quarta-feira, 15 de outubro de 2008

PEDIR OU NÃO DESCULPA?

Hoje não vou falar acerca de uma situação em particular, nem esclarecer dúvidas de regras.
Vou transcrever a seguinte passagem do jornal "Record", na sua versão online: “Aquele amarelo foi uma pena. O árbitro mostrou-me cartão por jogo incorrecto numa falta a meio-campo... Perguntei-lhe, olhos nos olhos, se era justo e ele disse-me que podia ter falhado no julgamento do lance. Mas não há volta a dar e não jogo em Portugal. Já não vou ao país do Quaresma.” Estas palavras são de Zlatan Ibrahimovic, como se sabe a estrela da selecção Sueca de futebol.
E por que razão transcrevo estas palavras? Porque é raro assistirmos a uma demonstração tão grande de fair-play, respeito e aceitação, quer do árbitro do jogo, quer de um jogador admoestado. Infelizmente, são poucas pessoas as capazes de aceitar que um árbitro pode errar num julgamento de um lance. Sem querer desculpabilizar a classe à qual pertenço, porque somos árbitros porque queremos, sabemos ao que estamos sujeitos e quais são as nossas obrigações, mas estamos sempre sob a mira de toda a gente.


Como em todas as actividades do mundo, há os bons e os maus, os competentes e os incompetentes, mas o que me interessa para este exemplo, é que há os humildes e outros que nem por isso. O que não quer dizer que não sejam muitas vezes melhores árbitros que os outros.
A minha forma de estar em campo, assim como a do meu colega, é a de que somos "apenas mais um" componente do jogo, e não temos problemas nenhuns em dizer a alguns atletas ou treinadores "Desculpa lá, posso ter-me enganado" ou "Esta foi a minha visão do lance, pode ser errada". Há pessoas que aceitam e outras que acham insultuoso pedirmos desculpa. Houve um caso de um jogador a quem disse "Pá, desculpa lá, mas eu analisei o lance desta forma, não quer dizer que esteja 100% correcto!" me dizer "É preciso ter lata para me pedir desculpa.". Poderei ter errado? É possível, não sei... Vamos supôr que sim. Mas é mais grave eu ter errado ao assinalar mal uma falta atacante ou os 5 ou 6 remates que esse jogador falhou quase seguidos nos minutos seguintes?
Não quero com isto dizer outra coisa, que não seja a tentativa de transmitir a mensagem de que somos todos passíveis de errar, mas nem somos todos capazes de pedir e aceitar um pedido de desculpas.


Não resisto a contar outra história. Não vou referir nomes para não ser mal interpretado. No ano passado, num jogo da 1ª divisão (PO01), faltavam poucos minutos e existe um contra-ataque de uma equipa. Há uma situação duvidosa junto à linha dos 6m e eu assinalei livre de 9m. Pelas reacções, até do meu colega, apercebi-me que deveria ter assinalado 7m. O jogo prosseguiu e naqueles segundos posteriores revi o lance mentalmente vezes sem conta e apercebi-me que tinha errado. Logo a seguir um jogador lesiona-se e aproveitei a paragem para ir falar com o atleta e explicar-lhe a minha visão do lance, e até para lhe dizer que tinha errado. Ele mal me deixou falar e apenas disse "Não se preocupe, que eu falhei mais vezes do que o senhor ao longo do jogo. Errar é humano e eu aceito isso com normalidade." Agradeci-lhe aquela forma de estar no Desporto. Ainda mais me marca esta história, sabendo que o atleta ainda não tinha 21 anos, mas já tem uma maturidade fantástica.

2 comentários:

gupi disse...

Quando são os jogadores a cometer uma falta grave e levam vermelho depois vem pedir desculpa pois não foi por mal para ficar sem o cartão.
Deviam era pedir desculpa aos da equipa contrária.
Acho que um arbitro não deve pedir desculpa errou está errado. Os jogadores quando falham pedem desculpa a alguém? Quando são os árbitros a falhar ninguém perdoa mas esquecem-se dos remates e sete metros que falham durante o jogo.
É a minha perspectiva

Carlos Capela disse...

Mas repara, o que eu quero dizer é que não devemos pedir desculpa por tudo e por nada, mas apenas pontualmente.
Como eu tenho uma postura aberta em campo e gosto de dialogar, não vejo problemas em um jogador dizer-me de forma correcta que o lance não foi como eu o analisei. Errar todos erram, e o melhor árbitro não é o que não erra, mas o que erra menos.
Não vou andar a pedir desculpa a torto e a direito (CLARO!), mas sim numa conversa discreta, e não vejo mal por isso acontecer.

E uma nota... Se um jogador comete uma acção para vermelho e apreensão de CIPA, não é pelo facto de me vir pedir desculpa que lho vou devolver. Sobe imenso na minha consideração, é certo, mas isso não me impede de fazer o devido relatório. E acho que nenhum árbitro deva ceder a esses pedidos, porque algumas vezes nem sequer são sinceros.

No ano passado houve um jogo em que 2 atletas se agrediram. Cruzeta a ambos, vieram ambos pedir desculpa, mas os CIPAS seguiram para a FAP e foram ambos obviamente castigados. Ambos os atletas merecem o meu respeito pela atitude digna de vir pedir desculpa, inclusive um ao outro, mas não podem deixar de ser punidos pela atitude que tiveram.