quinta-feira, 5 de março de 2009

VÍDEO 7 - Análise (Perg. 1 e 2)

Gostei de ver alguma discussão pelas situações que apresentei. Apenas acho que podia haver mais gente a participar, pois hoje ainda o dia não acabou e já passámos as 45 visitas e poucos escrevem. Acho que todos ganharíamos com mais opiniões...

Passando às questões:
  1. Aqui parece-me um claro exagero da parte do árbitro. A única explicação possível, a meu ver, é um empurrão no acto de remate. Mas nem o empurrão é forte, nem o momento do jogo é propício a erros por precipitações do árbitro.
  2. No lançamento de saída, há um claro desrespeito pela distância de 3m, e o resto é correcto. O árbitro apita neste momento:

O círculo tem 3m de DIÂMETRO e não de RAIO! Logo, o jogador que está na extremidade da linha também está mal posicionado. Aqui faço uma ressalva às marcações dos campos... não está escrito em parte nenhuma que tem de haver uma circunferência! Voltarei a este tema, e desenvolvê-lo-ei, após as análises às 6 perguntas que coloquei.
A nível do posicionamento dos jogadores "vermelhos" está tudo correcto, atrás da linha do meio campo. Podem atravessar a linha a partir do MOMENTO DO APITO do árbitro. O passe é feito neste momento:

Os jogadores dentro dos círculos vermelhos estão muito mal posicionados e o atacante, dentro do círculo verde está posicionado de forma correcta!

Esta é a análise a 2 questões. As próximas seguem nos próximos dias.

6 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Capela, ambos os jogadores "brancos" estão fora do círculo. Se o círculo tem 3m de diâmetro ou não, não sei, até parecem ter.. mas o facto é que há ali um circulo, e quando os patrocinadores o fazem e mandam colocar deviam ter essa preocupação. Daí me parecer um lance correcto, pois ambos estão a 3m da bola..
Surgiu-me esta dúvida e como habitual peço um esclarecimento de quem realmente sabe.
Abraço

Carlos Capela disse...

Mas a questão do círculo é uma falsa questão! E a sua dúvida é a dúvida de (arrisco sem muito erro!) mais de 90% dos atletas e treinadores.
A esmagadora maioria das circunferências desenhadas nos recintos têm 3m de diâmetro. O raio é medido do centro da circunferência até a tocar. Logo, se se mede desde o centro, e é lá que está o jogador que está a repôr a bola em jogo, os defesas estão a 1,5m...
Não sei se estou a ser explícito!

Anónimo disse...

Muito boa observação!.... não fazia a minima ideia sobre este pequeno pormenor!Parabnes pela arbitrgaem no ultimo fim de semana, não tive oportunidade de falar consigo pessoalmente, mas não vão faltar oportunidades!
Não se esqueça de falar acerca do "time-out" do arbitro devia ou não!
Abraço
Raul

Anónimo disse...

Esqueci-me de fazer uma questão, como o jogador de branco esta a 1,5 e não a 3 metros... o arbitro avisava, sancionava, como procedia a este cenario?
Abraço
Raul

Anónimo disse...

Sim foste explicito. Antes de mais pedir que me trates por tu, apensar de não me identificar sou um jovem praticante. Espero eu aqui te poder tratar por tu.

Quanto ao que disses-te, sim de facto é verdade, estão a 1.5m da bola, do local do laçamento de saída. Mas então nesse caso especifico do vídeo ocorre ilegalidade onde? Uma vez que os jogadores defensores se encontram fora do circulo (apartida fora do circulo de 3m de diâmetro,a 1.5m da bola).
Aproveito para colocar uma questão relativa ao laçamento de saída também. O lançamento feito tem de ser no centro do meio campo? Ou pode ser em qualquer local dos 20m da linha central?
Um abraço

Carlos Capela disse...

Podes tratar por tu aqui e em campo (não sei se já apitei algum jogo teu)! Não tenho esses stresses de exigir ser chamado "Senhor árbitro". Penso que quando as pessoas são educadas e sabem manter o nível, há formalidades que podem desaparecer...
A ilegalidade ocorre precisamente pelo facto de os jogadores defensores se encontrarem a apenas 1,5m da bola. Em todos os lançamentos (e o de saída não é excepção), os defesas têm de estar a 3m do executante. E aqui aproveito para responder também à pergunta do Raul. O tempo de jogo e o resultado, bem como o que está em causa neste jogo específico (a passagem à eliminatória seguinte de um Campeonato do Mundo) exigem muito bom senso da parte do árbitro. Uma vez que não há uma tentativa mal intencionada de ganhar vantagem, mas apenas a pressa em ganhar rapidamente a posse de bola aliado ao facto de se poder pensar que estar fora do círculo é sinónimo de estar bem colocado, o simples aviso para o jogador se afastar e consequente perda de alguns segundos é terrivelmente penalizadora para a equipa. Uma exclusão seria suportada pelo livro de regras, mas penso que inadequada para este caso concreto.

Na questão do local correcto de execução do lançamento de saída, ele tem de ser efectuado no centro do terreno, com uma margem de tolerância de 1,5m para cada lado. Como disse antes, vou desenvolver este tema e explicar com mais cuidado e pormenor quando acabar a análise às questões que tinha colocado, ok?

Voltando ao Raul, agradeço as suas palavras. Não sabia que lá estava, podia ter descido cá abaixo para o conhecer! :) Agora não sei quando volto à Madeira, mas com certeza não vão faltar oportunidades.
E não me esqueci do time-out! :)

Abraços.