sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

VÍDEO 3 - ainda os apoios

Vejam bem a quantidade de comentários que os últimos 3 posts, dedicados aos passos e apoios, tiveram. Foram 36! Agora imaginem-se na pele do árbitro a decidir coisas que se passam em fracções de segundo e sem repetições... Difícil, não?
Com este vídeo, pretendo chamar a atenção para o jogador nº13 da França, o que remata da ponta esquerda. Mais à frente há uma repetição. A sequência que dá golo não interessa para este caso...
Quantos apoios e passos dá?

14 comentários:

Anónimo disse...

Parece me 1 apoio apenas.. estou enganado??

Anónimo disse...

1 APOIO ZERO PASSOS?
Marco

Pedrinha disse...

eu fico indeciso se ele dá 1 apoio e 0 passos ou 0 apoios e 0 passos LOL :P

Fundamentando a minha resposta, eu acho que ele quando agarra a bola apenas salta para rematar... mas fico na dúvida se ao saltar ele dá um apoio para o fazer!

Acho que os próximos exercícios deviam ser sobre atacantes :P

Anónimo disse...

Parece que concordam comigo..
0 passos, 1 apoio.. a dúvida que colocas Marco, a interrogação acho que todos concordamos..

Carlos Capela disse...

Eu inclino-me para ZERO apoios e ZERO passos. O jogador faz um pequeno drible antes de receber a bola definitivamente, e parece-me que depois disso não há mais nenhum apoio...
Mas o importante é saber se alguém tem mais dúvidas nos conceitos de "apoios" e "passos"...

Anónimo disse...

arranje um de contra-ataque directo, para avaliarmos... ou então algum que tenha mudanças de direcção antes de algum jogador efectuar um remate; para finalizar as duvidas!Se for possivel claro!
Abraço
Marco

Anónimo disse...

ELE FAZ UMA IMPULSÃO A PES JUNTOS... ESPECIFICO REMATE DE PIVOT.. LOGO 1 APOIO, ZERO PASSOS!
Raul

Anónimo disse...

Senhor capela
esta questão n tem nada haver com este assunto, para queria que me esclarece, e o seguinte... um jogador vai rematar com clara oportunidade por exemplo do posto especifico EXTREMO, mas no acto desse remate existe um desarme por detras na bola, nem sequer toca no braço do jogador, somente na bola!
Logico 7 metros, mas o jogador tem se ser sancionado com 2 minutos???
Raul

Carlos Capela disse...

Em relação às situações que me são pedidas, vou tentar fazer isso amanhã à noite, quando vier dos jogos, ou 2ª feira.

Quanto à questão do Raul, posso responder já.
Depende da forma como acontece o desarme. Ainda que só se toque na bola, há 2 situações possíveis para distinguir. Se o contacto é lateral ou de baixo para cima, por exemplo, é possível ver que a intenção do defesa é unicamente jogar a bola e não o braço. Ocorre a SUBTILIZAÇÃO da bola, um termo que por vezes se usa. Aí penso que não deve haver sanção disciplinar.
Se o contacto é feito "da frente para trás", de forma a que o braço do rematador seja obrigado a "ceder" à força desse contacto, aí deve haver 2 minutos pelo menos, porque há risco para a integridade física do jogador, apesar da intenção poder ser apenas jogar a bola.
É apenas o meu ponto de vista.

Anónimo disse...

Pois compreendo... mas o movimento foi feito debaixo para cima! Nunca tinha visto 2 minutos por uma situação destas por isso e que solicitei-o pois podia haver uma situação muito recente de alteração às regras ... mas tudo bem!Toda a gente erra!
Abraço
Raul parabens mais uma vez pelo Blog continue!

Manuel disse...

Gostava de obter a sua opinião sobre duas situaçoes completamente diferentes. O jogo passivo no HxH (digo ja que esta situaçao aconteceu consigo)por estrategia sempre que existe HxH peço a minha equipa para organizar o ataque aproveitado o campo todo, isto é recuar para depois ter mais espaço para progredir no campo. Apos reposiçao da bola em jogo do meio campo recuaram o que marcaram jogo passivo. Tinha ideia que na marcação HxH não havia passivo. A outra situação foi o guarda redes levar com uma bola na cara ao ponto de cair de costas os arbitros deixaram a bola sair na linha lateral e so depois pararam o jogo. A posse de bola ficou na equipa adversaria com os arbitros a dizer que nao é obrigatorio parar o jogo e dar a posse de bola ao guarda redes. Podia esclarecer sobre estes dois assuntos. Obrigado desde ja.

Anónimo disse...

NO HXH NÃO DEVE SER MARCADO PASSIVO... MS TB RECUAR PARA O SEU 1/2 DEFENSIVO DEFENSIVO N EXISTE NENHUMA INTENÇÃO DE ATACAR A BALIZA... LOGO DEVE SER SANCIONADO COM JOGO PASSIVO... QUANTO A QUESTÃO DO GR DEVE EXISTIR LOGO TIME-OUT DOS ARBITROS SE REALMENTE ISSO ACONTECEU... MAS O SENHOR CAPELA VAI OPINAR!
ABRAÇO
Raul

Anónimo disse...

Manuel permite-me responder já a uma coisa.. mas com certeza o Capela completa depois.
Essa do GR não ficar com a passe de bola não me parece legal, pois quando o GR leva com a bola na cara deve ser de imediato parado o jogo e a bola saí do GR.
Mas nada melhor que esperar pela resposta do "grande" Capela.
Abraço

Carlos Capela disse...

Então vamos por partes. Começo pela situação da bola na cara do guarda-redes. É óbvio que o tempo deve ser imediatamente parado para dar assistência ao guarda-redes, com o jogo a recomeçar com lançamento de baliza.

Quanto à outra situação, poderá haver muito mais a discutir, mas vou tentar resumir o meu ponto de vista. Claro que numa situação HxH, o padrão "normal" de jogo é completamente alterado, mas os princípios básicos mantêm-se.
Não há nada que impeça a sinalização de jogo passivo perante uma defesa HxH. E é como disse, um passe para trás, seja para ganhar espaço de ataque ou para perder tempo, é muito contra-natura e facilmente confundível com anti-jogo.
Além disso, vamos pensar da seguinte forma... o levantar do braço é um aviso feito à equipa de que está a incorrer em jogo passivo, e dá a oportunidade de organizar rapidamente um ataque à baliza. Neste caso concreto, é um aviso de que "recuar não vale"...

Eu lembro-me desta situação, mas não consigo lembrar-me em que jogo. Pode ajudar-me?