terça-feira, 27 de janeiro de 2009

QUIZ 1 - comentário

Então cá vai...
Este lance é absolutamente legal. Vamos analisar o lance passo a passo:
  1. O Richardson bate a bola;
  2. Ao recolher a bola, completa o primeiro APOIO, com o pé direito - MOMENTO ZERO;
  3. Segundo APOIO, correspondente ao primeiro PASSO, de novo com o pé direito;
  4. Terceiro APOIO, correspondente ao segundo PASSO, com o pé esquerdo;
  5. Suspensão e grande golo.

Logo, 3 APOIOS e 2 PASSOS. O micropoint leva a taça... :)

Todos concordam?

video

12 comentários:

micropoint disse...

Obrigado pela taça, sinto-me lisonjeado :)

Anónimo disse...

GOSTARIA QUE FIZESSE UMA DISTINÇÃO ENTRE APOIOS E PASSOS! OS APOIOS SÃO SEMPRE SUPERIORES AOS PASSOS CERTO! GOSTARIA QUE FALASSE UMA POUCO ACERCA DESTE TEMA!
Abraço Marco

Carlos Capela disse...

Olá, Marco.
O meu próximo post será sobre isso, então.
Vou só tentar arranjar um vídeo que ilustre bem a diferença. Sei que já vi um, só não sei onde, por isso vou procurar...
Tenho um exame amanhã ao fim da tarde, por isso, à noite ou durante o dia de sábado deixo o post, ok?
Um abraço.

Anónimo disse...

ok, senhor Capela... obrigadissimo por poder ilustrar essa duvida utilizando um video... penso que a interrogação sobre este tema não e so minha... Existem jogos que muitas x os nossos atletas dão 4 apoios... 3 passos e os arbitros marcam falta!
abraço e boa sorte pro exame!
Marco

gupi disse...

Passos é quando o jogador tem a bola na mão e um dos pés em contacto com o chão. Se o jogador agarrar a bola no ar e cair com os 2 pés são 2 apoios e 0 passos, se cair com um pé de cada vez ó primeiro é um apoio o segundo pé já é um passo.
Só para tentar dar uma ideia geral.

Anónimo disse...

se receber a bola no ar e cair com os 2 pes no solo ao mesmo tempo... e momento zero.... ou seja, 0 passos, mas conta 1 apoio não dois??penso eu.........
Mas o senhor capela ira esclarecer isso!
abraço
Marco

Pedro Tomaz disse...

Sr Capela

Hoje tive o prazer de o ver apitar o meu pavilhao e felicito-o pela arbitragem ao longo do jogo a que assisti, embora tenha ficado com duvidas num lance.

Passo a explicar: Contra Ataque de uma equipa de azul e verde, bola no ponta esquerda que corre para a sua ponta com a bola na sua posse e com a marcaçao de um jogador adversario equipado de laranja. O ponta esquerda passa a bola para a pivot que está aos 6 metros flectido para o lado esquerdo, e no exacto momento em que recebe a bola chega outro jogador Laranja que ganha posiçao e coloca-se ao lado do pivot que recebeu instantaneamente a bola, sem fazer falta. Mal recebe a bola o pivot, na tentativa de ganhar mais angulo, choca com o jogador Laranja que tinha tentado ganhar posiçao, mantendo-se estatico. Foi assinalado livre de 7 metros. Analisando o lance outra vez e desta forma é mesmo considerado falta ?

Saliento a minha admiraçao pela sua arbitragem que achei super correcta, e nao é minha vontade acusar o erro de ninguem, pois todos nos erramos, e muitas vezes involuntariamente. Apenas registei esta acçao pois ela acontece muitas vezes.

Digo tambem que tinha planeado ir ter consigo no final do jogo, para me apresentar e felicita-lo pessoalmente, mas tive de abandonar o jogo uns minutos antes dele terminar.



P.S. - Para evitar algum tipo de descredito á sua arbitragem apos a minha descriçao dos factos (descriçao esta que pode estar mal analisada por mim), descredito esse que afirmo ser incorrecto, nao se sinta na obrigaçao de aceitar o comentario, apenas responda para este email: pedro_m_tomaz@hotmail.com


Um abraço

Carlos Capela disse...

Olá, Pedro.
Ainda não sei quem és, mas já sei qual é o teu clube... :) Obrigado pelos teus elogios. Os jogos correm melhor quando os jogadores colaboram como hoje...
Não tens de ficar preocupado porque eu entendo que estás apenas a tirar uma dúvida. Além disso, não tenho problemas em falar dos meus jogos e dos meus erros e acertos. Todos os árbitros erram e em todos os jogos, há é os que erram mais ou menos que os outros... Por exemplo, não sei se reparaste, mas num contra-ataque da equipa "azul e verde", como lhe chamas, não me consegui desviar a tempo porque ia escorregando e um jogador tropeçou em mim, conseguindo na mesma fazer o contra-ataque, e fui logo pedir-lhe desculpa. Não tive culpa, mas...tive.
Passando ao lance que descreves, não estou a ver qual seja... Mas pelas tuas palavras, há uma coisa que pode ter acontecido. O defesa, mesmo mantendo-se estático, pode estar a cometer infracção se estiver dentro da área. Se, com essa violação dos 6m, perturbar o remate do atacante, deve ser marcado livre de 7m.
Não estou a ver o lance, senão dizia-te o que marquei... e já agora, o árbitro de baliza era eu ou o Bruno? Lembras-te?

Um abraço.

Pedro Tomaz disse...

Sim reparei, mas é como bem disse: nao teve culpa ;)

Quanto ao "meu" lance, agora nao posso precisar, mas ainda ontem tinha quase a certeza que era o Sr Capela. Confesso tambem que nao me aprecebi da invasao de area, contudo a minha posiçao era menos favoravel do que a vossa como é obvio. Mas se assim for, esta concluida a minha duvida pois nao ha duvida que da direito a livre de 7 metros. Mas a minha principal duvida é se isso é considerado falta, sem invasao da area.
Pois eu posso fazer exactamente esse movimento muitas vezes al longo do jogo, sem nunca suspeitar que seja falta .

Quanto a saber quem sou, pode ajudar saber que estava na "bancada vip", na ultima fila, no canto, de preto. ;)

Um abraço

Carlos Capela disse...

Não vou lá, pá... lol
Quanto ao lance, como te disse, não te posso adiantar grande coisa porque não me lembro. Se o defesa não lhe toca, claro que não é falta.

Um abraço.

Pedro Tomaz disse...

Nao, o defesa acaba por tocar. Porque o adversario provoca o contacto, na tentativa de ganhar mais angulo de remate.

Mas ja percebi ;)

Mais uma vez obrigada pela paciencia.

Abraço

Carlos Capela disse...

Tranquilo. Dispõe... :)

Abraço.