sábado, 31 de janeiro de 2009

PASSOS / APOIOS

É possível que esta questão suscite muitas dúvidas e discussão...
Andei à procura do vídeo mas não o encontrei. Assim que tiver tempo vou procurar melhor, que o meu tempo também não tem sido muito, e depois ponho aqui.

Mas vamos à questão.

Nunca há mais passos que apoios. Ou há mais um apoio do que passos ou são em igual número. Vamos imaginar as seguintes situações.
  1. O jogador apanha a bola no ar, cai com um pé e depois cai com o outro
  2. O jogador apanha a bola no ar e cai com os 2 pés
  3. O jogador apanha a bola no ar, cai com um pé e depois cai com o outro, arrastando o pé para junto do outro
  4. O jogador apanha a bola no ar, cai com um pé e depois cai com o outro, levantando o pé para o juntar ao outro.

No primeiro caso, o jogador efectua 1 apoio ao cair e 1 passo ao cair com o outro pé.

No segundo caso, ao cair com os 2 pés o jogador não dá qualquer passo. Aceito a teoria que já aqui foi deixada de que há 2 apoios, mas ao cair com os 2 pés ao mesmo tempo, entendo que só há 1 apoio. Mas também, para efeitos práticos, é irrelevante...

No terceiro caso, o primeiro pé que cai é 1 apoio e o outro pé dá o primeiro passo, que é o segundo apoio. Arrastar o pé não é considerado passo.

No quarto caso, o primeiro pé que cai é 1 apoio e o outro pé dá o primeiro passo, que é o segundo apoio. Levantar o pé e voltar a pousá-lo é um passo.

Para fundamentar as minhas opiniões, transcrevo o que as regras definem como passo, num excerto da regra 7.3:


7:3 Um passo é considerado dado quando:
a) um jogador que está com ambos os pés no solo levanta um pé e o baixa novamente, ou move um pé de um lado para o outro;
b) um jogador só tem um pé assente no solo e, ao apanhar a bola, pousa o outro pé;
c) um jogador, após um salto para apanhar a bola, só toca o solo com um pé, e salta sobre o mesmo pé ou toca o solo com o outro pé;
d) um jogador, após um salto para apanhar a bola, toca simultaneamente com ambos os pés no solo, levanta um dos pés e volta a pousa-lo, ou muda um dos pés de um lado para o outro.

Comentário:
Conta como um passo, se um pé é deslocado de um lado para outro, e depois o outro pé é arrastado para junto do mesmo.

15 comentários:

Anónimo disse...

Capela queria que me esclarecesses uma coisa.

Sempre que uma equipa tenta fazer uma aérea para o ponta, este salta para denro da área, mas o colega não lhe chega a passar a bola:

A minha questão é a seguinte:

O arbitro não é obrigado a marcar violação da area.

JF

Anónimo disse...

Num caso especifico... um jogador quando recebe a bola ja esta com os 2 pes no chão... conta 1 apoio, e zero passos.... OU CONTA como 1 passo??
Marco

Carlos Capela disse...

JF, são casos em que qualquer decisão pode causar dúvidas. Se, por um lado, podemos pensar que o jogador acaba por não ter influência directa no lance, por outro lado acaba sempre por distrair os defesas e o guarda-redes.
Por isso, penso que se deve marcar a violação de área.

Marco, nesse caso são ZERO passos e ZERO apoios. Ao mover um pé, aí conta UM passo. Se arrastar o outro pé até junto do primeiro só há UM passo no total. Se levantar o outro pé até junto do primeiro há DOIS passos.

Anónimo disse...

Obrigada pela resposta.
É que essa situação ocorreu no passado sábado, no jogo ISMAI-Oleiros, e os árbitros nada assinalaram, pois disseram que o jogador não tinha interferido no lance. Mas o ponta ao saltar, veio bastante perto do poste da baliza.Por isso, acho que esta situação deveria ter sido marcado violação da área.

JF

Carlos Capela disse...

Pois, entendo o ponto de vista dos árbitros e não discordo totalmente. Mas quando a "entrada na área" é grande, penso que se deve marcar sempre a violação, quanto mais não seja, porque há sempre aquela fracção de segundo em que os defesas olham e se distraem.

Anónimo disse...

No terceiro caso, o primeiro pé que cai é 1 apoio e o outro pé dá o primeiro passo, que é o segundo apoio. Arrastar o pé não é considerado passo.


Comentário:
Conta como um passo, se um pé é deslocado de um lado para outro, e depois o outro pé é arrastado para junto do mesmo.

estas duas frase senhor capela fez me um pouco de confusão!
1 arrastar 1 pe n e considerado passo, mas depois no comentario e!
estou confuso! :(
Marco

Anónimo disse...

será que o senhor capela podia colocar uns videos e questionar a malta... relativamente aos apoios e passos para ver se compreendemos "compreendi" :)
!
abraço Marco

Carlos Capela disse...

Marco, o passo não é o arrastar do pé. Repara:

Comentário:
Conta como um passo, se um pé é deslocado de um lado para outro (AQUI É QUE ESTÁ O PASSO), e depois o outro pé é arrastado para junto do mesmo.

Anónimo disse...

senhor Capela no 1 caso são 2 apoios, e 1 passo!pois ele apoia 2 x o pe no chão!1 quando recebe a bola e o segundo mesmo dando 1 passo apoia o pe no chao.. por isso conta apoio e passo!
MARCO

Carlos Capela disse...

Exactamente.
No 1º caso, ao cair com um pé conta 1 apoio e ao pousar o outro dá o 1º passo, que corresponde ao 2º apoio.

Anónimo disse...

então ha sempre mais apoios do que passo!defendo de novo a minha teoria!
:)

Anónimo disse...

Imagine vou a driblar no contra-ataque, faço esquerdo, direito, esquerdo, e remato!
são 3 apoios, 2 passos! ??? TENHO ESSA DUVIDA
JOÃO SILVA

Carlos Capela disse...

Tudo depende do momento em que controla a bola, João.
Se for a correr e apanhar a bola sem que os seus pés estejam em contacto com o solo, o primeiro apoio do seu pé após apanhar a bola é o momento zero, logo, não é nenhum passo.
Já depreendi que é destro.
Imagine que vai em contra-ataque e controla a bola sem que os seus pés estejam em contacto com o solo. Se apoiar de seguida o pé direito, deverá fazer esq-dir-esq e rematar, e dará 3 passos (4 apoios). Se apoiar de seguida o pé esquerdo, deverá fazer dir-esq e rematar, dando assim 2 passos (3 apoios).

Anónimo disse...

Mas se os meus pes estiverem em contacto com o solo? O momento que dou 1 primeiro apoio ja n e zero! por exemplo, faço- esq-dt-esq-3(3 passos;3apoios)????
João S.

Carlos Capela disse...

Exactamente.
Com ambos os pés em contacto com o solo, o 1º passo é o 1º apoio.
Esq-dir-esq são 3 apoios / 3 passos.