terça-feira, 13 de abril de 2010

VIOLAÇÕES DA ÁREA DE BALIZA - 1

Pego na mesma imagem que usei no post anterior, para falar de possíveis situações de violação nem sempre involuntária da área de baliza.

Reparemos no ponta, esquecendo que ele poderá estar fora do campo. Imaginemos que a sua posição é correcta, dentro das quatro linhas. Imaginemos ainda, que ele entra e sai da área de forma repentina, ou porque quer distrair os defesas ou porque queria entrar a segundo pivot e se arrependeu. Ou outro motivo qualquer!

O que deve o árbitro fazer neste caso? O jogador teve interferência no desenrolar do jogo?
O sentido de jogo deve ser invertido, precisamente porque se considera que o jogador usa de meios ilegais, por estar a usar uma zona do terreno que lhe é vedada pelas regras, e com isso tirar a vantagem de distrair os defesas, condicionando-os na sua acção defensiva.

Mais uma vez recordo que estas situações devem ser lidas à luz do contexto do jogo e de cada situação em si. Não é por um jogador pisar a linha "com uma unha" que vou inverter o sentido de jogo neste caso específico, mas também não se deve pensar "Oh, está na ponta, não afecta ninguém!", porque na realidade afecta...

Sem comentários: