quarta-feira, 5 de maio de 2010

VIOLAÇÕES DA ÁREA DE BALIZA - 4

Continuo neste tema, uma vez que me parece ser um dos temas mais pertinentes.
Hoje abordo um tipo de lances que acontece amiúde, mas que é dos mais difíceis de analisar. É certo que o poderia incluir no título "Falta atacante", mas posso também inclui-lo aqui...
Lembremo-nos daqueles lances em que é marcado um livre de 7m por um defesa estar dentro da área após contacto com um atacante. É preciso analisar quem é o culpado pela violação da área, ou seja, se a entrada nos 6m é voluntária ou resulta da acção de outro atacante.

Explico:
Bola no lateral, que salta por cima do defesa em acto de remate, e acaba por soltar ao ponta. O defesa que entrou em contacto com o lateral entra na área por força desse contacto e acaba por ir contra o ponta (ou atrapalhar-lhe a acção), que entretanto saltou para rematar.

É necessário ver se existe falta atacante do lateral ou não.

  • Se o defesa está em movimento e não tem o espaço ganho no momento do contacto com o lateral, sendo depois projectado para dentro da área, deve ser assinalado livre de 7m;
  • Se o defesa está imóvel e "leva com o lateral em cima", e por força desse abalroamento entra na área e estorva a acção do ponta, então deve ser assinalada falta atacante do lateral.

Não posso deixar de ressalvar que estas situações são extremamente difíceis de analisar para os árbitros, inclusive pela velocidade do próprio do jogo e da rápida acção que nos é exigida quando acontece.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite. Algumas dúvidas...

1. "Se o defesa está imóvel e "leva com o lateral em cima" - não é logo aqui atacante, independentemente se estorva ou não seja quem for?

2. Bloco de remate a pisar a linha (dentro, portanto)...9m ou 7m? Sanção disciplinar ou não?

3. Pivot a ser agarrado pelo defensor dentro da área, mas com o atacante de costas para a baliza...7m?

4. Num ressalto de bola, com a mesma na área de baliza, intencionalmente um defesa entra na área e deliberadamente toca na bola...habitualmente é 9m, sem sanção disciplinar (até se for com o pé, como já assisti)...não ficam 2' por dar?

Muito grato pelo trabalho desenvolvido neste blog em prol da modalidade...

Carlos Capela disse...

Eu é que agradeço, por participar!
Há coisas que é difícil responder de uma maneira linear, pois depende do jogo a da situação em si, mas vou tentar responder da melhor maneira possível.

1. Evidentemente. Atacante imediatamente.

2. Muitas vezes é dificílimo avaliar estas situações. À partida 7m. A sanção depende da intencionalidade ou da repetição de mesma infracção, por exemplo...

3. À partida 7m. Mas há intenção do pivot ganhar espaço ou fica simplesmente com a bola na mão? Deve sempre haver a procura do espaço e da vantagem...

4. Poderá ser 7m. A intencionalidade num caso destes aconselha a que haja sanção disciplinar.