sexta-feira, 8 de março de 2013

DUPLA SUBSTITUIÇÃO IRREGULAR

Este post tem origem numa questão levantada aquando de uma das últimas reuniões de formação que temos aqui em Aveiro, e é a prova de que estamos sempre a aprender uns com os outros, pois confesso que na hora não soube responder exatamente.

A questão foi algo assim:
"Quando há uma substituição irregular e mais do que um atleta entra em campo, são todos penalizados ou só o primeiro?"


A resposta é dada pelo próprio livro de regras, através da simples leitura:

4:5 Uma substituição irregular será penalizada com uma exclusão de 2 minutos para o jogador infractor. Se mais de um jogador da mesma equipa efectuar uma substituição irregular dentro da mesma situação, só o primeiro jogador que cometeu a infracção é penalizado. (...)

Ou seja, vamos imaginar que o jogador nº 4 da Equipa A vai sair do campo para ser substituído, mas os seus colegas nº 6 e nº 10 entram em campo antes de o nº 4 sair. A sanção disciplinar será atribuída apenas ao primeiro (entre o nº 6 e o nº 10) a entrar em campo, pelo que a Equipa A estará em inferioridade numérica de 1 elemento durante 2 minutos.

2 comentários:

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstas entre 11 e 17 Março 2013:

http://andeboltv.blogspot.pt/2013/03/lista-de-transmissoes-entre-11-e-17.html

Anónimo disse...

Nada melhor que a fotografia que apresenta neste post para me esclarecer uma dúvida. Ontem, durante um jogo, vi um dos árbitros efectuar este sinal a um jogador. No entanto, e como o adversário estava caído houve ali um compasso de espera. Quando o jogador se levantou, nada assinalou, como se nada tivesse acontecido.
A minha pergunta é: É isto possível?
Um arbitro pode claramente assinalar uma exclusão e depois mudar de opinião?