sábado, 10 de janeiro de 2009

FALTA ATACANTE... OU SANÇÃO AO GR?

Recebi o seguinte mail, que transcrevo. Esclareço que quem mo enviou é guarda-redes, e esta situação ocorreu num contra-ataque adversário.
"Boa noite, Capela.
Esta semana tentei ganhar uma falta atacante, não consegui e levei amarelo. Disseram-me que não podia ganhar faltas atacantes porque a baliza está deserta e é uma clara oportunidade de golo.
Gostaria de esclarecimentos em relação a este tema.
Sabendo que posso contar sempre com os teus esclarecimentos.
Um abraço."

A MINHA RESPOSTA

"Boas.
Esse argumento que te deram não está correcto. Claro que o guarda-redes pode tentar ganhar uma falta atacante, mas esses lances são sempre de difícil análise. Posso dizer-te o que EU costumo fazer nesses casos. Se o guarda-redes ganha nitidamente o espaço antes do atacante, claro que é falta atacante... Se a chegada é simultânea, ou quase simultânea, por norma sanciono o guarda-redes, porque é um contacto em que o atacante está normalmente de costas à espera de receber a bola e não conta com o embate, percebes? O guarda-redes tem uma visão total do lance, e o atacante normalmente não... é uma regra que joga um bocadinho contra vós e vos exige muito cuidado na abordagem a esses lances.
Esclareci?
Abraço."

5 comentários:

micropoint disse...

Mas quando sancionas o g.r. tens de marcar livre de 7M certo?

Carlos Capela disse...

Não necessariamente...
Se o atacante ainda mal segurou a bola, ou se por ventura não tem equilíbrio para rematar, não vou marcar livre de 7m, porque não há uma clara oportunidade de golo.
Aliás, as marcações de livre de 7m resumem-se basicamente a isso, a haver (ou não) clara oportunidade de golo.

micropoint disse...

Sim mas não há mais ninguém entre o atacante e a baliza, pensei q só por isso fosse uma oportunidade clara de golo

Carlos Capela disse...

Mas por exemplo, se o gr sai da baliza e faz falta sobre o atacante, estando ambos frente a frente, sem colocar em risco a integridade física do adversário, não vou marcar 7m nem sancionar o gr...

micropoint disse...

Ok, esclarecido