segunda-feira, 16 de março de 2009

LANÇAMENTO DE SAÍDA - esclarecimento

Acrescento aqui um ponto que foi focado num comentário do tópico anterior.
O lançamento de saída deve ser executado com um pé sobre a linha central, com 1,5m de tolerância para cada lado. Contudo, os árbitros deverão ser menos rigorosos em algumas situações. Transcrevo a regra e o Esclarecimento que tratam deste assunto.

10:3 O lançamento de saída é executado em qualquer direcção a partir do centro do terreno de jogo (com uma tolerância lateral de cerca de 1.5 metros). (...)
O jogador que executa o lançamento de saída deve estar com pelo menos um pé em contacto com a linha central e o outro pé sobre ou atrás da linha.


ESCLARECIMENTO Nº7

Como uma linha de orientação para a interpretação da Regra 10:3, os árbitros devem ter em conta o objectivo de encorajar as equipas a fazer uso de um lançamento de saída rápido.
(...)

Embora a regra estabeleça que o executante tem que pisar a linha central e estar com uma margem de tolerância de 1.5 metros do centro, os árbitros não devem ser excessivamente precisos nem tão pouco preocuparem-se com os centímetros.

(...)

Além disso, a maioria dos campos não têm o ponto central marcado, e alguns terrenos de jogo podem ter a linha central até mesmo interrompida devido a publicidade no centro. Em tais casos, o executante e o árbitro estão obrigados a estimar a posição correcta, e qualquer insistência na exactidão seria irrealista e inapropriada.

Esta imagem em cima mostra um pavilhão que seguiu a norma que saiu há uns anos, que sugeria a pintura a cor diferente de uma linha de 3m no centro do terreno, com 1,5m para cada lado.

4 comentários:

Anónimo disse...

Tenho uma questão:
Um jogador remata e o gr defende para a frente e fica lesionado, não precisa de ser na cara, e fica estendido no chão, sobre a linha de baliza. Entretanto a bola vai a rolar até chegar ao jogador adversario que se encontra no meio. Depois remata e marca obviamente golo, já que o gr se encontrava estendido. Que deve fazer o arbitro? Parar logo o jogo, ou validar o golo?

Carlos Capela disse...

Já aqui há tempos se falou nesta situação. O guarda-redes é um jogador "especial" e as suas lesões tratadas com cautela. Não são só as bolas na cara que podem originar uma paragem no tempo de jogo.

É um pau de 2 bicos. Temos de ter cuidado se é uma simulação do guarda-redes ou há mesmo uma lesão.

Se vemos que o remate é fraco, lhe acerta na perna e ele cai, se calhar não há motivo para parar. Não posso prejudicar a equipa atacante...
Se o remate é forte ou lhe acerta numa zona mais sensível (cabeça, testículos, abdómen, por ex), então poderá haver motivo para interrupção imediata do jogo.

Anónimo disse...

Caso não seja na cara a bola é na mesma do GR?? Já que quando à uma remate à face do GR a bola é recolocada com lançamento de ´6m por parte do GR..
Obrigado
Abraço

Carlos Capela disse...

Nenhuma decisão que um árbitro tome numa situação dessas será consensual, mas na minha opinião, se o árbitro interrompe o jogo com a bola a rolar para fora da área, ela deve reposta em jogo através de um lançamento de baliza por parte do guarda-redes...
Mas é como lhe disse, é sempre complicado.
Um abraço.