Não é permitido ao guarda-redes:
5:10 Tocar a bola com o pé ou a perna abaixo do joelho, quando esta está parada no solo na área de baliza ou movendo-se em direcção à área de jogo.

100 000 visitas. Para um espaço que se prende apenas com o estudo e a análise das regras e leis de Andebol, é muito significativo. Muito obrigado! E como sempre digo... este espaço é de todos, para todos.
O excedente está dentro do terreno de jogo, com 3cm de poste, em consequência, a estarem dentro do terreno também.
Suporte pelo livro de regras:
DIRECTIVAS PARA TERRENOS DE JOGO E BALIZAS
a) (...) A largura das linhas de golo (entre os postes da baliza) é de 8 cm, tal como os postes da baliza. Todas as outras linhas têm uma largura de 5 cm. (...)
g) (...) A traseira dos postes de baliza devem estar em linha com a extremidade traseira da linha de baliza (e da linha de saída de baliza), o que significa que o lado dianteiro dos postes de baliza é colocado 3 cm na frente da linha de saída de baliza. (...)
Contudo, relembro que isto é apenas uma curiosidade, com pouca relevância para o desenrolar de um jogo.
A regra que o suporta é:
9:1 Um golo é válido quando a bola na sua totalidade ultrapassa a linha de baliza (...).
O que se vê? Uma camisola a ser agarrada? Talvez...
Mas repare-se na mão que supostamente agarra. Completamente aberta. A camisola fica presa na resina que há nos dedos.
Visto assim é fácil detectar, mas agora imagine-se isto à velocidade típica de um jogo de andebol, muitas vezes sem o ângulo certo para se avaliar o lance, nem a felicidade de uma imagem como esta.
Explico:
Bola no lateral, que salta por cima do defesa em acto de remate, e acaba por soltar ao ponta. O defesa que entrou em contacto com o lateral entra na área por força desse contacto e acaba por ir contra o ponta (ou atrapalhar-lhe a acção), que entretanto saltou para rematar.
É necessário ver se existe falta atacante do lateral ou não.
Não posso deixar de ressalvar que estas situações são extremamente difíceis de analisar para os árbitros, inclusive pela velocidade do próprio do jogo e da rápida acção que nos é exigida quando acontece.