terça-feira, 11 de junho de 2013

A SANÇÃO DISCIPLINAR SEGUNDO O LIVRO DE REGRAS - 1

Já andava para fazer esta sequência de posts há muito tempo.

O que vou hoje começar a apresentar aqui são os slides de uma apresentação que fiz numa das muitas reuniões de formação que fazemos na Associação de Andebol de Aveiro.

Para combater a tendência de muitos árbitros jovens e menos jovens de não olharem para a nossa Bíblia, o Livro de Regras, decidi levar o livro de regras para as reuniões de formação.

Os próximos slides contêm a transcrição de algumas regras, outros só algumas partes relevantes. Vou tentar fazer uma breve explicação sobre os slides que cá coloco, sempre que tal se justificar, para um melhor acompanhamento desta apresentação.
São 45 slides. Vou tentar separá-los por "tema", para que cada post possa ser lido individualmente, embora nunca completamente independentemente dos anteriores. As regras nunca são independentes umas das outras...




Dividi a apresentação pelos 5 subtópicos que estão indicados no índice.

Pouca gente sabe, mas uma das alterações mais significativas ao livro de regras, das que se operaram nos últimos anos, trouxe a especificação, por escrito, dos critérios pelos quais os árbitros se devem reger nas suas tomadas de decisão. É uma forma de se procurar uma maior uniformidade dos critérios seguidos pelas equipas de arbitragem.
Os 4 pontos enunciados no slide 3 visam proteger a integridade física de cada atleta, punindo com mais severidade as infrações que mais a colocam em risco.

No próximo post colocarei imagens ilustrativas destas situações.

Sem comentários: