quinta-feira, 1 de novembro de 2012

UM AGRADECIMENTO PESSOAL

Hoje não vou fazer nenhum post sobre regras. Tinha começado já a fazer outros, mas esses vão esperar, e faço-o por um motivo que me agrada muito partilhar convosco.

Esta manhã fui apitar um jogo regional de juvenis femininos, entre a Ac. Espinho e o Valongo. Tive de o fazer sozinho porque o meu colega desta manhã teve um problema de última hora que o impediu de vir a Espinho esta manhã.
Quando se dirige um jogo sozinho, há muitas coisas que mudam, a começar pela visão que temos dos lances.

Na sequência de um remate da Ac. Espinho, a guarda redes do Valongo não defendeu à primeira e acabou por tirar a bola de junto da baliza, sem que eu conseguisse ver se tinha ou não passado a linha, num lance que em qualquer jogo seria sempre de dúvida. As atletas da Académica gritaram golo. Eu não vi e perguntei à guarda redes se tinha sido golo e ela disse que sim, que já tinha tirado a bola de dentro da baliza.
Assinalei golo.
Sim, só o fiz porque a guarda redes confirmou que o sofreu.

Perante isto, só me resta agradecer às 2 equipas a correção com que o jogo decorreu e a compreensão perante a minha impossibilidade de ajuizar corretamente este lance em particular.
Mas o agradecimento maior vai para a guarda redes da equipa do Valongo, porque com este gesto e mesmo sem essa intenção, me fez sentir que ainda vale a pena andar no andebol.
Agradeci-lhe pessoalmente e volto a fazê-lo publicamente.

6 comentários:

Anónimo disse...

Os meus sinceros parabens ao Carlos Capela,pela coragem em nos transmitir este texto, é também por estas e outras atiutdes similares, que eu ainda cá ando, diga-se adepto da modalidade, e cada vez me sinto mais apaixonado pela mesma. Estendo este meu agradecimento à honestidade da atleta do Valongo.

Henrique Silva

Jorge Almeida disse...

Sr. Eng.,

1º) onde é que se posiciona em campo quando arbitra os jogos sozinho? Linha de Meio Campo? Linha de Fundo?

2º) não conheço as pessoas em causa, mas já conheci muito dirigente no Andebol que era bem capaz de castigar essa GR por ter-lhe admitido que era golo, não pelo golo em si, mas por ter admitido que era golo ao árbitro. Só espero que os dirigentes do Valongo sejam boas pessoas, e não castiguem a atleta em causa.

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol para hoje e amanhã:

http://andeboltv.blogspot.pt/2012/10/lista-de-transmissoes-entre-29-out-e-4.html

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol entre 5 e 11 Novembro 2012:

http://andeboltv.blogspot.pt/2012/11/lista-de-transmissoes-entre-5-e-11.html

Carlos Capela disse...

Sozinho, sempre no meio campo... é aí que se minimiza a área "não coberta" visualmente.

No que toca a um eventual castigo à atleta, estou perfeitamente descansado. Não só os dirigentes do Valongo são bem formados, como mesmo na hora vi um gesto de aprovação vindo do banco para a atleta.

Quem castigar uma atleta que faz isto, especialmente num escalão de formação, merece o meu mais profundo desprezo...

Jorge Almeida disse...

"Quem castigar uma atleta que faz isto, especialmente num escalão de formação, merece o meu mais profundo desprezo..."

Também meu, Sr. Eng..

Aproveito para esclarecer que acho que a maioria dos dirigentes é bem formada, mas também há aqueles que querem ganhar a todo o custo.