segunda-feira, 19 de abril de 2010

VIOLAÇÕES DA ÁREA DE BALIZA - 2

Pegando novamente na mesma imagem que tenho vindo a utilizar, continuo a falar de violações de área.
Temos a equipa vestida de escuro a atacar. Imaginemos um movimento do pivot, que se desloca por dentro da área e por trás dos defesas, como indico nas marcas (ou, pelo menos, tento…). Este movimento ilegal, por dentro da área, pode ter sido feito consciente ou inconscientemente, mas deve ser sempre punido. A bola pode ir parar às mãos do pivot ou não, mas o certo é que a equipa que ataca acaba por tirar partido desta movimentação ilegal, nem que seja através da distracção que causa nos defesas e no guarda-redes.
É necessário assinalar, neste caso, um lançamento de baliza.

8 comentários:

Jorge Almeida disse...

Sr. Eng.,

boa sorte para o jogo de amanhã.

Pode ser que vá ver o jogo.

Carlos Capela disse...

Obrigado, Jorge.

Penso que vai ser um jogo bastante equilibrado, pelo que toda a força e concentração que consiga ter ser-me-ão fundamentais.

Mais uma vez agradeço.

Um abraço.

Jorge Almeida disse...

Sr. Eng.,

1º) o jogo de ontem foi difícil de arbitrar, mas acho que, no global, estiveram bem. Foi muito mais difícil de arbitrar que o Sporting - Xico Andebol que vos vi arbitrar também no Pavilhão do Casal Vistoso. Claramente, este jogo não era para árbitros "caloiros".

Uma ou outra situação em que pareceu-me terem errado, mas ninguém é perfeito.

Não fazendo as análises às duplas de arbitragem duma forma tão "esmiuçada" como o Banhadas costuma fazer, nem me "armando" em "censor", acho que os 2 erros "mais graves" que me lembro foram os seguintes (espero que não me leve a mal por os referir assim):

a) Numa das exclusões por 2 minutos ao jogador nº 7 do Sporting (não a última - e só a identifico para facilitar a sua identificação da jogada em concreto), vocês, antes, tinham assinalado que o Madeira SAD estava a incorrer em situação de "jogo passivo". Ocorreu a exclusão, e, não sei porquê, vocês deixaram de sinalizar o "jogo passivo". Mera distracção ...

b) Houve um golo assinalado a favor do Madeira SAD, na 2ª parte, em que o jogador atacante (não me lembro quem) sofre uma "gravata", insiste (mesmo a sofrer "gravata), incorre em passos, e marca golo.
Segundo a regra vigente, teriam de assinalar falta defensiva e sanção de 2 minutos para o defesa.
Sabe qual é a minha opinião em relação a este tipo de faltas (não a mudei), no entanto, pelo menos, o defesa teria de ter visto ser-lhe aplicada a sanção de 2 minutos ...

2º) Uma mera curiosidade (responda, se quiser): Ontem, a que horas é que chegaram a Espinho?

Jorge Almeida disse...

1º) Em relação ao jogo de ontem, e a possíveis violações da área de baliza, lembrei-me dum contra-ataque duma das equipas (neste caso, do Madeira SAD - muito mal feito, por sinal), que deu golo, tendo um dos seus jogadores claramente dentro da área, mas não tendo tirado partido dessa posição, nem sequer atrapalhou a acção de ninguém.

Golo bem assinalado, jogada bem avaliada por vocês.

Mas ainda houve gente na bancada que ensaiou protesto ... Devia ser pela insuficiente recuperação defensiva que a equipa da casa mostrou naquele lance em particular ;)

2º) Responda se souber (e se quiser, claro): Quando é que vocês recebem novos equipamentos por parte da FAP? Porque é que vocês só actuam com aquele equipamento, e há duplas de árbitros a usarem equipamentos predominantemente escuros? Não deveria haver uniformidade no capítulo dos equipamentos entre as diferentes duplas de árbitros?

Carlos Capela disse...

Boa tarde, Jorge.

Críticas são sempre bem vindas, desde que feitas de forma correcta, como o Jorge faz questão de as apontar.
Sim, o jogo de ontem foi bastante mais difícil que o Sporting-Xico. Acho que foi muito importante termos entrado bem, pois quando assim é, é meio caminho andado.

