pessoas que estão nas divisões de topo. Somos nós, árbitros, e as pessoas que estão no topo da modalidade que são o exemplo para os outros, pelo que quer a responsabilidade quer a culpa nos pertencem.

Uma nota... não sou nenhum expert nesta matéria e às vezes também meto o pé na argola em algumas questões, mas faço por que isso aconteça o menos vezes possível. Acima de tudo, tento usar os termos corretos por uma questão de respeito à minha própria modalidade.

4 comentários:

Anónimo disse...

E na Tv quando dizem: o jogador foi suspenso dois minutos?

Carlos Capela disse...

Aí não há incorreção, porque acaba por ser uma suspensão.

Vou abordar esse tema também no próximo post.

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstas para hoje e para o próximo fim de semana:

http://andeboltv.blogspot.pt/2013/02/lista-de-transmissoes-entre-18-e-24.html

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstas entre 25 Fevereiro e 3 de Março 2013:

http://andeboltv.blogspot.pt/2013/02/lista-de-transmissoes-entre-25.html