sábado, 3 de janeiro de 2009

DRIBLES 2

Ainda sobre o tema "Dribles", gostava de acrescentar um ponto à discussão. Não poderei dizer que é uma regra, muito menos um esclarecimento. É mais um ponto de vista.

Imaginemos o seguinte lance: Um jogador está na defesa, a defender na ponta. Naquele momento, o ponta ofensivo entra a segundo pivot e o defesa acompanha-o, perdendo um pouco a noção de onde a bola está. Há um passe ao pivot, mas este é mal efectuado e bate acidentalmente no defesa que tinha acompanhado o ponta, que até se encolhe um pouco como reacção ao inesperado de ver a bola perto dele. A bola toca nesse jogador, bate no chão, e o jogador onde a bola tinha batido agarra-a e sai em drible para o contra-ataque.

A questão que lanço é: HÁ DRIBLES?
É certo que há um contacto do jogador, que a bola embate no solo depois disso e que o jogador a agarra e volta a driblar... Mas na minha opinião não há, e fundamento com a regra, que volto a transcrever:

7:4 (...)
b) lançar a bola ao solo repetidamente com uma mão (drible)

Considera-se que o drible começou quando o jogador toca a bola com qualquer parte do seu corpo e a dirige directamente para o solo.

Coloquei a negrito as palavras que fundamentam a minha opinião. O jogador não lança a bola nem a dirige para o solo. Ela apenas bate nele...
No entanto, admito que é uma situação susceptível de outras interpretações.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu como treinador de uma equipa de Infantis senti-me revoltado como o que se passou este fim de semana..
Estava a perder por 2 golos a 1m30s do fim e decidi fazer marcação individual a 40 segundos está por 1 e a minha equipa com posse de bola, quando o treinador da equipa adversária disse " façam falta para 2m" caso isso aconteceu, perco a posse de bola e continuo a fazer marcação individual, ao que de imediato um dos arbitros para o jogo e derigi-se a mim a dizer que não posso fazer marcação individual porque estou com mais 1.
resultado perdi o jogo por 1 porque nos ultimos 30segundos tive q defender 5-1 enquanto a equipa adversária queimava tempo no ataque organizado.

Gostaria um comentário se isto é correto!

Obrigado Carlos Capela

Carlos Capela disse...

Bem, não lhe posso dar 100% certeza, mas penso que o correcto seria permitir a marcação individual.
O que não se permite é a defesa mista, ou seja, ou todos defendem individualmente ou ninguém o faz. Não me parece que a sua equipa tivesse de ser prejudicada devido a uma acção faltosa do adversário...