quarta-feira, 15 de maio de 2013

LEI DA VANTAGEM - Dupla vantagem

É incontornável falar de situações de dupla vantagem quando se explica o conceito de lei da vantagem.
Já o fiz anteriormente (ver Lei da Vantagem... a dobrar), volto a fazê-lo hoje.

Uma situação de dupla vantagem configura um erro de arbitragem, um lapso na condução de um jogo. Contudo, é um risco que se corre quando se tenta ao máximo aplicar a lei da vantagem. É um risco tão grande como o de acabar por não se assinalar infrações que, de facto, existem. Mas esse é um dos verdadeiros prazeres de arbitrar um jogo, um dos maiores desafios que se colocam aos árbitros.

Mas vamos, então, tentar definir "dupla vantagem":

  • É conceder a lei da vantagem a uma equipa e, vendo que essa equipa tem insucesso no prosseguimento do ataque, apesar de a aplicação da lei da vantagem de forma correta lhe dar condições para isso, assinalar a primeira infração.

É mais fácil do que parece, e a minha "definição" também não ajuda muito, mas vamos a um exemplo.

  1. EXEMPLO 1:
    Circulação de bola aos 9m ofensivos. O lateral é empurrado mas, apesar de estar em completo desequilíbrio, consegue passar a bola ao ponta. Este tem perfeitas condições para segurar a bola, mas vê-a passar por entre as mãos, para fora do terreno de jogo.
  2. EXPLICAÇÃO:
    A lei da vantagem foi aplicada no momento do empurrão, e porque o passe acabou por ser bem feito. Mas não devo "voltar atrás" na decisão e assinalar a falta, só porque o ponta não segurou um passe que acabou por ser correto! Isso seria dar "dupla vantagem".
  3. DECISÃO CORRETA:
    Assinalar lançamento lateral a favor da equipa que estava a defender e, se necessário, aplicar sanção disciplinar ao defesa que empurra o lateral.
Outro exemplo...

  1. EXEMPLO 2:
    Ataque 1x1. O atacante passa pelo defesa, que acaba por prender o atacante por trás. O atacante liberta-se, dá 4 passos e remata. 
  2. EXPLICAÇÃO:
    A lei da vantagem foi aplicada aquando do agarrar por trás, e porque o atacante se liberta. Mas se depois disso ele está perfeitamente equilibrado e dá 4 passos, não vou "voltar atrás" e marcar a falta! Isso seria dar "dupla vantagem"!
  3. DECISÃO CORRETA:
    Assinalar passos e aplicar sanção disciplinar ao defesa que agarra por trás.

1 comentário:

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstas entre 17 e 19 Maio 2013:

http://andeboltv.blogspot.pt/2013/05/lista-de-transmissoes-entre-13-e-19.html