sábado, 18 de agosto de 2012

A IMPORTÂNCIA DOS COMENTADORES

O meu post de hoje acaba por envolver novamente o Benfica, mas por pura casualidade, e mais uma vez indiretamente.
Não sei quem foi o comentador na transmissão feita pela Sportv do Benfica x Braga. Um era o Miguel Prates (qualidade garantida), o outro não sei, confesso. Mas foi precisamente esse senhor de quem não sei o nome a proferir duas frases que me marcaram pela negativa.

A primeira foi quando, à passagem dos 10 minutos, diz:
"Artur Soares Dias está a fazer uma boa arbitragem, a deixar seguir, o que me surpreende pela positiva".
Pessoalmente acho isto horrível. Se ele queria dizer que o Artur Soares Dias estava a fazer uma boa arbitragem, que o deixa feliz, satisfeito, agradado, o que ele quiser chamar, não pode dizer que está "surpreendido pela positiva". Isso é, no mínimo, um descuido na expressão.
Mas nem foi esta intervenção a pior.

No lance entre o Alan e o Bruno César, em que o Bruno César tentou claramente sacar o segundo cartão amarelo ao adversário sem motivo para tal, a frase foi:
"Não pode haver amarelos em todas as faltas, senão os jogos acabavam 6 para 6 ou 7 para 7."
Este senhor sabe as regras de futebol? Não sabe que quando uma equipa fica com menos de 7 jogadores, o árbitro deve dar o jogo por terminado?
Este é só um exemplo do que eu sempre disse, que os comentadores têm um papel fulcral numa transmissão televisiva. Não têm o papel só de relatar o jogo e os acontecimentos, não têm só de descrever o que acontece! Têm de o saber interpretar para, ao emitir opiniões, estas não saírem manchadas por incorreções. É extremamente desagradável assistir a um jogo, seja de que modalidade for, em que quem tem a responsabilidade de o narrar e comentar não sabe o que diz ou, no mínimo, se engana com frequência.

Uma coisa é estar no café com os amigos a ver a bola, e ouvir as bacoradas que cada um diz, sempre contaminadas pela clubite. Outra coisa completamente diferente é ouvir bacoradas vindas da tv ou da rádio, por quem tem a obrigação de não as dizer.

Mas isto não é uma crítica a todos os profissionais de tv e rádio, longe disso! Temos muitos e bons, competentes e capazes!
É apenas um alerta de alguém que já ouviu coisas suas mal narradas, e que frequentemente também é telespetador e ouvinte.

3 comentários:

Jorge Almeida disse...

Pedro Henriques, the man!

Ex-Futebolista que passou pelos quadros do Benfica.

Carlos Capela disse...

Quando li "Pedro Henriques" caiu-me tudo ao chão, mas depois vi que não era o ex-árbitro (que se distingue pela clareza de discurso)! :)

Anónimo disse...

Pedro Henriques, ex jogador de futebol.

Não sei como a SporTv gasta dinheiro com comentadores deste quilate.
Mas não é o único.

Pedro Henriques, este, é um anti-benfiquista nato e disso não se consegue libertar durante os jogos.
Mas não é apenas nos encontros do Benfica que demonstra a sua má qualidade.

Abraço