quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

TIME-OUT EM JOGO PASSIVO

Existe a tendência para alguns jogadores e treinadores pensarem que um pedido de time-out quando a equipa está em jogo passivo faz com que o "passivo vá abaixo", expressão muito comum no vocabulário andebolístico, ou seja, que os árbitros baixem o braço, acabando assim com a iminência de jogo passivo.
Essa forma de pensar é errada, pois nada nas regras o indica. Após os árbitros levantarem o braço, há 4 ocorrências que podem motivar o fim do jogo passivo, permitindo à equipa reorganizar o seu ataque. A saber:
  1. Remate ao poste, ressaltando a bola para a equipa atacante;
  2. Remate à trave, ressaltando a bola para a equipa atacante;
  3. Remate contra o guarda-redes, ressaltando a bola para a equipa atacante;
  4. Sanção disciplinar à equipa defensora.

Outras situações não são passíveis de indicar o fim do jogo passivo!

NOTA 1 - Por favor, continuem a participar na minha consulta;
NOTA 2 - Vou estar na Fase Final da Taça da Liga, em Portimão, pelo que não vou poder actualizar o blogue até Domingo ou 2ª feira. Os comentários aqui deixados entre hoje à noite e essa data só ficarão visíveis na próxima semana, portanto.

1 comentário:

maravilhus disse...

Já agora uma dúvida. Uma equipa inicia a organização do ataque, na qual está alguns segundos (20 segundos suponhamos), entretanto o seu treinador pede o time-out. No reinício do jogo, os árbitros devem tolerar uma nova organização do ataque, como que a equipa acabasse de vir da defesa, ou “apertam” o critério do jogo passivo, levantando o braço se a equipa não mostrar intenções imediatas de atacar a baliza?