Em relação às situações que aponta, a minha opinião é a seguinte:

Na situação do jogo passivo, não houve qualquer distracção, bem pelo contrário, pois quando uma equipa está a incorrer em jogo passivo (braço levantado), e a equipa defensora é sancionada disciplinarmente, o braço vai para baixo e a equipa que ataca tem direito a reorganizar o seu ataque.

Na situação da gravata, é possível que tenha acontecido. Se assim foi, claro que se deveria ter interrompido o lance antes.

No golo em contra-ataque do Madeira, o jogador não conseguiu apanhar a bola e, assim que entrou na área, desviou-se imediatamente para o lado. Não vi ali razão para invalidar o lance. Ainda bem que da bancada a percepção foi a mesma. :)

Quanto aos equipamentos, não sei quando vamos receber equipamentos. Penso que se está a trabalhar nisso.
Ainda ontem comentei com o Bruno que nos últimos jogos de PO01 temos usado sempre o branco, mas é pura coincidência. Nem o amarelo nem o azul que eu levava dava para usar, uma vez que o Madeira usou precisamente essas cores nos jogadores de campo e no guarda-redes. E olhe que o branco é o menos confortável para mim porque o material que comprei não veio todo igual, mas isso são contas de outro rosário... :)
Só poderá haver uniformidade de marca quando todos usarmos a mesma coisa. Até lá, cada um usa o seu equipamento.

Quanto às horas, pus a chave na porta às 3h30. Aterrei passado pouco tempo e hoje de manhã bem cedo já estava fora da cama, apesar de ter o corpo a estalar. Tem que ser!

Jorge Almeida disse...

Pobre vida a dum árbitro de andebol em Portugal (e suponho que assim seja nas restantes modalidades desportivas que não o futebol profissional).

Tem de chegar a casa às tantas da manhã depois dum jogo feito a quase 300 Km de distância de casa, não tem direito a descansar nessa noite num hotel e a ter falta justificada no trabalho quando arbitra jogos à semana longe de casa (ao contrário do futebol), não têm equipamentos iguais (pelo menos na categoria de elite - um sinal de esquecimento da FAP, que devia ter-se lembrado de vocês quando negociou o contrato com a marca desportiva que fornece os equipamentos às selecções nacionais - ao contrário do que acontece nas restantes modalidades), para além de ser recebido (em alguns pavilhões, felizmente bem menos que no futebol) com insultos, apupos, etc ... (isso, já é comum aos árbitros das outras modalidades incluindo futebol).

Sr. Eng., não escrevo isto para o desmoralizar, nem por sombras. Escrevo para lembrar aos restantes leitores deste blogue que a vida de árbitro de andebol em Portugal é tudo menos fácil.

Depois, admiram-se e queixam-se que não há árbitros em nº suficiente ...

Jorge Almeida disse...

Sr. Eng,

fora de tópico.

Lembra-se de ter-lhe descrito, aqui há tempos, uma situação em que o equipamento da dupla de arbitragem confundia-se imenso com o equipamento duma das equipas, e isto na PO09?

O Sr. Eng. respondeu que isso tinha de ser evitado a todo o custo.

Veja lá o que aconteceu no jogo HSV Hamburg (ALE) - Bm. Ciudad Real (ESP), disputado ontem, a contar para a Liga dos Campeões Masculina:

http://www.ehftv.com/ec/cl/men/2009-10/video/001041

Só vi um bocadinho do jogo (espero ver mais, pois parece-me que será a autêntica final antecipada da prova). Admirar-me-ia que os jogadores do Ciudad Real não tenham passado a bola a um dos árbitros, pensando que estavam a passar a bola a um dos companheiros de equipa.

Se isto já é mau ocorrer numa prova nacional, o que dizer numa prova internacional (a apitar equipas profissionais, numa prova que, indiscutivelmente, tem outro calibre que a nossa PO09).

Que rico exemplo dado aos nossos árbitros!

Carlos Capela disse...

De facto a escolha não foi a mais feliz.
Lado a lado, o cinzento e o preto são cores distintas, mas à velocidade do jogo nem sempre é fácil de o fazer...