segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O JOGO PASSIVO - 1

Pediram-me no outro dia um post sobre o jogo passivo.
É, de facto, uma lei de aplicação subjetiva, mas de conceitos simples de entender. Isso não invalida que se tente fazer uma explicação "a fugir às regras", ou seja, sem usar as expressões que estão escritas no livro. Com este post, pretendo apenas falar do jogo passivo não só como deve ser visto, mas também como eu o vejo. É, por isso, um post ligeiramente pessoal.

Não há tempo definido para uma equipa estar em ataque, como outras modalidades optaram por definir. Por isso, é imperioso saber o que leva uma equipa a "entrar em jogo passivo".
E o que leva um árbitro a levantar o braço, sinalizando iminência de jogo passivo, é a ATITUDE OFENSIVA da equipa. Pode existir um braço levantado ao fim de 5 ou 10 segundos, mas também se pode levantar o braço ao fim de 40 ou 50 segundos. Tudo depende da vontade da equipa em criar oportunidades de golo e de ir para a baliza contrária. Aqui, é importante não confundir a procura da criação de uma oportunidade de golo com o remate efetivo à baliza.

E digo isto porque a procura de uma oportunidade de golo é uma forma de mostrar atitude ofensiva, de procurar o golo, de atacar a baliza adversária. Por vezes, quem a procura não consegue rematar, mas não se deve "punir" a equipa apenas porque não consegue efetuar o remate. Deve dar-se uma pequena margem à equipa que procura a baliza adversária.

Aqui, surge outra questão. Não podemos "castigar" uma defesa que é bem sucedida e impede o adversário de rematar. Logo, é preciso encontrar uma espécie de solução de compromisso entre dar a oportunidade a quem quer efetivamente atacar de o fazer, e não punir uma defesa competente que está a conseguir os seus intentos.

Sim, esta é parte mais subjetiva da decisão do jogo passivo, e deve ser acompanhada do gesto manual ilustrado aqui ao lado.
Por outras palavras, este gesto quer dizer que uma equipa "não está a procurar a baliza" ou "não está a conseguir encontrar o caminho da baliza com a rapidez necessária".
Este gesto também quer dizer que a inversão do sentido de jogo devido a jogo passivo, com passagem da posse de bola para a outra equipa, está iminente.

E quanto tempo depois se deve concretizar essa inversão? Existe um número de passes definido?
Não há tempo estipulado. A regra a cumprir é a necessidade da equipa atacante proceder a uma imediata mudança do ritmo de jogo para, aqui sim, conseguir concretizar a procura de uma oportunidade de golo.
Ou seja, após o gesto mostrado em cima, a equipa tem de construir rapidamente uma situação de golo ou ficará sem posse de bola.

O árbitro deverá permitir sensivelmente uma "circulação de bola" equivalente a uma sucessão de passes de ponta a ponta antes de inverter o sentido de jogo. Considera-se que é possível fazer a organização de um ataque rápido para atirar à baliza com 5/6 passes, embora este número não seja fixo. O momento ótimo para a inversão é no passe ponta-lateral, uma vez que a bola não se dirige para a baliza.

Quando tal sucede, o árbitro deve apitar, sinalizar o sentido que o jogo deverá tomar (tal como em qualquer outra situação) e fazer o gesto manual indicado aqui ao lado direito.

Antes da inversão, é frequente a equipa que ataca sofrer faltas sucessivas, que obriguem a lançamentos livres de 9m. Aqui, não se vai obviamente fazer a contagem dos 5/6 passes porque existem interrupções pelo meio, devendo o jogo ser invertido assim que se observe a incapacidade de rematar à baliza e quando surgir um momento oportuno para a inversão. Por "momento oportuno" refiro-me a um passe lateral, por exemplo.

No próximo post, escreverei sobre as situações em que uma equipa que está em risco iminente de incorrer em jogo passivo deixa de estar, mantendo a posse de bola.

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostei e já aprendi mais alguma coisa. Aguardo com impaciência o post seguinte pois é ai que tenho maiores dúvidas.

Carlos Capela disse...

Obrigado!
Hoje ou amanhã já deixo aqui o próximo.

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol previstos para amanhã:

http://andeboltv.blogspot.pt/2012/11/lista-de-transmissoes-entre-12-e-18.html

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol previstas entre 19 e 25 Novembro 2012:

http://andeboltv.blogspot.pt/2012/11/lista-de-transmissoes-entre-19-e-25.html