segunda-feira, 10 de setembro de 2012

NOVAS REGRAS 2012

Estamos com a época a começar.
Como sempre, os árbitros tiveram a reciclagem de início de época, em que foram transmitidas as indicações para a nova época, bem como as alterações às regras e regulamentos, que entrarão em vigor já no próximo fim de semana.

Nos meus próximos posts, irei falar individualmente de cada uma dessas alterações, que respeitam os seguintes temas:
  1. Desqualificação no último minuto;
  2. Treinador;
  3. Lista de participantes;
  4. Oficiais inscritos;
  5. Time-outs;
  6. Intervalo.
Qualquer questão que julguem ser necessário abordar, por favor façam-me chegar.

6 comentários:

Anónimo disse...

Tenho umas dúvidas, como posso comunicar através do seu e-mail? Se sim, qual o seu e-mail?

Cumprimentos

Carlos Capela disse...

Se for uma dúvida que possa ser esclarecida por aqui, pode escrever aqui como comentário.

Se preferir, escreva para:

carloscapela@portugalmail.pt

Sérgio Sousa disse...

Bom noite Sr. Carlos Capela,

Antes demais quero agradecer o seu contributo para o andebol com o seu blog.
Começo por me apresentar chamo-me Sérgio Sousa e no ano passado tirei o curso de árbitro de Desporto Escolar na minha escola mas este ano fui convidado pela Associação de Andebol para ser árbitro regional. Nunca joguei Andebol, por isso, tenho algumas dúvidas que gostava que me respondesse, se fosse possível.

1ª - Foi-me apresentado uma folha de relatório, e tinha escrito "Administrativas" e "Disciplinares"? Qual a diferença entre elas e como posso saber onde devo escrever para relatar o que ocorreu no jogo.(Se pudesse responder com exemplos de situações que lhe tenham acontecido agradecia).

2ª - Esta situação que vou descrever ocorreu-me no ano passado num jogo do Desporto Escolar. O guarda-redes sai a deslizar para defender uma bola, consegue agarrar a bola mas sai da área de baliza em deslize. O que fazer nesta situação? Eu na altura marquei livre de 9 metros para a equipa atacante. Está errado o que fiz?

3ª - Esta situação ocorreu num jogo que vi do campeonato regional daqui que fez muito alarido no pavilhão. O guarda-redes da equipa A defende a bola para fora e o árbitro de baliza marca lançamento de baliza, o guarda-redes da equipa A tem a bola na sua posse para iniciar o jogo novamente mas demorou muito tempo (entre 10 a 20s), não passando a bola a qualquer colega da sua equipa pois andava na área de um lado para o outro, e o árbitro que estava mais próximo marcou livre de 9 metros, a favor da equipa B, por o guarda-redes ter demorado muito tempo. O treinador da equipa A barafustou muito e dizia "Erro técnico, Erro técnico!!! O guarda-redes pode ter a bola na mão o tempo que quiser dentro da área, quando é lançamento de baliza". Em primeiro lugar, o que é erro técnico e quando ocorre e depois gostaria de saber se o árbitro decidiu bem.

4ª Tirei do website da Federação de Andebol o livro de regras e comecei a ler e na regra 16:9 b) não percebo a quem dou o castigo adicional. Se o jogador foi desqualificado, dou ao oficial?

Cumprimentos

Sérgio Sousa

Carlos Capela disse...

Olá, Sérgio.
Agradeço as tuas palavras. Fico contente por saber que vêm aí novos árbitros com vontade de saber mais e de conhecer melhor as regras de andebol.
É normal que, por nunca teres jogado andebol, haja algumas coisas que não saibas. Deixo-te uma sugestão. Não te limites a ler só o livro de regras. Vê jogos, ao vivo e na tv. Vão surgir-te imensas situações que te vão fazer pensar!

Quanto às tuas perguntas, cada uma delas daria um bom tema de um post no meu blogue, e vou aproveitar essas ideias para uns textos a seguir a esta sequência de posts que estou a fazer agora sobre as novas regras. Aí, vou desenvolver melhor as respostas que te vou dar agora, mas deixo-te já umas luzes.

1) Administrativas: escreves se uma equipa não apresentou um oficial qualificado para o jogo, se houve uma falta de luz no pavilhão que interrompeu o jogo, por aí fora...
Disciplinares: escreves eventuais casos de agressão ou insultos, comportamentos do público, por aí.

2) Sim, está errado. No caso em que o GR sai a deslizar com a bola na mão, deves apitar, corrigir o posicionamento e recomeçr o jogo com lançamento de baliza.

3) Erro técnico é um erro que contraria o livro de regras. Por exemplo, assinalar livre de 7m quando deveria ser de 9m não é erro técnico. Permitir que um jogador só cumpra 1m em vez de 2m quando é excluído é erro técnico.
O árbitro não decidiu bem, mas esse treinador não tem razão. O GR não pode ter a bola na mão o tempo que quiser. O que o árbitro deve fazer é apitar para o GR soltar a bola se vir que ele está a demorar muito e só depois tomar uma decisão.

4) Esse castigo adicional é à equipa e chama-se "team penalization". É uma suspensão adicional de 2min. Não te preocupes demasiado com esta regra, embora devas conhecê-la. Eu, por exemplo, em tantos anos de arbitragem não devo tê-la aplicado mais que um par de vezes...

Ajudei?

Sérgio Sousa disse...

Obrigado pelos seus conselhos e esclarecimentos, foram muito úteis, fiquei mais esclarecido sobre as situações que referi no meu post anterior.
Mais uma vez agradeço a ajuda que dá à arbitragem com este blog. Continuarei um assíduo seguidor do seu blog.

Sérgio Sousa

Carlos Capela disse...

Sempre que tiveres dúvidas, não hesites em dizer, ok?

Um abraço e boa época. :)