segunda-feira, 3 de maio de 2010

VIOLAÇÕES DA ÁREA DE BALIZA - 3 - opinião

Provavelmente não haverá uma opinião única acerca da legalidade deste lance, como em muitos outros que acontecem.
Mesmo com recurso ao vídeo, mesmo após ver o vídeo vezes sem conta, não consigo ter uma opinião 100% convicta e com total certeza acerca da legalidade desta jogada.
Pessoalmente não vejo qualquer irregularidade. Os jogadores que entram no espaço aéreo da área de baliza fazem-no com contacto com a bola (nenhum "salta por saltar", só para enganar), e saem da área por forma a não atrapalhar o guarda-redes ou qualquer defensor.
Poder-se-á pensar na questão do jogo passivo. Afinal de contas, em várias ocasiões os jogadores têm a baliza à mercê e não atiram. Aí, já não serei tão contra, mas é preciso ver que também em nenhum momento há um "recuo" para a área de jogo. Todavia, admito ambas as opiniões.
Mas é como o Aníbal diz, nem apetece invalidar um golo destes... :) São estes momentos que levantam as pessoas das cadeiras!
Permitam-me só uma nota. Falou-se na "falta de respeito" que este golo pode representar... Sim, talvez possa ser visto assim. Ou não... Fazem-me muito mais confusão outros tipos de situações, principalmente em jogos de escalões de formação, onde a única preocupação deve ser FORMAR! Em jogos de seniores, no alto nível a que penso pertencer este jogo, não me surpreende tanto que estas situações ocorram...

2 comentários:

Jorge Almeida disse...

Sr. Eng.,

quando escrevi acerca deste lance no post anterior, não escrevi sobre falta de respeito, muito embora, da maneira que escrevi, possa ter dado essa impressão.

Acho é que este lance não é duma equipa campeã, excepto num fraco campeonato, pois foram dificultar o fácil, coisa que uma equipa campeã não faz.

Acho que nunca veremos um lance destes a ser executado por equipas como Kiel, Ciudad Real, Hamburgo, Barcelona. Estas equipas, vendo a baliza aberta, metem a bola lá dentro, e acabou! Não andam cá a passar a bola para o outro lado, para tornar a coisa mais artística. E são elas que ganham os troféus mais importantes.

Não vejo isto como campeonite. Acho que devem ser usados todos os meios tácticos e técnicos, individuais e colectivos, dentro das regras de jogo, para criar as melhores oportunidades de golo. Mas, logo que uma baliza fique aberta (ocasião de golo mais soberana que esta não existe), há que meter a bola lá dentro (nem que seja com a cabeça, como já vi Anja Andersen fazer, noutro dos golos que mais aprecio de ver).

Entendo que o apelo a que os miudos da formação se divirtam é no sentido de divertirem-se a construir as jogadas e a marcar golos.

Não nos podemos esquecer que o objectivo do jogo é marcar golos!

No entanto, continuo a dizer que é um dos golos mais espectaculares que já vi.

Carlos Capela disse...

Percebi isso como falta de respeito...
Mas compreendo perfeitamente o que me diz. Apesar de ser um golo verdadeiramente espectacular, que com toda a certeza valeu muitas horas de treino, concordo que há uma boa dose de sobranceria.
Adoro ver golos bonitos, como toda a gente, mas o que mais aprecio são as jogadas e os jogadores eficazes, aquelas situações em que mal a baliza fica aberta, a bolinha está lá dentro...