segunda-feira, 17 de maio de 2010

LARGURA DAS LINHAS - curiosidade...

Ainda com as balizas como base...
Isto é uma simples curiosidade, e só os muito atentos repararão nela sem ler na íntegra o livro de regras.
Alguém sabe dizer quanto mede a linha de saída de baliza? E a linha de baliza?
A linha de saída de baliza está entre cada poste e a linha lateral.
A linha de baliza é a linha entre postes.
Se não têm a mesma largura, em que direcção está o excedente?
Amanhã ou depois publico aqui a explicação... :)

5 comentários:

Anónimo disse...

Boas..
Creio que a largura das linhas será 5cm, e o excedente no caso da linha de baliza será para dentro da mesma.
Posso estar errado, por isso nada melhor que o Sr. Capela apresentar a regra tal e qual ela é.
Sem mais!

Jorge Almeida disse...

Se não me falha a memória, a linha de baliza tem de ter a mesma largura dos postes da baliza, pelo que é mais larga que as restantes linhas que limitam o terreno de jogo.

A razão da linha de baliza ser mais larga que as restantes é para facilitar a vida a quem tem de julgar se é golo ou não, precisamente nestes lances duvidosos. É que, como a linha de baliza tem uma largura igual à dos postes da baliza, os árbitros podem fiar-se nos postes da baliza para averiguar se foi, ou não, golo.

O diferencial de largura vai no sentido para o exterior do campo. Aliás, não teria sentido outra coisa ...

Sendo que a baliza tem, entre postes, 3 metros, a linha de baliza tem esses 3 metros.

A linha de saída de baliza, como o terrenos de jogo tem de ter (excepto em campos de mini-andebol, claro!) 20 metros (de canto a canto), ocupa os restantes 17 metros.

Espero não ter errado. É que, para responder, nem consultei o livro de regras.

Aníbal disse...

A linha entre os postes é mais larga, não sei exactamente a largura, mas penso que é a mesma dos postes :)

Tenho uma dúvida sobre um assunto que nada tem a ver com este e que já foi aqui discutido. É uma situação que aconteceu há uns tempos: O jogador x é excluído aos 26min e 44s. Aos 27min 53s, enquanto ainda dura a primeira exclusão, é novamente excluído. O que aconteceu foi que até aos 28min 44s a equipa jogou com 4 jogadores de campo, e ficou completa aos 29min 53s, quando reentrou o jogador x. Isto é correcto? Eu admito que sim, mas sendo assim, o jogador x apenas cumpre 3min e 9s de suspensão, e não 4 min...
Um abraço!

Carlos Capela disse...

Sem falar das linhas, para ver se mais alguém opina, vou só esclarecer o Aníbal.

É correcto. O jogador x não cumpre os 4min completos mas a equipa é penalizada como se assim fosse. O que se passa é que tem de sair mais um jogador do campo para cumprir o tempo restante relativo à 1ª exclusão, deixando a equipa com menos dois jogadores durante aqueles 51seg.
O jogador cumpre menos tempo, mas penaliza fortemente a sua equipa. E só a ele são averbadas as exclusões no boletim de jogo, pois quem sai para cumprir o tempo não tem culpa...

Abraço.

Aníbal disse...

Perfeitamente esclarecido :) na altura que o lance ocorreu nem reparámos nisso, mas depois de pensar um bocadito é que reparámos que o jogador acabava por não cumprir os 4 min.