segunda-feira, 9 de março de 2009

VÍDEO 7 - Análise (Perg. 3 e 4)

Respondo a estas questões no mesmo texto, porque estão muito ligadas.

Vamos separar a questão por partes.
Primeiro, o árbitro não tem de parar o tempo neste caso. O critério para correcção do local de faltas tem de se manter do início ao fim do jogo, e durante o jogo não se pára o tempo para o fazer. Seria diferente, talvez, se fosse a Noruega a repôr a bola (perda de tempo?).
Depois, é preciso saber o que o árbitro marcou. Marcou atacante? Passos? Se sim, então a correcção foi claro excesso de zelo, porque não é 1 metro que faz diferença, e além disso o passe não foi feito para um jogador isolado. Se diz que o jogador está fora do terreno ou que a bola saiu, então é preciso analisar o seguinte: marcou lançamento lateral ou falta dentro do campo? O correcto é marcar lançamento lateral se a bola sai e falta dentro do campo se os pés saem e a bola não...

A mim, parece que a bola não sai e que o árbitro, na correcção, exige que o lançamento seja feito com o pé sobre a linha. A imagem seguinte mostra que o árbitro explica a sua decisão mostrando o gesto de ter indicado lançamento lateral.

Ora, se a bola sai, a correcção faz todo o sentido e o árbitro foi extremamente corajoso nas 2 correcções que fez. Se a bola não sai e ele assinala lançamento lateral por o jogador ter os pés fora, então é uma falha grave com claro prejuízo para a Alemanha.

Sem comentários: