domingo, 28 de fevereiro de 2010

O USO DE COLETES

ESTE POST FOI ALTERADO EM 05/03/2010.
Num comentário anterior, foi colocada a seguinte questão:

"O BALIC jogou com um colete laranja na final do europeu é possivel e normal acontecer o mesmo por cá?"


Em Portugal, actualmente não é permitido o uso de coletes.

A regra diz que:


4:7 Todos os jogadores de uma equipa têm que usar equipamento idêntico. As combinações de cores e desenhos para as duas equipas devem ser claramente distintas uma da outra. Todos os jogadores utilizados como guarda-redes de uma equipa têm que usar a mesma cor, que deve distinguir-se dos jogadores de campo das duas equipas e dos guarda-redes da equipa adversária.


O que acontece, em situações específicas de jogo, é um jogador de campo jogar como guarda-redes avançado para criar superioridade numérica no ataque.

Para todos os efeitos, esse jogador é o guarda-redes da equipa nesse momento.

10 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite, hoje fui apitado pelo senhor e surgiu-me uma dúvida num lance! Depois de um golo, a bola vai rapidamente ao meio-campo, um jogador da equipa adversária passa pelo círculo do meio-campo e o jogador com a posse da bola toca com esta no outro jogador, é 2min ou não? Já tive arbitros a dizer que é 2min e outros a dizer que não!!!!

Carlos Capela disse...

Não assinaste, mas acho que já sei quem és... :)
Diz-me só uma coisa... achas mesmo que ele teve o mínimo de intenção de interferir no lance? É que o teu colega é que lá foi tocar com a bola para tentar sacar alguma coisa...
É certo que o teu adversário não estava a 3metros, mas a intenção dele interferir era literalmente zero... Se houvesse um mínimo de intenção, claro que seria 2min.

Jorge Almeida disse...

Sr. Eng. Carlos Capela,

em relação a esta questão dos coletes, é verdade que os jogadores de campo que entrem para substituir o GR, com as novas regras, têm de usar camisolas iguais às dos GR?

Quem me disse isso foi um oficial de equipa (como se dizia dantes, "dirigente") que tinha ouvido isso numa acção de formação que ocorreu em Vila Real no sábado anterior ao que passou.

Jorge Almeida disse...

Outra coisa (que não tem nada a ver, é só um mero pormenor):

Ainda bem que publica fotos nas mensagens.

Nas 2 ultimas mensagens, publicou fotos do Balic.

Quem não soubesse, diria que a pessoa que aparece de camisola azul em ambas as fotos não é a mesma pessoa.

Serve só para lembrar as diversas fases que o cabelo do Balic já teve.

Só falta uma foto do tempo em que a Croácia ganhou aqui o Mundial, pois, aí, ele usava 3º estilo de cabelo.

Gostos!

Anónimo disse...

Eu sei que o atleta não teve qualquer intenção de interferir no lance, mas o que é complicado é saber qual é a interpretação dos árbitros! Ficamos sempre na dúvida porque à muita diversidade de critérios, mas compreendo a sua leitura do lance!

Para finalizar lanço um desafio, colocar este lance nos próximos temas para ajudar a perceber qual é a regra!!!

Abraço

(PS: ñ assinei porque achei que ñ seria relevante, contudo achei que ia reconhecer-me)

Carlos Capela disse...

Jorge,
esta questão dos coletes, em total rigor, obriga a que os jogadores de campo que entram para substituir o guarda-redes, usem uma camisola igual. Isto porque esses mesmos jogadores passam a ser "o guarda-redes" da equipa! Estão avançados? Sim, mas esses jogadores são o elemento identificado como guarda-redes nesse momento. A lei não diz que os jogadores A, B ou C têm de ser jogadores de campo, ou que os jogadores X, Y ou Z são os guarda-redes. Os jogadores podem jogar em qualquer posição desde que estejam identificados para a posição que ocuparem.
Contudo, entendo que se permita o uso de coletes porque os jogadores de campo só são usados como "guarda-redes avançado" em casos por norma excepcionais. O que é imprescindível é que a cor do colete seja rigorosamente igual à cor da camisola do guarda-redes. Um colete roxo não é igual a uma camisola azul, nem um colete laranja substitui uma camisola vermelha, por exemplo. (Já nem falo de uma equipa, aqui há tempos, que queria usar um colete verde quando os guarda-redes estavam de amarelo...obviamente não permiti.)

Quanto às fotos do Balic, confesso que o scroll do meu rato foi usado muitas vezes para cima e para baixo, para comparar as fotos. Não tinha reparado que era ele... :)

Rui (não me enganei, pois não?),
a mim faz-me muita confusão quando um jogador tenta arrancar uma sanção a um adversário quando este não tem qualquer intenção de cometer uma infracção. Há situações em que é difícil "adivinhar intenções", mas quando é claro demais eu não sanciono.
Cá entre nós que ninguém nos lê, se te recordares bem do lance vais perceber que eu não tinha sequer apitado para recomeço do jogo quando o teu colega foi lá dar o miminho ao adversário. É que da mesma forma que foi claro que o outro nao tinha intenção de interferir no lance, também topei ao longe o que o teu colega ia fazer... ;)
Estas são daquelas situações em que os critérios dos árbitros não são totalmente uniformes, mas aceito a tua sugestão e um dos próximos temas vai ser sobre isso.

Abraço.

Anónimo disse...

Acertou no nome =) , como referi anteriormente, concordo com a sua leitura do lance! E obrigado por ter aceito o desafio, acho que vai esclarecer muitos jogadores e árbitros!

Abraço

Carlos Capela disse...

Certo.
E podes tratar-me por tu, que eu não tenho esses stresses de exigir ser tratado por "senhor árbitro". :)
Abraço.

Anónimo disse...

Boa tarde, a minha duvida é a seguinta: A atleta da Equipa A em contra ataque faz passos e assinala-se a falta, uma atleta da equipa B prepara-se para seguir a bola no local da falta mas a atleta da equipa A tenta fazer bloco dentro do seu raio de 3 metros(entre os 2 e os 3 mas não aos devidos 3). Nesta situação devemos mandar repetir o lance apenas ou mandar repetir o lance e aplicar sanção progressiva?

Jorge Almeida disse...

Sr. Eng. Carlos Capela,

a IHF acabou de publicar, no dia 01-03-2010, as alterações às regras de jogo que vão estar em vigor a partir da próxima temporada.

O link é o seguinte:

http://www.ihf.info/front_content.php?idcat=57&idart=2584

Para já, só saíram as versões em inglês e alemão. A versão em francês está "no prelo".

O Team Handball News, sempre atento a estas coisas, acabou de emitir um artigo onde fala dessas alterações. O artigo está no link:

http://teamhandballnews.com/news.php?item.973